Selecione o dia...

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Ceitec/MCT lança primeiro chip nacional para rastreabilidade de rebanho bovino

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102532.htm
[ TECNOLOGIA # SOFTWARES ] O Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec - MCT) apresentou ontem (23/9) o primeiro chip nacional para rastreabilidade bovina totalmente desenvolvido pela empresa e que significa um importante passo para a economia do País. O Brasil tem hoje o maior rebanho bovino do mundo, e a adesão ao sistema de rastreabilidade é uma importante vantagem competitiva para aumentar as exportações.

MAPA cria rede para capacitar laboratórios para análise de resíduos e contaminantes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102546.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) publicou na edição de ontem (24/9) do Diário Oficial da União, a portaria que cria a Rede de Laboratórios de Resíduos e Contaminantes em produtos de origem animal e vegetal destinados ao consumo direto e indireto.

Lançado o site internacional sobre condições climáticas para viticultura de vinho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102533.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Foi lançado, no último dia 23, o Site do Sistema de Classificação Climática Multicritérios (CCM) Geovitícola, software desenvolvido pela Embrapa Uva e Vinho para caracterizar o clima vitícola das regiões produtoras de vinho no mundo. O lançamento aconteceu durante o XII Congresso Brasileiro de Viticultura e Enologia, que terminou ontem (24/9), no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS).

Relatório rastreia cinco culturas que podem gerar combustível

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102529.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Desmatamento na Amazônia e no Cerrado, contaminação por agrotóxicos, ameaça à soberania alimentar de pequenos agricultores e concentração da renda e da terra são alguns dos impactos da expansão de cultivos que podem ser utilizados como fonte de energia no país. O Centro de Monitoramento de Agrocombustíveis (CMA) da Repórter Brasil lançou, no último dia 22, o relatório O Brasil dos Agrocombustíveis - Palmáceas, Algodão, Milho e Pinhão-Manso - 2008 (em PDF), que examina os projetos dessas culturas já em funcionamento ou em fase de instalação.

Secador solar para produtos agroflorestais: economia e qualidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102565.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Uma estufa construída com madeira, metal, vidro e plástico. Na parte superior, uma chaminé para saída do ar quente e úmido. Na porção inferior, uma abertura para controle da entrada de ar no fluxo. No interior, três câmaras demarcam os espaços de aquecimento, secagem e desumidificação. Assim é o secador solar para produtos agroflorestais desenvolvido pela Embrapa Amazônia Oriental (Belém/PA), em parceria com a instituição francesa Escola Nacional de Engenharia Rural, Águas e Florestas de Nancy.

Projeto Minibibliotecas está entre os melhores trabalhos no Prêmio VivaLeitura 2008

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102564.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O projeto Minibibliotecas da Embrapa acaba de ser confirmado entre os trabalhos selecionados ao Prêmio VivaLeitura 2008. Foram quase duas mil inscrições, enviadas de todas as regiões do Brasil, com propostas de iniciativas voltadas ao estímulo da leitura e à formação de novos leitores. No dia 1º de outubro serão anunciadas as cinco melhores ações de cada uma das categorias: Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias; Escolas Públicas e Privadas e ONGs, pessoas físicas, universidades/faculdades e instituições socais.

Produção de álcool fará Brasil ter canavial maior que Portugal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102560.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A produção brasileira de álcool combustível vai mais que dobrar nos próximos dez anos e a área plantada com cana-de-açúcar para fabricação do produto chegará a quase dez milhões de hectares. A informação foi divulgada pelo presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, que apresentou a projeção do mercado de etanol até 2017.

Embrapa lança livro de referência para o setor de segurança de alimentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102558.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A segurança dos alimentos é um tema estratégico que envolve, não só o aspecto de saúde pública no mercado interno, como também o aspecto da competitividade do país no exterior. Consolidar os principais aspectos relativos ao assunto é o principal diferencial do livro Ferramentas da Ciência e Tecnologia para a Segurança dos Alimentos.

