Selecione o dia...

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Unisul lança curso de Tecnólogo em Agroindústria

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102955.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O curso de Tecnólogo em Agroindústria está sendo lançado pela Unisul e chega para ocupar uma demanda na área de agropecuária e agroindústria da região. As aula serão na Unidade de Braço do Norte e estão previstas para o próximo semestre. Os interessados podem se inscrever pelo Vestibular de Verão da Acafe ou pelo Passaporte Unisul.

Seminário discute popularização da ciência na Semana de C e T

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102953.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Com o objetivo de apresentar e discutir alternativas voltadas para a disseminação do conhecimento científico junto a diversos públicos, visando encurtar a distância entre a ciência e a população, a Embrapa Acre realiza, no próximo dia 24, o Seminário Estratégias para Popularização da Ciência. Uma das ações do Projeto Bisaco, iniciativa que busca aproximar, de forma lúdica, a pesquisa científica e estudantes de escolas rurais, o evento também faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que se estende até o próximo dia 26.

Secretário João Sampaio inaugurará o prédio da Pós-graduação do IZ

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102951.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA), inaugurará, dia 23 de outubro, às 14 horas, a Ala de Treinamento, onde haverá o curso de Pós-graduação do IZ. O Secretário da Agricultura, João Sampaio, que estará presente na solenidade anunciará o lançamento da Pós-graduação e também fará a nomeação do Auditório do IZ.

Especialistas discutem em São Paulo vigilância sanitária e segurança do consumidor

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102946.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Até o próximo dia 24, a Associação Brasileira dos Profissionais em Vigilância Sanitária (ABPVS) realiza o 9º Encontro Internacional dos Profissionais em Vigilância Sanitária, no Hotel Intercontinental, na capital paulista.

Simpósio discutirá questões ambientais da produção animal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102944.htm
[ POLITICA # EVENTOS ] A sustentabilidade da produção animal será tema do 1º Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos de Animais (Sigera), de 11 a 13 de março de 2009, em Florianópolis (SC). Participarão pesquisadores, estudantes e profissionais agropecuários que atuam em órgãos de extensão rural e agências ambientais. Especialistas nacionais e estrangeiros discutirão as questões dos Sistemas de Produção de Animais Confinados (SPACs).

Divulgado resultado do Concurso de Redação da Embrapa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102950.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Agilidade e eficiência. Esse é o título do trabalho vencedor do Concurso de Redação do Programa Embrapa e Escola promovido pela Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju ? SE) e a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE). Emanuel Santos Soares de Araújo, estudante do 1º ano do ensino médio do Colégio São Paulo, receberá o prêmio no próximo dia 24, durante cerimônia, às 9h, no auditório da Embrapa, avenida Beira Mar, 3250, bairro Jardins, Aracaju.

Cultivo orgânico de cebola é alternativa comercial para agricultores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102941.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O mercado de produtos orgânicos no Brasil cresce a taxas que variam entre 30% e 50% ao ano. Em 2008, o faturamento desse segmento deve alcançar cerca de U$ 250 milhões ? 70% serão gerados com exportações. Um negócio com essa dinâmica de expansão não pode ser ignorado pelos agricultores que cultivam cebola no Vale do São Francisco, afirma o pesquisador Nivaldo Duarte Costa, da Embrapa Semi-Árido, ainda mais que agora dispõem de informações precisas acerca do manejo da cultura, sem precisar lançar mão de insumos químicos na obtenção de altas produtividades.

Está aberta a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em MS

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102939.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A solenidade aconteceu no mangueiro da sede da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande, MS, na manhã do dia 21 de outubro. O evento contou com a presença do governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli e outras autoridades. Nesta segunda etapa devem ser vacinados mais de 21 milhões de bovinos e bubalinos do Pantanal e Planalto do Mato Grosso do Sul e das fronteiras com Paraguai e Bolívia.

Ministro da República das Ilhas Fiji visita Embrapa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102938.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Ministro das Indústrias Primárias da República das Ilhas Fiji, Joketani Cokanasiga, visitou ontem (21/10) no fim da tarde a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 41 unidades de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), acompanhado de seu Assessor, Uraia Katisawani Waibuta. A visita de Cokanasiga ao Brasil se deve a um convite feito pelo Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, e tem como objetivo conhecer a experiência do agronegócio brasileiro e discutir possibilidades de cooperação técnica. Hoje, ele visita outra unidade da Embrapa, também localizada em Brasília: a Embrapa Hortaliças.

Programa de combate à fome em Minas chega a 776 municípios

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102935.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Incentivar projetos de diversificação econômica e de agregação de valor para agricultores familiares, além promover a segurança alimentar e nutricional das famílias mineiras. Estes são os principais objetivos do programa Minas sem Fome, projeto estruturador do governo mineiro de combate à fome e à exclusão social. A Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas - MG), uma das empresas que contribuem para o programa, disponibilizou este ano 114 toneladas da cultivar de milho BR 106, variedade com forte apelo social por ser adequada ao cultivo em pequenas propriedades rurais.

