Selecione o dia...

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Aplicação obrigatória em irrigação até 2018 pode ser votada no dia 7

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102487.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Plenário do Senado Federal poderá votar, na sessão do dia 7 de outubro, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 48/03, de autoria do falecido senador Antonio Carlos Magalhães, que prorroga a aplicação obrigatória de recursos destinados à irrigação. A votação vai se realizar com base nos textos dos pareceres 1.199/2003 e 15/2007, da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde a matéria foi votada pela primeira vez, com modificações, em agosto de 2003.

Crise internacional não mudará atuação da Apex

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102488.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) não vai mudar sua forma de atuação - voltada para a diversificação de mercados e a ampliação das vendas ao exterior ? em função da crise financeira nos Estados Unidos, que deve reduzir a demanda por produtos de outros países. A afirmação foi feita pelo presidente da Apex-Brasil, Alessandro Teixeira, em entrevista à Agência Brasil. Segundo ele, a crise já era prevista desde o ano passado e há outros mercados nos quais o Brasil pode atuar.

Ministro anuncia que Brasil terá entre 60 e 70 institutos de ciência e tecnologia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102486.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Cerca de 300 propostas para criação de uma rede de institutos nacionais de ciência e tecnologia estão sendo esperadas pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende. O prazo de apresentação das propostas terminou no último dia 19, informou o ministro, durante solenidade de instalação do primeiro seqüênciador brasileiro de genoma de alto desempenho, no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), em Petrópolis, no Rio de Janeiro.

Embrapa e Petrobras colocam no mercado em 2009 fertilizante feito à base de água do xisto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102452.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Embrapa está prestes a obter um fertilizante com tecnologia genuinamente brasileira capaz de ser uma alternativa a produtos fabricados por gigantes multinacionais. Experimentos desenvolvidos na Embrapa Clima Temperado, em Pelotas (RS), com apoio da Petrobras, por meio do programa Xisto Agrícola, já comprovaram ganhos de até 15% na produtividade de culturas como arroz, milho e hortaliças a partir do uso de fertilizantes feitos à base de água extraída do xisto (rocha sedimentar formada há 250 milhões de anos e usada para produção de óleo e gás).

Dia de Campo na TV apresenta novo site no Ciência para a Vida 2008

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102501.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A partir de agora, internautas e telespectadores que quiserem rever ou conhecer os conteúdos das reportagens apresentadas no programa Dia de Campo na TV vão poder fazer isso com muito mais facilidade ? bastando apenas alguns cliques no mouse do computador. No dia 23 de setembro, durante a solenidade de abertura da VI Exposição de Tecnologia Agropecuária ? Ciência para a Vida, será apresentado o novo site do programa, totalmente atualizado, com muito mais informações e recursos para oferecer ao público ? do pesquisador ao agricultor familiar, do estudante à dona-de-casa.

Brasil será sede do simpósio internacional sobre monitoramento de florestas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102500.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Grupo de Observação da Terra (GEO) promovem no Brasil o GEO Forest Monitoring Symposium. No simpósio internacional sobre monitoramento florestal, especialistas e gestores vão discutir tecnologias de sensoriamento remoto e a importância de satélites e radares na formulação de políticas para gestão e conservação das florestas.

Atraso em pesquisas e descuido dos produtores causaram avanço do greening

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102499.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O mercado de laranja conseguiu certa recuperação com a alta do dólar na última semana. Notícia que daria muitos motivos para os citricultores brasileiros comemorarem se a cotação da moeda americana fosse a única preocupação do setor. No Brasil, a maior ameaça não está no mercado financeiro, mas nos próprios pomares.

Mostra da Embrapa traz a ciência do campo para a população urbana

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102498.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A sexta edição da exposição Ciência para Vida, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), deve receber 70 mil visitantes até o dia 28 deste mês. O evento, que começou no último dia 20, quer aproximar a população dos centros urbanos da ciência que é produzida no campo.

União Européia decide diminuir o uso de biocombustíveis tradicionais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102490.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A decisão da União Européia de diminuir o uso de biocombustíveis tradicionais pode preocupar países como o Brasil. A UE avalia as novas tecnologias, que podem ser mais lucrativas do que as de primeira geração. Num esforço para manter aceso o combate às mudanças climáticas e apaziguar ativistas ambientais que acusam a União Européia (UE) de hipocrisia, uma comissão de legisladores da UE aprovou, na semana passada, a diminuição de sua meta de uso dos tradicionais biocombustíveis a partir de vegetais na gasolina e no diesel.

Para FAO, Brasil é modelo de recuperação de áreas degradadas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102489.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Algumas práticas adotadas na agropecuária brasileira foram consideradas um exemplo de estratégia de pecuária associada ao desenvolvimento sustentável e recomendadas pela Comissão de Desenvolvimento da Pecuária para a América Latina e o Caribe (Codegalac), da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), capítulo Cone Sul, durante a sua 10ª reunião.

Uso da fécula de mandioca tem apoio da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102454.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Senado Federal acaba de aprovar um projeto de lei que incentiva a cadeia produtiva da mandioca no país, obrigando prefeituras e governos estaduais e federal a exigirem dos seus fornecedores de biscoitos, pães e massas que a farinha de trigo receba mistura de algum derivado de mandioca (farinha refinada, farinha de raspa e fécula/amido). Desde 2001, quando foi apresentado pelo deputado federal Aldo Rebelo, o projeto teve o apoio da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas - BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Segurança Alimentar em Padarias

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28406.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Quando pensamos em oferecer alimentos de boa qualidade, temos de levar em conta as técnicas de segurança alimentar e as boas práticas de fabricação dos alimentos. Neste curso constituído de filmes, em DVD, e manual interativos, estão as principais informações a respeito deste assunto, voltadas para manipuladores, gerentes e proprietários de padarias e confeitarias. São abordados os seguintes assuntos: informações referentes à contaminação dos alimentos; setores de uma panificadora; saúde dos manipuladores e higienização; segurança alimentar; setor de recebimento da mercadoria; setor de armazenamento; setor de produção (Área de panificação, de confeitaria e de salgados/sanduíches); e, setor de exposição dos produtos.

Segurança Alimentar - Treinamento de Gerentes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28405.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O gerente de um estabelecimento que lida com alimentos exerce uma função de grande responsabilidade, pois, boa parte da qualidade dos alimentos depende das medidas implementadas por ele, dentro e fora do estabelecimento que representa. O curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos "Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Gerentes", aborda os seguintes assuntos: manipulação dos alimentos; recrutamento e seleção de pessoal; qualidade da matéria-prima; armazenamento dos alimentos; cálculo do volume de compra de matéria-prima; gerenciamento das operações; e, treinamento de manipuladores, saúde dos funcionários, calibração de equipamentos, limpeza de reservatórios de água, e controle integrado de pragas.

Pesquisar este blog