Selecione o dia...

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Pesquisadores da UnB concluem que o cerrado tem mais de 12 mil espécies

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100469.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Um estudo de mais de 20 anos, liderado por pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), vem revelando a cada dia mais informações sobre o cerrado, a segunda maior biodiversidade brasileira. Desta vez, os cientistas chegaram a um número inédito sobre a quantidade de plantas: são pelo menos 12 mil, quantidade catalogada por um grupo que inclui docentes da UnB, da Embrapa e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Relatório das Nações Unidas defende pagamento por serviços ambientais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100471.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O crescimento da demanda por alimentos e biocombustíveis irá pressionar cada vez mais a agricultura e o pagamento dos serviços ambientais do setor poderá ser a garantia de práticas sustentáveis. A alternativa é apontada pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) no relatório O Estado Mundial da Agricultura e Alimentação 2007, divulgado no último dia 2.

Laboratório de Análise da Qualidade do Leite da UFMG recebe verba para dobrar capacidade de atendimento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100466.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Considerado referência no Brasil, o Laboratório de Análise da Qualidade do Leite (LabUFMG) da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) recebeu do Governo Federal R$ 1,675 milhão para dobrar sua capacidade de atendimento a toda demanda do Estado. A informação foi dada por três professores da universidade, presentes em reunião no último dia 2 da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembléia Legislativa de Minas Gerais.

Simpósio discute normas dos centros depositários de material genético

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100463.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A Biotecnologia ? utilização de plantas e animais na produção de novas tecnologias ? é uma das áreas com maior potencial de crescimento nos próximos anos. Ela é a base, por exemplo, para a fabricação de vacinas, a produção de iogurtes, queijos e vinhos, o desenvolvimento de espécies resistentes a pragas e até mesmo a criação de combustíveis menos poluentes e mais baratos a partir de vegetais como o girassol e o milho.

Workshop de analistas de resíduos de agrotóxicos do Estado recebe inscrições

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100483.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O Instituto de Toxicologia da PUCRS, a Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde e o Grupo Técnico de Analistas de Resíduos de Agrotóxicos do Rio Grande do Sul recebem inscrições para o 5º Workshop de analistas de resíduos de agrotóxicos do Estado, que acontece de nos dias 5 e 6 de junho no Campus Central da PUCRS, em Porto Alegre. O evento é direcionado para químicos, farmacêuticos, biólogos, agrônomos, profissionais e estudantes.

Café orgânico , aos poucos, vai para a mesa do brasileiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100476.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A cada ano, o tradicional cafezinho recebe novas versões, agora, pensando em qualidade de vida e meio ambiente, toma forma o café orgânico. Em Mato Grosso do Sul, o agricultor Olácio Komori e sua família, desde 1965, produz café de forma convencional em Glória de Dourados. Por volta do final da década de 90, devido a desequilíbrios ambientais, pragas e doenças, desgaste do potencial produtivo do solo e estiagem, os custos tornaram o manejo convencional insustentável.

Unemat firma acordo para desenvolvimento de pesquisas na Fazenda Descalvados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100475.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O acordo de cooperação técnica, científica e educacional entre Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Fazenda Descalvados foi assinado no último dia 3, na sede administrativa da Unemat. Assinaram o acordo o Reitor da Unemat, Taisir karim, e o proprietário da Fazenda, Luiz Antônio Lacerda.

Dia de Campo na TV mostra que o fubá de milho tem novas aplicações na indústria

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100472.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O tema principal do Dia de Campo na TV desta semana gira em torno dos "Novos produtos industrializados de fubá de milho". O programa vai ao ar hoje (4) pelo Canal Rural (NET/SKY e internet), à partir das 9h e é reapresentado no dia 6 às 8h, pelo Canal NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo, parabólica ou internet).

Câmara instala comissão para definir novas normas de rastreabilidade do rebanho bovino

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100470.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Foi instalada, no último dia 2, uma subcomissão especial da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara Federal para definir novas normas de rastreabilidade do rebanho bovino. O objetivo é dar uma resposta, dentro de 45 dias, às imposições da União Européia, que impôs restrições aos exportadores de carne brasileiros. O deputado Abelardo Lupion (DEM-PR) foi eleito relator da subcomissão especial, que é presidida pelo deputado Moreira Mendes (PPS-RO).

Pesquisa investiga emissão de dióxido de carbono em lavouras de milho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100464.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Entender e quantificar a contribuição da cultura do milho na emissão de CO2, o dióxido de carbono, um dos gases que mais contribui para o efeito estufa. Em poucas palavras, este pode ser considerado o principal objetivo de trabalho que vem sendo desenvolvido na Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas - MG) por dois estudantes de doutorado da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Criação de Caprinos de Corte

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28069.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A carne de caprinos possui grande demanda por ser saudável, com baixo teor de gordura, com sabor diferenciado e de baixo custo. Este curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos ensina como criar caprinos de forma rentável, abordando os seguintes assuntos: características dos caprinos de corte; sistemas de produção; categorias animais; ciclo de produção; estruturação da propriedade; raças e cruzamentos; manejo na reprodução, cria, recria e engorda; e, comercialização.

Criação de Capivara

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28068.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A busca de atividades alternativas e de rentabilidade tem levado muitos fazendeiros a se iniciarem na criação de capivara. A grande vantagem deste animal é sua rusticidade e facilidade de manejo. A demanda por sua carne é muito boa e os preços compensadores; o comércio de couro começa a se intensificar com a difusão do produto. Este curso, constituído de filmes, em DVD, e manual interativo apresenta a tecnologia de criação em regimes intensivo e semi-intensivo, desenvolvida por pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da Universidade de São Paulo (USP), ao longo de doze anos de pesquisas.

Agroindústria Familiar: Água Coco Verde Refrigerada

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27618.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A água de coco vem ganhando popularidade mundial, especialmente por ser um saudável alimento repositor de sais. Tecnologias de processamento e de conservação de alimentos aplicadas à produção de água de coco permitem maior aproveitamento, aumento da vida-de-prateleira, grande possibilidade de comercialização do fruto, menor participação de intermediários e geração de empregos em novo segmento industrial.

O Cultivo da Bananeira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27617.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Este livro reflete vários anos de conhecimentos acumulados e de resultados de pesquisa dos autores. As técnicas de manejo da cultura já estão inseridas no contexto das diretrizes da produção integrada, levando à obtenção de frutos de qualidade superior e uma maior lucratividade dos produtores, proporcionando assim uma melhor qualidade de vida para todos, produtores e consumidores. As informações contidas nesta obra serão úteis para todos aqueles envolvidos com o agronegócio da banana.

Pesquisar este blog