Selecione o dia...

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Safra de grãos deste ano deve superar a anterior em 9,2% estima IBGE

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215160.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A safra brasileira de cereais, leguminosas e oleaginosas deve chegar a 146,4 milhões de toneladas em 2010, resultado recorde na série histórica da produção nacional, informou ontem (0508/10) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com a sétima estimativa do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), a safra deve ser 9,2% maior do que a obtida em 2009 (134,0 milhões de toneladas). A projeção supera em 0,3% a do levantamento anterior, divulgado em junho (145,9 milhões de toneladas).

Mão de obra escassa e curto tempo de colheita prejudicam qualidade do café

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215161.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A perspectiva é de "safra cheia" para 2010 em todo o país para os produtores de café. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para julho, divulgados ontem (05/08/10), a produção estimada no auge da safra 2010 é de 2.753.091 toneladas, ou 45,8 milhões de sacas de 60 quilos em grãos beneficiados. A produção deve crescer 13,2% em relação a 2009, quando o número de sacas produzidas foi de 40,5 milhões.

ONGs lançam programa de estímulo à criação de reservas corporativas no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215157.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Instituto Ecofuturo, criado no Brasil em 1999, está lançando, em parceria com a organização não governamental internacional The Nature Conservancy (TNC), o Programa de Incentivo à Criação de Reservas Corporativas. A iniciativa visa a estimular as empresas brasileiras a criarem áreas protegidas em terras privadas, dentro do conceito das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), reconhecidas pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc). Com isso, as empresas assumem o compromisso de conservar a natureza, garantindo sua proteção.

Embrapa Informática Agropecuária leva tecnologias a agricultores familiares

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215133.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A Embrapa Informática Agropecuária (Campinas/SP), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), demonstra várias tecnologias na Feira da Agricultura Familiar e do Trabalho Rural - Agrifam 2010. O evento ocorre de 13 a 15 de agosto de 2010, em Agudos, no interior do estado de São Paulo.

Programa Dia de Campo na TV aborda as Boas Práticas Agrícolas aplicadas à produção do café

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215171.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] As técnicas e práticas agrícolas que devem ser aplicadas na produção do café para a obtenção de um produto final de melhor qualidade e sanidade são o tema do programa do Dia de Campo na TV, produzido pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF). Ele vai ao ar hoje, dia 6 de agosto de 2010, pelo Canal Rural (Net/Sky e internet) a partir das nove e meia da manhã, com reprise às três da tarde. No dia 8 de agosto (domingo), o programa será novamente transmitido às oito horas da manhã pela TV NBR (canal do Governo Federal, que é captada por cabo, antena parabólica e internet).

Produtos orgânicos brasileiros recuperam mercado no exterior

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215162.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O ano de 2011 promete marcar uma fase de recuperação das exportações de orgânicos brasileiros. As 74 empresas que integram o projeto Organics Brasil devem faturar aproximadamente US$ 43 milhões com o mercado externo até dezembro, ou seja, repetir o faturamento registrado em 2009. O grupo fechou o primeiro semestre de 2010 com US$ 12 milhões em negócios fora do país.

Exportadores já podem pedir devolução dos créditos de IPI e de PIS/Cofins

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215159.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Desde o dia 4 de agosto de 2010, os exportadores podem pedir a devolução acelerada de até 50% dos créditos de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e de PIS/Cofins, afirmou o coordenador de Tributos sobre a Produção e Comércio Exterior da Receita Federal, João Hamilton Rech.

União Brasileira de Avicultura contesta metodologia de fiscalização do MAPA

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215158.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A União Brasileira de Avicultura (Ubabef) divulgou nota no dia 4 de agosto de 2010 defendendo três de suas empresas associadas que foram colocadas no regime especial de fiscalização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) por conter quantidade de água além do permitido por lei em seus produtos congelados. Segundo a entidade, "a decisão foi tomada tendo por base uma metodologia não validada e que já está sendo objeto de discussão do setor avícola com o ministério".

Ministro propõe políticas integradas para desenvolvimento rural sustentável

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215151.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A importância de uma agricultura social, econômica e ambientalmente sustentável para um novo ciclo de desenvolvimento foi o tema debatido no dia 4 de agosto de 2010 no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES). A necessidade de políticas integradas foi um consenso entre o participantes.

Ciência e tecnologia são aliados para combater a bioinvasão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215134.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Utilizada por navios para dar estabilidade durante viagens, a água de lastro pode se tornar vilã de ecossistemas marinhos. Assim que as embarcações chegam ao porto, essa água é despejada no local e pode disseminar espécies potencialmente perigosas. Em alguns casos, esses seres vivos alteram o equilíbrio ecológico do País.

Pesquisar este blog