Embrapa Pecuária Sudeste lança livro sobre sanidade de ovinos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102557.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] O livro Principais enfermidades e manejo sanitário de ovinos será lançado hoje, 25 de setembro, às 19 horas, na Praça da Criatividade, na sede da Embrapa, em Brasília, durante o evento Ciência para a Vida. De autoria de Ana Carolina de Souza Chagas, pesquisadora da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP), e de Cecília José Veríssimo, pesquisadora do Instituto de Zootecnia (IZ), em Nova Odessa, SP), a obra, com 70 páginas e produzida pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF), traz uma ampla abordagem sobre as doenças em ovinos e as maneira de prevenção e tratamento, com informações científicas recentes e ainda uma revisão do que existe sobre o assunto.

Nova publicação divulga tecnologias para setor alimentício brasileiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102556.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] As principais tendências e perspectivas relacionadas às tecnologias de alimentos, que podem contribuir com a melhoria da qualidade do que é oferecido ao mercado pelas empresas do setor, é o principal tema de uma das mais recentes produções editoriais da Embrapa Informação Tecnológica realizada em parceria com a Embrapa Agroindústria de Alimentos (Guaratiba/RJ), responsável pela organização do conteúdo da obra.

Livro apresenta formas de garantir alimentação de ruminantes durante a seca

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102555.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Revisão de princípios e conceitos na alimentação animal, utilização de co-produtos da agroenergia e outros temas sobre a área com abordagens novas são tratados no livro Alternativas Alimentares Para Ruminantes II, editado recentemente pela Embrapa Tabuleiros Costeiros, Embrapa Gado de Leite, Embrapa Semi-Árido e Embrapa Meio-Norte, Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), será lançado hoje, 25 de setembro, durante a VI Exposição de Tecnologia Agropecuária - Ciência para a Vida, realizada de 20 a 28 deste mês na Embrapa, em Brasília.

Embrapa lança dois livros sobre a cultura do café no VI Ciência para Vida

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102554.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A VI Exposição de Tecnologia Agropecuária ? Ciência para a Vida, contará com o lançamento de dois livros editados por pesquisadores do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP e D/Café), administrado pela Embrapa Café. O Glossário de Termos Utilizados na Cafeicultura, organizado pela pesquisadora Sara Maria Chalfoun, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), e o Cultivares de Café: origem, características e recomendações, editado pelo pesquisador da Embrapa Café, Carlos Henrique de Carvalho.

Embrapa lança terceiro volume do livro Espécies Arbóreas Brasileiras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102553.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A Embrapa Informação Tecnológica, em parceria com a Embrapa Florestas, lançou durante o Ciência para a Vida o livro Espécies Arbóreas Brasileiras - 3, integrante da coleção composta por cinco volumes e já considerada uma das mais importantes referências de pesquisa sobre o assunto.

Adab anuncia novas normas para o trânsito de animais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102552.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Com a recente mudança no calendário de vacinação contra febre aftosa, quando foi unificado o período de vacinação para os meses de maio e novembro em todo o país, novas normas para o trânsito de animais foram instituídas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A medida regulamentará, principalmente, os animais dos estados cuja vacina tiver seu prazo vencido, tendo em vista que os animais se matem imunes até por seis meses. A Bahia está enquadrada nessa medida, em virtude do antigo período de vacinação ser nos meses de março e setembro.

Prazo de adesão ao PAC do Cacau termina dia 30 de setembro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102551.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O prazo de adesão dos cacauicultores baianos para a renegociação das suas dívidas, por intermédio do Plano de Aceleração do Desenvolvimento e Diversificação da Região Cacaueira (PAC do Cacau), termina no próximo dia 30. O objetivo é garantir descontos aos produtores, previstos na Lei 11.755 de 17 de setembro de 2008, sancionada pelo presidente Lula, que podem chegar até 80%. Até agora, aproximadamente 40% dos 10 mil produtores em débito aderiram ao plano.

