Selecione o dia...

sábado, 1 de março de 2008

Entidades ambientais pedem que UE respeite a legislação ao habilitar fazendas brasileiras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100097.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Terra barata, ausência do Estado nas áreas ambiental, de segurança pública e regularização fundiária, práticas predatórias como as queimadas e estímulo financeiro governamental ? estes são alguns dos fatores que colocam o Brasil no ranking dos desmatadores, apontados pelo documento encaminhado no dia 28/2 pela Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda) à União Européia.

Começa recadastramento de imóveis rurais na Amazônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100095.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) inicia no próximo dia 3 uma campanha de recadastramento de imóveis rurais de áreas maiores que quatro módulos fiscais (um módulo varia entre 60 e 80 hectares, conforme o município) e de seus detentores localizados nos 36 municípios da Amazônia Legal que mais desmataram em todo o País no ano passado. A campanha para grandes imóveis rurais ocorre até 2 de abril.

Classificação e certificação do arroz é demonstrada na 18ª Abertura da Colheita do Arroz

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100093.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Como faço para classificar o arroz com qualidade e quem pode buscar a certificação? Essas são dúvidas que podem ser respondidas pelos extensionistas que estão no espaço que a Emater/RS-Ascar tem na 18ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, na Estação Experimental do Instituto Riograndense do Arroz (Irga), em Cachoeirinha.

Embrapa Gado de Corte divulga tecnologias e informações para produtores na Dinapec 2008

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100090.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] De 13 a 15 março acontece em Campo Grande (MS) a terceira edição da Dinâmica Agropecuária - Dinapec 2008, evento realizado pela Embrapa Gado de Corte, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O evento tem o objetivo de criar maior proximidade com produtores, técnicos, acadêmicos e estudantes, disponibilizando tecnologias e promovendo acesso a informações.

Executivo propõe mudança em norma sobre vinho composto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100096.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Projeto de Lei 2486/07, do Executivo, permite que os produtores de vinho composto adicionem ao produto, em conjunto ou separadamente, os ingredientes que o caracterizam (álcool etílico potável de origem agrícola, açúcar, caramelo e mistela simples). O projeto altera a lei art. 15 da Lei nº 7.678/88, que dispõe sobre a produção, circulação e comercialização do vinho e derivados da uva e do vinho. A atual redação desse artigo não menciona a possibilidade de os ingredientes serem adicionados "em conjunto ou separadamente".

Senar-AR /MS organiza Encontro Estadual do Programa Empreendedor Rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100094.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] A superintendência do Senar?AR/MS - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ? Administração Regional de Mato Grosso do Sul) ? responsável pela implantação do Programa Empreendedor Rural em Mato Grosso do Sul, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), a Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar) e o Sebrae ?, quer reunir participantes de diversos municípios no Encontro Estadual do Programa Empreendedor Rural.

Estilosante Campo Grande: melhoria da qualidade do solo e maior ganho de peso para rebanho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100091.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Tradicionalmente, a época de plantio de pasto na região dos Cerrados começa com as primeiras chuvas e vai até o mês de março. Uma boa alternativa para aumentar o desempenho animal é utilizar o estilosante Campo Grande consorciado com gramíneas (Decumbens, Marandu, Xaraés, Tanzânia, Mombaça ou Massai). A leguminosa possui bom valor nutritivo com 12% a 18% de proteína bruta e boa palatabilidade para bovinos. Outra vantagem é a fixação de nitrogênio no solo, que reduz os gastos com insumos agrícolas, diminuindo os impactos negativos no ambiente causados por fertilizantes químicos. Lançado pela Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o estilosante Campo Grande é uma mistura de duas espécies: Stylosanthes capitata (80%) e Stylosanthes macrocephala(20%). Já foram implantados mais de 600 mil hectares de pastagens consorciadas no Brasil, elevando a rentabilidade dos produtores que utilizam essa leguminosa.

Liberação da carne bovina: Vitória de Pirro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100067.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Foi assim que o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Ademar Silva Junior, taxou a liberação da União Européia das 106 fazendas para a importação da carne brasileira. Pirro foi um personagem na história grega que obteve sucesso em inúmeras batalhas, mas com a morte de inúmeros de seus soldados sua vitória era mesma de quem tinha perdido a batalha.

Como Montar uma Escola de Informática

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28001.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Conheça os segredos para montar uma escola de informática, uma área em grande expansão e de investimento baixo. Aborda: característica de uma escola de informática; implantação; preparo; funcionamento da escola no dia-a-dia. A coordenação técnica deste trabalho é do professor Warley de Aquino e do professor Wanderly, que são duas autoridades nesta área, especialistas e gerentes da rede de escolas Certo Informática.

Como Montar uma Cozinha Comercial

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28000.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A montagem de uma cozinha comercial para atendimento ao público de rua, empresas ou entidades tem grande chance de sucesso, desde que seja bem planejada e gerenciada. Este curso constituídos de Filmes, em DVD, e Manuais Interativos, apresenta todos os aspectos da montagem de uma cozinha comercial, mostrando diversos tipos de estabelecimentos. Assuntos abordados: projetos; instalações; equipamentos disponíveis; estocagem e conservação da matéria-prima e dos alimentos; higienização dos alimentos; higienização das instalações; e, recrutamento de pessoal.

Série Agronegócios: Processamento da Carne Bovina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27550.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A agroindústria é um segmento de elevada importância econômica, por sua participação na cadeia produtiva e pelas ligações que mantém com os demais setores da economia. A recente inserção da carne bovina brasileira no mercado externo demonstrou que produzir de forma eficiente é a saída para se conquistar o mercado internacional. Para enfrentar a competitividade nos negócios relacionados ao processamento de produtos ou matérias-primas de origem agrícola ou pecuária, é preciso encontrar soluções no âmbito da gestão e da inovação tecnológica. O tema deste volume é abordado em três partes: Processo de Produção, Análise de Mercado e Análise Financeira. O usuário deste manual poderá contar com assessoria preparada para esclarecer dúvidas e responder questionamentos, visando com isso, habilitá-lo a desenvolver o planejamento inicial de sua agroindústria.

Cerrado: Correção do solo e adubação - 2ª Edição

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27549.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Reúne 14 capítulos abordando temas que vão dos tipos de solos e suas relações com o uso e o manejo, passando pela inoculação de leguminosas e manejo de adubos verdes, até a calagem e adubação para pastagens. É um guia atualizado, elaborado com base em resultados de estudos dos mais renomados pesquisadores da Embrapa, especialistas em Cerrado - considerado o maior Bioma do País, depois da Floresta Amazônica. A publicação é direcionada a técnicos, professores, produtores e estudantes que se interessam pelo Cerrado ou buscam praticar um manejo sustentado dos solos. Esta segunda edição do livro apresenta algumas mudanças com inclusão dos títulos dos anexos no sumário, o que facilita ao leitor sua consulta.

Pesquisar este blog