Selecione o dia...

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Priprioca, o cheiro do Pará que encantou o Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103542.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Planta que constitui o principal ingrediente dos encantados banhos de cheiro usados pelos paraenses nas festas de São João e nas comemorações de final de ano, a priprioca representa uma importante fonte de renda para famílias de produtores rurais e feirantes do estado do Pará, como os que trabalham no mercado do Ver-O-Peso, em Belém. Desde 2000, esse vegetal é alvo de estudos realizados pelo Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG), em parceria com outras instituições de pesquisa do Estado, e cujos resultados estão reunidos no livro Priprioca: um recurso aromático do Pará, lançado no último dia 11, no Espaço Cultural do Banco da Amazônia.

Ferroeste cria grupo para viabilizar licenciamento ambiental de novos ramais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103538.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Ferroeste (Estrada de Ferro Paraná Oeste S/A), única operadora ferroviária pública do país, que opera o trecho Cascavel-Guarapuava, constituiu um grupo de estudos intergovernamental para viabilizar o início da construção dos novos ramais da ferrovia paranaense já a partir de 2009. A primeira reunião coletiva para definir as estratégias que vão nortear a execução dos projetos técnicos, ambientais e de engenharia aconteceu no último dia 12, entre a Ferroeste, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Mineropar, Conselho do Litoral (Colite), e Agenda 21 da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná (Sema).

Paraná se destaca como maior produtor nacional de perus

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103533.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O segmento de carnes e produtos industrializados como peru, frango, e chester, vem se consolidando no Brasil colocando o país na condição de terceiro produtor e exportador mundial, sendo que o Paraná se destaca como o maior produtor. A avicultura paranaense deve colocar nas prateleiras dos supermercados brasileiros cerca de 11,6 mil toneladas de aves especiais como peru, chester, frango e outras, para atender a demanda criada pelas festas de final-de-ano. O volume de produção e oferta deve ficar entre 8% e 10% acima dos números de igual período do ano passado.

MDA pretende formar 5 mil extensionistas rurais em Manejo Ecológico de Solos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103532.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Para o próximo ano, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) pretende formar 5 mil extensionistas rurais em Manejo Ecológico de Solos em todo o País. A idéia é preparar, inicialmente, 500 profissionais para multiplicar o conhecimento a outros técnicos nos estados. A ação é coordenada pela área de Formação do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural da Secretaria da Agricultura Familiar (Dater/SAF/MDA).

Brasil tentará conseguir fim da dupla cobrança de tarifas na Cúpula de Chefes do Mercosul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103531.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Às vésperas de realização da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, o governo brasileiro concentra esforços para tentar cumprir sua promessa e concluir, durante a presidência pro tempore do Brasil, uma das mais complicadas negociações rumo à desejada união aduaneira: o fim da dupla cobrança da Tarifa Externa Comum (TEC). Se tudo correr como previsto, a eliminação da dupla cobrança, prevista no tratado de criação do Mercosul, será anunciada nos próximos dias e deve começar a ser implementada em janeiro de 2009. O prazo foi estipulado pelo Conselho do Mercado Comum, em 2004.

Soja: hora de controlar as pragas que atacam as lavouras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103530.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A cultura da soja está sujeita ao ataque de pragas desde a emergência da plântula até a colheita. De acordo com o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS), Crébio José Ávila, as pragas podem existir desde o momento em que o produtor faz a dessecação (aplicação de herbicidas), como é o caso, por exemplo, das lagartas. "Se a presença da praga for notada, existem duas opções: dessecar e esperar no mínimo 20 dias para semear ou, se não puder esperar, usar inseticida junto ao herbicida", diz.

Petrobras oferece 21 mil vagas em cursos profissionalizantes em 12 estados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103529.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) da Petrobras está oferecendo cerca de 21 mil vagas para 61 cursos profissionalizantes em 12 estados, no quarto ciclo de qualificação profissional do programa.

Livro símbolo do país

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103509.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] O pau-brasil (Caesalpinia echinata), árvore símbolo do país com suas flores amarelas e sua madeira avermelhada, ganhou uma publicação especial com resultados de dezenas de estudos sobre a espécie realizados nas últimas décadas, com destaque para os trabalhos científicos desenvolvidos no âmbito de um projeto temático apoiado pela Fapesp.

Preço do sal mineral cai após 12 meses de alta

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103528.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Após 12 meses de alta, o preço do sal mineral, item que mais pesa no custo de produção da pecuária, apresentou queda de 0,39% em outubro na média nacional. Este recuo se deve principalmente à redução da demanda por insumos para a produção de alimentos, decorrente da crise financeira mundial.

Cultivo Orgânico de Tomate

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28573.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Este livro traz, de forma prática e simples, todas as fases da implantação do cultivo orgânico do tomate, com o preparo e manejo do solo, certificação, adubação orgânica, combate alternativo aos insetos-pragas e patógenos. Formula perguntas e suas respostas para ajudar os agricultores a entender o processo orgânico. Há ainda muitas receitas e recomendações de compostos orgânicos, biofertilizantes e defensivos alternativos e naturais.

Butique de Carnes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27951.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos "Butique de Carnes - Como Montar e Operar", constituído de filme técnico e um completo manual, apresenta informações fundamentais para a implantação e operacionalização de um estabelecimento comercial equipado para processar e comercializar carnes numa concepção moderna.

Pesquisar este blog