Selecione o dia...

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Vendas nos supermercados crescem 11,48% em outubro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103342.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os supermercados brasileiros registraram, em outubro, aumento de 11,48% nas vendas reais (descontada a inflação), comparado ao mesmo período do ano passado. Com relação a setembro, houve alta de 6,62%. Já no acumulado de janeiro a outubro, a elevação foi de 9,19%, resultado considerado o melhor entre os acumulados de 10 meses.

Pesquisador da UFF diz que solo de Santa Catarina está desmanchando

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103341.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Parte do solo do estado de Santa Catarina está desmanchando. A afirmação é do professor do Departamento de Análise Geoambiental da Universidade Federal Fluminense (UFF), Júlio César Wasserman. Em entrevista concedida ontem (27/11) à Rádio Nacional, o especialista esclareceu que o desabamento de terra ocorrido nas encostas de cidades do estado devido às fortes chuvas é um processo chamado solifluxão. Segundo ele, na maior parte das vezes o fenômeno acontece devido ao desmatamento das encostas. "Quando se tem ocupação de favelas ou residências com pouca estrutura nessa áreas, esse processo vai ocorrer", disse.

Coimma anuncia novo diretor para área de desenvolvimento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103338.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Balanças Coimma (Dracena, SP) acaba de fortalecer seu time corporativo com a contratação de Paulo César Dancieri Filho, 28 anos, para a função recém-criada de Diretor de Desenvolvimento. O profissional, que já foi membro do Ministério Público, optou por deixar a carreira pública este ano, e agora assume um grande desafio junto à Coimma, por acreditar na solidez e nas perspectivas promissoras da empresa.

Participação social é reconhecida como essencial na geração de conhecimento agroecológico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103336.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O reconhecimento da importância da participação ativa dos atores sociais na construção de conhecimento científico foi feito na tarde de ontem (26/11) durante o IX Seminário Internacional sobre Agroecologia e o X Seminário Estadual sobre Agroecologia, que acontecem no Auditório Dante Barone, da Assembléia Legislativa, em Porto Alegre.

Emater/RS-Ascar recebe prêmio Top de Marketing ADVB 2008

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103335.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Com o case Associação de Produtores de Vinho Terra da Longevidade, do município de Veranópolis, a Emater/RS-Ascar recebeu o prêmio Top de Marketing ADVB, categoria Agribusiness, ontem (26/11), em Porto Alegre. Participaram da solenidade de entrega do troféu o presidente da Emater/RS Mário Ribas do Nascimento, a diretora Técnica Águeda Mezomo, a produtora Dilvana Simonetto, proprietária da Terra da Longevidade, gerentes e técnicos da Instituição.

Dia de Campo na TV fala sobre oleaginosas para uso na agricultura familiar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103334.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Dia de Campo na TV mostra esta semana como a Embrapa tem atuado na capacitação de agricultores familiares na produção de sementes de oleaginosas para produção de biodiesel. A ação está sendo desenvolvida nas regiões Norte e Nordeste pelos Escritórios de Negócios da Embrapa Transferência de Tecnologia localizados em Campina Grande/PB, Petrolina/PE e em Manaus/AM.

Apicultores de Minas Gerais discutem desafios para expansão do setor

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103329.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] O estímulo ao consumo de mel e a capacitação de produtores são os principais objetivos do Seminário de Apicultura do Alto Paranaíba, em Minas, que será realizado pelo Sebrae/MG no município de Patrocínio de hoje (27/11) até amanhã (28/11). O encontro deve reunir cerca de 200 participantes, entre produtores rurais, estudantes e especialistas do setor.

Mestrado Profissional em Economia da UFPE abre inscrições

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103328.htm
[ ECONOMIA # CURSOS ] Estão abertas até o dia 3 de dezembro as inscrições para o Mestrado Profissional em Economia, Área de Investimento e Empresas, do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFPE (Pimes). O curso é avaliado como nível 5 (nível mais alto para mestrados profissionais) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

As disciplinas do curso são: Microeconomia; Macroeconomia; Estatística Aplicada a Finanças; Análise de Investimentos; Econometria Aplicada a Finanças; Derivativos Financeiros; Gerenciamento de Riscos; Tópicos em Finanças 1; Tópicos em Finanças 2. As aulas do curso de nivelamento ocorrerão em fevereiro de 2009, e o curso propriamente dito começa em março de 2009.

MAIS INFORMAÇÕES

Embrapa promove amanhã (28/11) oficina de Boas Práticas na Produção de Leite

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103327.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Amanhã, 28 de novembro, produtores, ordenhadores, assentados, estudantes e técnicos de várias instituições serão orientados sobre como melhorar a qualidade higiênica do leite. As técnicas fazem parte da Oficina de Boas Práticas na Produção de Leite, que será realizada pela Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju - SE) a partir das 8h30 na Fazenda Bela Vista, no município sergipano de Frei Paulo.

