Selecione o dia...

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Conab faz nova projeção recorde para safra de grãos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218556.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A colheita de grãos na safra 2010/2011, que se encerrou no dia 30 de junho, deve se consolidar em 162 milhões de toneladas. O levantamento - décimo feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para o ciclo - é o maior já registrado no país. O volume supera em 8,6%, ou 12,8 milhões de toneladas, o recorde anterior (da safra passada), quando foram colhidas 149,2 milhões de toneladas.

Nova era para a pesquisa biológica no país

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218555.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Pesquisa financiada pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FapDF), por meio do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex), resulta em feito inédito para o País: o sequenciamento, em tempo recorde, de genomas de bactérias que podem contribuir para a produção do bioetanol de segunda geração.

Compromisso contra escravidão aguarda ações de governantes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218549.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Durante a campanha eleitoral de 2010, 29 candidatos a cargos majoritários (Presidência da República e governos estaduais) assinaram a Carta-Compromisso contra o Trabalho Escravo, que estabelece diretrizes e obrigações relacionadas ao combate a esse tipo de crime. Firmaram o documento a presidente Dilma Rousseff (PT) e outros 12 chefes do Executivo estadual que venceram o pleito. Passados mais de seis meses das cerimônias de posse, a Repórter Brasil assumiu a tarefa de checar o grau de cumprimento das promessas assumidas na época em que os concorrentes ainda estavam disputando os votos de eleitores.

Paraná: geadas causam quebra de 35% na safra de milho e de 9% na de trigo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218548.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As fortes quedas de temperatura que provocaram geadas no Paraná entre os dias 27 e 28 de junho de 2011 atingiram as lavouras de milho, da segunda safra, e trigo, principalmente nas regiões Oeste e Norte do Estado, onde se concentram essas culturas nesta época do ano. Conforme levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab) divulgado ontem (06/07/11) a produção de milho da segunda safra teve uma quebra de 35% e as lavouras de trigo perderam 9% da produção esperada para 2011.

Métodos de implantação de sistemas silvipastoris é tema do Prosa Rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218554.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Embrapa vem pesquisando e desenvolvendo, em parceria com outras instituições de pesquisa e extensão rural e produtores rurais, diferentes formas para a introdução do componente florestal em pastagens, o chamado sistema silvipastoril. Este sistema de produção, além de garantir condições ambientais mais propícias para as pastagens e criação de bovinos, garante ao produtor rural suprimento de madeira, para uso próprio ou para a comercialização, sem que tenha que deixar a pecuária.

Audiência ressalta falta de dados sobre terras compradas por estrangeiros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218550.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A falta de dados confiáveis sobre as propriedades rurais adquiridas com capital externo foi evidenciada ontem (06/07/11) durante reunião da subcomissão da Câmara dos Deputados que analisa a compra de áreas rurais e sua utilização por estrangeiros. O advogado da União Fernando Luiz Albuquerque Faria, que participou da audiência, disse que a carência de informações é um entrave na compreensão do tema e chegou a sugerir um recadastramento das propriedades.

Contrato negociado pela Valec esboça novo modelo de exploração ferroviária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218547.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Um novo modelo de exploração ferroviária começa a ser desenhado na malha em construção pela estatal Valec, antes mesmo da aprovação do novo marco regulatório de ferrovias pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A empresa negociou com a Bahia Mineração (Bamin) um contrato de uso da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) para o transporte de 20 milhões de toneladas de minério da usina de Caetité (BA) até o Porto de Ilhéus. Um segundo contrato, em fase de negociação com a Santa Fé Mineradora na mesma região, pode resultar no escoamento inicial de mais 5 milhões de toneladas/ano.

VIII Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais recebe trabalhos até 15/07

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218553.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Interessados em apresentar trabalhos ao VIII Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais (CBSAF) têm até o dia 15 de julho de 2011 para enviar seus resumos ao comitê científico do evento. Se aprovado na avaliação prévia, o participante poderá remeter seu trabalho até o dia 15 de setembro. Também será possível apresentar propostas de sessões temáticas completas com até quatro trabalhos.

Agricultores de Minas inauguram central de beneficiamento de frutos do Cerrado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218552.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A iniciativa recebeu investimento social da Fundação Banco do Brasil (FBB) e visa solucionar dificuldades na geração de trabalho e renda apontadas pelos próprios agricultores: melhor aproveitamento da matéria prima, falta de ferramentas adequadas para o extrativismo e capacitação de mão de obra, fatores que impedem o manuseio e a comercialização dos produtos. O Centro Comunitário de Beneficiamento, Comercialização e Industrialização de Frutos do Cerrado e Regionais, será inaugurado amanhã (08/07/11), a partir das 16h, no município de Chapada Gaúcha, no Vale do Urucuia, norte de Minas Gerais.

Código Florestal: agricultura sustentável é a saída, dizem cientistas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218551.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Ao mesmo tempo em que precisa ajudar o Brasil a atender à demanda mundial por alimentos, que deve dobrar até 2050, a reforma do Código Florestal - PLC 30/11 - deve abrir caminho para um novo modelo de desenvolvimento, baseado na sustentabilidade. Esta foi a principal conclusão de representantes do meio acadêmico em audiência pública realizada ontem (06/07/11) pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado Federal.

Pesquisar este blog