Selecione o dia...

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Conab avalia que produção de álcool e de açúcar será a maior da história do país

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100729.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Brasil fará neste ano a maior colheita de cana-de-açúcar de sua história. De acordo com levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com base em dados de unidades de produção de todos os estados onde a atividade é desenvolvida, a colheita deste ano deverá variar entre 607,8 milhões e 631,5 milhões de toneladas, ficando entre 8,8% e 13,1% acima da do ano passado, que foi de 558,5 milhões de toneladas.

Programa paulista vai financiar 6 mil tratores a custo zero

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100730.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] São Paulo vai incentivar a compra de seis mil tratores com taxa de juro zero aos produtores paulistas por meio do Programa Agricultura Moderna, criado pelo governo paulista para impulsionar a safra 2008/2009. O subsídio do juro, inédito no Brasil, integra um pacote de ações voltadas ao setor anunciadas pelo governador José Serra ontem, 29, em Ribeirão Preto, durante a 15ª edição da Agrishow ? Feira Internacional de Agricultura.

Produtor pode fazer diagnóstico de doenças em plantas pelo computador

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100726.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Com o desenvolvimento da tecnologia de informação o produtor rural tem à disposição uma série de ferramentas para facilitar as tarefas de campo. Até o diagnóstico de doenças em plantas pode ser realizado pelo computador. Um programa desenvolvido pela Embrapa Informática Agropecuária, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), ajuda o produtor a diagnosticar doenças em várias culturas via internet.

CTNBio aprova 31 pedidos de pesquisa com organismos geneticamente modificados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100724.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Foram aprovadas no dia 17 de abril, na terceira reunião deste ano da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), 31 solicitações para pesquisas. Do total, 17 são pedidos de estudos nas áreas vegetal e ambiental e outros 14 para projetos em saúde humana e animal.

Pesebem: Confinamento Malibu deve fechar parceria com a Famasul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100732.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Em visita técnica as instalações do confinamento Malibu, em Campo Grande (MS), o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Ademar Silva Junior, apresentou o programa Pesebem aos gerentes da empresa. As ampliações do Programa, como a medição de carcaça, agradaram os representantes que se comprometeram a discutir o assunto numa próxima reunião, sem data definida. ?Sabemos da importância do confinamento do gado para o pecuarista e também queremos expandir os serviços do programa Pesebem?, comentou o presidente da Famasul.

China quer alugar terras para lavoura em outros países

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100731.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O governo da China estuda a possibilidade de adotar uma série de políticas para encorajar suas empresas a alugar terras cultiváveis em outros países. Segundo informações do jornal Beijing Morning, autoridades do Ministério da Agricultura chinês afirmaram que o governo está procurando criar novas políticas para encorajar o arrendamento ou mesmo a compra de terras cultiváveis na América Latina, na Austrália, na Rússia e nas repúblicas da antiga União Soviética.

Campo Grande e Dourados terão Seminário sobre Direito Rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100722.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O conjunto de leis específicas para o exercício da atividade rural e as interpretações das mesmas pelo Superior Tribunal de Justiça, serão apresentadas durante o seminário, ?A Legislação rural e as interpretações do STJ?, que acontece nos dias 31 de maio, em Campo Grande (MS) e 07 de junho, em Dourados (MS).

Parlamento do Mercosul condena a associação entre biocombustíveis e crise alimentar no mundo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100720.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Parlamento do Mercosul deverá aprovar, em sua próxima reunião, uma declaração rejeitando a tese de que a produção de biocombustíveis na região do bloco está levando a uma queda na oferta e a um aumento no preço dos alimentos no mundo. A moção foi proposta, no último dia 28, pelo novo presidente da representação brasileira, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), na sessão de abertura da 9ª reunião plenária do parlamento, que terminou ontem (29/4), em Montevidéu, Uruguai.

Criadores lutam por preservação do gado Lageano

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100713.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Frente Parlamentar da Agropecuária está apoiando a Associação Brasileira dos Criadores de Bovino da Raça Crioula Lageano (ABCCL) no processo que solicita a oficialização do registro da raça junto ao Ministério da Agricultura. A obtenção do registro permitirá aos criadores preservar as características genéticas da raça, que está na lista de extinção da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Curso Básico de Panificação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28120.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Aborda: equipamentos indispensáveis à panificação; ingredientes e suas características; etapas da panificação; elaboração de dez produtos básicos; e defeitos: causas e soluções.

Curso Básico de Confeitaria

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28119.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A Confeitaria mistura técnica, arte e criatividade na elaboração dos inúmeros produtos possíveis de serem obtidos. A arte e a criatividade cada um irá desenvolver ao longo do tempo, observando, praticando e tirando as suas próprias conclusões. E a base para que isso aconteça é, sem dúvida, uma boa dose de conhecimentos técnicos. E é exatamente para suprir a uma grande carência de conhecimentos técnicos relacionados à Confeitaria, em geral, que este curso foi produzido.

Cultivo e uso de plantas medicinais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27670.htm
[ TECNOLOGIA # DVDS ] As plantas medicinais da Amazônia são usadas há séculos pelos povos da floresta e, além de ter, nas tradições populares, a comprovação da sua eficácia, essa é agora atestada e repassada, à população, pela Unidade da Embrapa situada em Belém. O cultivo racional, ou organizado, das plantas medicinais da Amazônia é o primeiro e o mais importante passo no processo de obtenção de medicamentos.

Aproveitamento de resíduos do processamento de minicenouras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27669.htm
[ TECNOLOGIA # DVDS ] A produção das minicenouras processadas da Embrapa Hortaliças gera 30% de resíduos em forma de raspas. Algumas agroindústrias de processamento mínimo têm utilizado esses resíduos na produção de compostos orgânicos, que são posteriormente utilizados como adubo. Entretanto, essas raspas de cenoura podem ser utilizadas na alimentação humana, na forma de farinha ou de polpa, as quais podem ser usadas na produção de pães, de macarrão, de doces, de musses e de bolinhos.

Pesquisar este blog