Minas supera Paraná no consumo de etanol

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102550.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O estado de Minas Gerais superou o Paraná no consumo de etanol no país, passando a segundo lugar no ranking, somente atrás de São Paulo. O aumento foi de 78% de janeiro a julho deste ano, saltando de 286,1 milhões de litros (2007) para 510,2 milhões de litros no mesmo período. O Paraná ficou com um consumo de 486,2 milhões de litros, já São Paulo lidera disparado com 3,9 bilhões de litros. O consumo de gasolina também cresceu no estado em 3%, no mesmo período, passando de 1,61 bilhões de litros para 1,65 bilhões de litros.

Minas Gerais elimina queina de cana-de-açúcar em 2014

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102549.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O setor sucroalcooleiro se comprometeu a eliminar a queima da cana-de-açúcar em Minas Gerais até 2014, sendo o segundo estado do país a assinar com o governo um protocolo neste sentido, no dia 13 de agosto. A partir de agora, está sendo discutida uma Deliberação Normativa (DN) que regulamentará o documento e criará regras para cada unidade produtora atingir as metas nos próximos seis anos.

Rastreabilidade bovina é destaque no Uruguai

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102548.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A importância da rastreabilidade para a conquista de novos mercados foi reforçada durante a missão que levou 25 produtores rurais gaúchos ao Uruguai, entre os dias 14 e 20 de setembro.

É preciso mudar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102547.htm
[ POLITICA # ARTIGOS ] Não se pode mais falar em política agrícola no Brasil diante de outras políticas públicas, como a atual política de demarcação de terras indígenas, que direta ou indiretamente afetam o direito de propriedade. Pouco adianta exercitar ou aprimorar os mecanismos tradicionais de política agrícola, abrigados no artigo 187 da Constituição Federal (instrumentos creditícios e fiscais, preços compatíveis com os custos de produção e garantias de comercialização e seguro agrícola, entre outros), se o Executivo adota uma política expansionista de demarcação de terras indígenas, reivindicando continuamente novas áreas.

Concurso de café em Minas avalia sustentabilidade da lavoura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102540.htm
[ TECNOLOGIA # CONCURSOS ] Até o próximo dia 29 de setembro, os cafeicultores de 27 municípios da região de Viçosa, na Zona da Mata mineira, podem se inscrever para o V Concurso de Qualidade do Café da Agricultura Familiar ? Regional da Emater-MG de Viçosa. O concurso tem um diferencial, pois, além do aspecto físico dos grãos e da qualidade da bebida preparada, serão avaliados também critérios de sustentabilidade da lavoura.

ExpoBrahman 2008: presença de mais de mil animais reflete o crescimento da raça no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102523.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Em sua quinta edição, a ExpoBrahman 2008 se consolida como o quarto maior evento da pecuária nacional. Entre os dias 13 e 19 de outubro, na cidade de Uberaba (MG) cerca de 1000 animais selecionados entre os principais projetos pecuários da raça que mais cresce no país estarão disponíveis na exposição, nos leilões e na pista de julgamento que marcará a final do Ranking Nacional da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB).

Segurança no Trabalho Rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28412.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Pesquisas apontam para uma situação preocupante em nosso país em virtude do aumento do índice de acidentes no meio rural em função da mecanização e automação do trabalho rural. Este curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos foi produzido para servir como apoio no treinamento de produtores rurais, agroindustriais e seus colaboradores na prevenção de acidentes e doenças profissionais no meio rural.

Segurança em Propriedades Rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28411.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Infelizmente, a violência e a criminalidade, cada vez mais, estão invadindo o meio rural, levando preocupação e intranqüilidade àqueles que lá residem ou trabalham. É muito importante adotar medidas preventivas e saber agir diante de situações de risco e de perigo. Este curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos mostra os principais riscos e perigos que ameaçam o meio rural, bem como a melhor maneira de preveni-los, administrá-los ou até mesmo evitá-los.

Pesquisar este blog