Pesquisador da Empaer recebe prêmio da Embrapa no projeto de melhoramento do feijão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103325.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O sistema de avaliação e premiação por resultados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) premiou com o diploma de reconhecimento o pesquisador da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Valter Martins de Almeida, pela participação no projeto de desenvolvimento de novas cultivares para o agronegócio do feijão. Martins trabalha com a cultura do feijão no Estado de Mato Grosso há mais de 20 anos.

Asbraer comemora 60 anos de extensão rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103324.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] As empresas que prestam assistência técnica e extensão rural no país estão comemorando 60 anos de serviços prestados ao homem do campo, no dia 6 de dezembro. Para comemorar, a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), inicia no dia 28 de novembro, a 2ª Semana Nacional da Extensão Rural e a 5ª Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária. O evento será realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), na Marina da Glória, no Rio de Janeiro.

Dedução de aluguel no Imposto de Renda é aprovada pela CCJ

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103322.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] As despesas com aluguel de imóvel residencial poderão ser deduzidas da declaração anual de ajuste do Imposto de Renda. Medida nesse sentido, aplicável apenas em benefício de pessoas físicas, foi aprovada ontem (26/11) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal. O projeto (PLS 317/08), de autoria do senador Expedito Júnior (PR-RO), recebeu emenda que estabelece um teto de R$ 15 mil anuais para as deduções com aluguel, restrito a um único imóvel residencial, ocupado pelo próprio contribuinte.

Vencendo resistências para produzir leite com mais qualidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103337.htm
[ ECONOMIA # ARTIGOS ] Apesar do grande potencial, a cadeia produtiva do leite, em Mato Grosso, caminha a passos lentos. Ainda hoje, o que se vê no setor é a forma mais primária de produção, o extrativismo, ou seja, o animal é criado no pasto, o produtor extrai o leite manualmente e entrega à indústria, que o transforma em produtos lácteos. No Estado, a produção de leite de 1,650 milhão litros por dia é responsável pelo sustento de mais de 35 mil famílias que têm a atividade como única fonte de renda, principalmente, nos assentamentos.

Feira no Rio mostra a diversidade rural brasileira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103320.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Depois de quatro edições sendo realizada em Brasília (DF), a Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária está sendo realizada no Rio de Janeiro. Esta quinta edição, que foi aberta ao público ontem (26/11), prevê a realização de negócios de R$ 40 milhões, envolvendo pequenos produtores rurais.

Taxas de juros do Banco do Brasil ficam mais baixas a partir de hoje (27/11)

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103319.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A partir de hoje (27/11), as taxas de juros de diversas linhas de crédito do Banco do Brasil estarão mais baixas. As taxas do crédito rotativo dos cartões Ourocard diminuirão de 4,23% para 3,79% ao mês. Nas compras parceladas, a redução é de 4,99% para 2,92% ao mês.

Prazo para reivindicar perdas com Plano Verão vai até o dia 31 de dezembro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103318.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os poupadores que se sentiram lesados pelo Plano Verão ainda podem recuperar as perdas, mas têm que se apressar, porque o prazo para obter a correção monetária termina em 31 de dezembro. O Plano Verão foi implantado em janeiro e fevereiro de 1989, e a restituição pleiteada pelos poupadores refere-se à remuneração que deveria ter sido paga pelos bancos.

Receita cria coordenação especial para cuidar de restituições de impostos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103317.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Uma das novidades da reestruturação da Receita Federal é a criação de uma coordenação especial para cuidar das restituições de impostos, informou o coordenador de Planejamento, Organização e Avaliação Institucional do órgão, Marcelo Araújo. Ele explicou o decreto publicado ontem (26/11), no Diário Oficial da União, que redefine cargos e funções na Receita.

Meirelles diz que tem armas para enfrentar a crise que outros países não têm

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103316.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, apresentou um quadro extremamente otimista para o Brasil enfrentar a crise financeira internacional, ao falar ontem (26/11) à noite na abertura do 14° Encontro Nacional de Jovens Empreendedores, no Centro de Convenções de Goiânia, afirmando que as armas que o Brasil tem para enfrentar essa crise "numa posição de maior serenidade e segurança do que no passado ou de que muitos outros países", são reservas internacionais elevadas, mercado de trabalho forte, emprego e massa salarial crescendo, entre outros fatores.

Cafeicultores mineiros terão linha de crédito para compensar chuvas de granizo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103315.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os cafeicultores de Minas Gerais que tiveram plantações atingidas por chuvas de granizo neste ano terão uma linha de crédito especial de R$ 90 milhões para compensar os prejuízos. Para acessar o crédito, pelo menos 10% da área plantada deve ter sido afetada pelas chuvas.