Safra de soja não será beneficiada por medidas de crédito, diz Blairo Maggi

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102933.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, disse ontem (21/10), depois de se reunir com o Ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, que a área de soja a ser plantada no estado já está definida e que as medidas tomadas pelo governo para o implementar o crédito rural não terão mais influência sobre essa cultura.

Ao invés de água, a Embrapa coloca mais ferro e zinco no feijão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102930.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] O nome xiquexique traz alguns significados para os sertanejos acostumados com a lida na caatinga do Nordeste brasileiro. Para o pecuarista, é um arbusto muito utilizado no período da seca para alimentação animal. Para os contempladores da poesia existente na caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro, é um arbusto de flores brancas com a parte externa das pétalas verdes ou rosadas que abrem em noites de verão e permanecem abertas menos de 24 horas. Já para os agricultores do estado de Sergipe, é uma variedade de feijão de corda que pode atingir mais de 900 kg/ha, quando a produtividade média das demais variedades é de 340 kg/ha.

Produtores da Bahia reduzem área plantada de algodão em favor da soja

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102929.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Bahia está às vésperas do plantio de uma nova safra de algodão. No último ciclo, 2007/08, o estado colheu 487 mil toneladas, sendo que o Oeste do estado, que concentra 96% de toda a produção baiana, respondeu por 470 mil toneladas deste total. Para o próximo ano-safra (08/09), a estimativa da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) é de redução de área. Serão plantados 293.6 mil hectares de algodão, contra 303,7 mil hectares em 2007/08, o que representa variação negativa de 3,3%. O cenário de incerteza desenhado pela crise dos EUA é uma das principais razões para a diminuição na área de lavouras.

Safra de grãos atual é "vôo cego", diz representante do setor agropecuário

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102927.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente da Câmara Temática de Insumos Agropecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) Cristiano Simon, disse que a dificuldade de acesso ao crédito prejudicará a produtividade da safra que se inicia. Segundo ele, "o fato da crise mundial ter pego o agricultor num momento de plantio, terá conseqüências [no resultado da colheita]".

Financiamento agrícola entre julho e setembro é superior ao do mesmo período de 2007

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102926.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O valor dos financiamentos para agricultores liberados nos meses de julho a setembro deste ano supera o volume de recursos referente ao mesmo período de 2007, de acordo com o diretor de Economia Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Wilson Vaz de Araújo.

Cooperativas brasileiras investem em novos mercados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102925.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Em busca de novas oportunidades de negócio e de ampliação de mercados, 22 cooperativas do Sistema OCB participam da primeira feira mundial do cooperativismo, a ICA Expo 2008, entre os dias 23 e 25 de outubro, em Lisboa, Portugal. O evento, promovido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), reunirá organizações e líderes cooperativistas de mais de 25 países na capital portuguesa, entre eles, Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB.

Tecnologia de sêmen sexado e novos reforços das raças leiteiras são os destaques da CRV Lagoa para a Feileite 2008

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102922.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O cenário atual na pecuária de leite no qual o Brasil apresenta ao mercado internacional uma mostra de seu potencial para produção de leite e derivados lácteos de qualidade, tipo exportação, está motivando a CRV Lagoa, de Sertãozinho (SP), que está otimista com sua participação na Feileite 2008 (Feira Internacional da Cadeia Produtiva do Leite), que acontecerá entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro, no Centro de Exposições Imigrantes (SP). A expectativa da organização da feira é superar a marca de R$ 6 milhões em negócios e 15 mil visitas realizadas, alcançadas em 2007.

Seder e Empaer lançam manual de diretrizes técnicas para o cultivo da pupunheira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102920.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A Secretaria de Desenvolvimento Rural de Mato Grosso (Seder) e Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), realizaram o lançamento do Manual de Diretrizes Técnicas para o Cultivo Comercial da Pupunheira (Bactris gasipaes Kunth), elaborado pelos pesquisadores, David da Silva, da Empaer; João Pedro Valente, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); e Paulo César Nunes, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Audiência com presidente da Funai foi cancelada

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102918.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A audiência pública que aconteceria ontem (21/10), às 14 horas, em Brasília (DF) e debateria as portarias da Fundação Nacional do Índio (Funai) com o presidente da entidade, Márcio Meira, foi cancelada e transferida para o próximo dia 11 de novembro, às 14h30, no Plenário 6 do Anexo 2 da Câmara dos Deputados.

Treinamento de Atendente de Loja

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28465.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Conheçam neste curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos as etapas do processo de vendas e as técnicas básicas para o sucesso na atividade de vendedor. São apresentados os seguintes assuntos: tipos de clientes e como se comportam; as funções do atendente; como deve ser feito o atendimento; a abordagem; a apresentação; a argumentação; o combate às objeções; e, o fechamento da venda.

Treinamento Avançado para Goleiro de Futsal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28464.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O goleiro de futsal necessita de uma atenção especial, de um treinamento personalizado para poder servir à sua equipe com qualidade e segurança. Deste modo, torna-se fundamental que este treinamento seja corretamente orientado, possibilitando o aprendizado e o aperfeiçoamento de suas técnicas específicas, de maneira didática, gradativa e motivante.

Pesquisar este blog