Cooperativas agrícolas têm limite de empréstimo ampliado para R$ 50 milhões

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103314.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Programa de Desenvolvimento Cooperativo para Agregação de Valor à Produção Agropecuária (Prodecoop) terá o limite de crédito ampliado de R$ 35 milhões para R$ 50 milhões. A decisão foi tomada ontem (26/11) pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e deve ampliar a oferta de crédito para o setor, que era um dos afetados pela escassez de crédito devido à crise financeira mundial.

Conselho Monetário amplia o financiamento de custeio da agricultura familiar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103313.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Conselho Monetário Nacional (CMN) definiu ontem (26//1) as novas normas para investimento coletivo do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Ficou estabelecido o limite de R$ 10 milhões por operação coletiva, sendo até R$ 18 mil por agricultor participante, com juros fixados em 4% ao ano.

Estado deve intervir para desenvolver agricultura familiar, diz assessor do MDA

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103308.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O governo precisa fortalecer a política regulação de abastecimento e de sustentação de preços ao agricultor. Essa deve ser a prioridade do governo brasileiro para a agricultura familiar, segundo o Assessor Internacional e de Promoção Comercial Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Laudenir Muller. Segundo ele, o Brasil já adota essa política com o leite e no início do próximo ano deverá fazer o mesmo com o feijão.

Mudanças climáticas podem reduzir economia do Nordeste em até 11% em 2050

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103307.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As mudanças climáticas terão efeito sobre a economia brasileira, especialmente a do Nordeste, de acordo com o estudo Migrações e Saúde: Cenários para o Nordeste Brasileiro - 2000/2050. O estudo foi elaborado para a Embaixada Britânica pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Pesquisa do IBGE mostra que rebanho bovino diminui 3 % no país e 5 % na Amazônia Legal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103306.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) 2007, divulgada ontem (26/11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que a quantidade de bois no país diminuiu 3%, entre 2006 e 2007. O número que era de aproximadamente de 205,886 milhões caiu para quase 200 milhões cabeças de gado. A redução é conseqüência, principalmente, da descapitalização dos produtores e do abatimento de matrizes.

Extração de madeira nativa em 2007 é a menor em sete anos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103305.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A produção nacional de madeira em tora foi de aproximadamente 121.520.350 metros cúbicos em 2007, sendo a maior parte (86,5%) proveniente de florestas cultivadas e o restante (13,5%) coletado em vegetações nativas (16.388.609 metros cúbicos). Esse é o menor número já registrado de extração de madeira nativa desde 2000.

WWF-Brasil entra em campanha global "de olho em Poznan"

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103302.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Campanha incentiva o upload de fotos dos olhos dos internautas. As fotos serão expostas na sede da próxima reunião da Conferência das Partes sobre o Clima, a se realizar em Poznan, Polônia, de 1º a 12 de dezembro.

Técnica que torna o cultivo de cogumelos comestíveis mais barato é tema de curso

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103301.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Os cogumelos são alimentos muito nutritivos - com quantidade de proteínas superior a da carne ? de 28 a 34% contra 14% da carne - e acima de alguns vegetais e frutas, ricos em vitaminas e carboidratos, e com baixo teor de gordura. A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 41 unidades de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) promove, no período de 16 a 20 de dezembro, o Curso sobre Cultivo de Cogumelos Comestíveis e Medicinais, a partir de uma tecnologia chinesa adaptada para o Brasil, denominada Jun-Cao. Essa tecnologia barateia a produção desses fungos, já que utiliza substratos de gramíneas, ao invés de troncos de árvore e serragem, usados nos meios de cultivo tradicionais.

Equilíbrio indesejável

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103295.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Cerca de 20% da cobertura original da Amazônia já foi destruída. O desmatamento de mais 30% causará mudanças irreversíveis no bioma, extinguindo a parte oriental da floresta, de acordo com um novo modelo desenvolvido no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Avaliando a Arborização Urbana

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28537.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Quinto e último volume da série "Arborização Urbana", este livro ensina o que fazer para conhecer o patrimônio arbóreo de uma cidade. Os autores apresentam técnicas de maximização dos benefícios da arborização - informações necessárias para a realização do planejamento ou replanejamento das árvores, auxiliares na definição das práticas de manejo e monitoramento mais adequadas.

Avaliação de Imóveis Rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28536.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Subsídios, idéias, exemplos práticos e ilustrações; tudo o que os iniciantes, estudiosos e mesmo os proprietários rurais precisam para conhecer e dominar os procedimentos técnicos usuais para Avaliação de Imóveis Rurais.

Pesquisar este blog