Selecione o dia...

sábado, 14 de novembro de 2009

Lei da Rotulagem de Transgênicos pode ser derrubada no Congresso

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212420.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O projeto de Lei 4148/2008, do deputado Luiz Carlos Heinze (PP-RS), flexibiliza a Lei de Rotulagem de Transgênicos. A proposta exclui a informação no rótulo se não for detectável a presença do transgênico no produto final, o que exclui a maioria dos alimentos, como óleos, bolachas, margarinas e enlatados. Além disso, não obriga a rotulagem dos alimentos de origem animal que foram alimentados com ração transgênica. Exclui o símbolo T que hoje facilita a identificação da origem transgênica do alimento e não obriga a informação quanto à espécie doadora do gene.

Seringueira: ótima opção econômica, social e ambiental

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212411.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) vai realizar no próximo dia 18, às 18h30, no Sindicato dos Produtores Rurais de Ponte Nova, o 2º Seminário sobre o Cultivo da Seringueira. O objetivo é apresentar aos produtores da região da Zona da Mata mineira uma nova alternativa de renda, além de informar sobre a atual situação da cultura nos mercados nacional e internacional.

Especialistas dizem que Brasil poderá ter "apagão" na formação de jovens

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212408.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A necessidade de formação de centenas de milhares de jovens para o mercado de trabalho ao longo dos próximos anos, com a previsão de retomada do crescimento econômico, foi ressaltada por diversos participantes do seminário O Papel da Iniciativa Privada no Ensino Superior: Realidade e Desafios para o Futuro, promovido no último dia 11 pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado Federal.

Livro mostra a importância dos fertilizantes na agricultura sustentável

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212407.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A análise de dados, indicação de soluções para que prevaleçam na agroindústria brasileira altas taxas de produtividade, abundância de alimentos, aumento da produção de biocombustíveis, tecnologia de ponta e busca de qualidade/quantidade com o menor impacto possível sobre o meio ambiente são os pontos principais dos estudos desenvolvidos no livro Fertilizantes-Agroindústria e Sustentabilidade, que o Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), lança no próximo dia 17, em sua sede, no Rio de Janeiro (RJ).

Inscrições para Mestrado em Agronomia da UFC vão até o dia 20

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212427.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Estão abertas, até 20 de novembro, as inscrições para o Mestrado em Agronomia, com área de concentração em Solos e Nutrição de Plantas, do Departamento de Ciências do Solo, da Universidade Federal do Ceará (UFC). São oferecidas 12 vagas para graduados nas áreas de Ciências Agrárias e Ambientais, assim como em áreas correlatas.

UFPel abre inscrições para mestrado em Organizações e Mercados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212425.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), curso de mestrado, está com inscrições abertas, até 20 de novembro, para a seleção de novos alunos para ingresso em 2010.

Usinas de biodiesel da Petrobras têm capacidade de produção aumentada

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212423.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As três usinas de produção de biodiesel que a Petrobras mantém no país tiveram sua capacidade de produção aumentada dos atuais 57 milhões para 108 milhões de litros do produto, cada uma ? um incremento de 90% sobre a capacidade atual.

Estudante de Minas desenvolve programa gratuito para pesquisadores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212422.htm
[ TECNOLOGIA # SOFTWARES ] Pesquisadores de todo o mundo ganharam uma ferramenta importante para o desenvolvimento de estudos que exigem análises estatísticas: o PSPP, software livre desenvolvido para auxiliar a elaboração de análises estatísticas de matrizes de dados. O programa é um substituto gratuito para o SPSS, um software pago, capaz de realizar análises rápidas, independente do número de dados utilizados pelo pesquisador.

Anvisa lança Carta de Serviços e assume compromisso público com a sociedade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212421.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançou, no último dia 12, em Brasília (DF), a Carta de Serviços ao Cidadão (1,3 Mb - Arquivo PDF). O documento apresenta 99 compromissos que a Agência assume com a sociedade brasileira, incluindo os cidadãos, profissionais da área de saúde, empresas do setor regulado e o próprio governo.

Levantamento mostra aumento de invasões no campo em São Paulo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212419.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Levantamento do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos da Reforma Agrária (Nera) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) mostra que ocorreram 68 invasões no campo no estado de São Paulo no primeiro semestre deste ano, ante 36 no mesmo período em 2008. O resultado representa um acréscimo de 88% na quantidade de ações dos movimentos de sem-terra.

Projeto piloto para zerar desmatamento na Amazônia será lançado em dezembro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212418.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, e o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, lançarão na segunda semana de dezembro o projeto piloto do programa que promete zerar o desmatamento causado pela pecuária na Amazônia. As primeiras 19.300 propriedades rurais onde serão implantadas as Guias de Trânsito Animal (GTA) Eletrônica no estado já estão georreferenciadas.

Pará e Venezuela estabelecem nova rota marítima para aumentar exportações

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212417.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os governos da Venezuela e do estado do Pará assinaram termos de cooperação nas áreas de energia, ciência e tecnologia, agricultura, povos indígenas, transporte, educação superior, turismo, cultura e esporte. Segundo a governadora Ana Júlia Carepa, um dos principais acordos firmados com o presidente Hugo Chávez é o estabelecimento de uma rota marítima regular de navios entre o Pará e a Venezuela.

Assentado adota código de barras e amplia venda de produtos agrícolas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212414.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O implantação do código de barras para comercializar produtos agrícolas está ajudando o morador do assentamento Reunidas, localizado no município de Promissão (SP), Mauro Sérgio de Azevedo, ampliar suas vendas. Ele percebeu que existe um mercado potencial para produtos embalados com código de barras e, por isso, buscou orientação junto aos técnicos da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp).

Mestrados em Ecologia e Conservação e Ciências Ambientais abre inscrições

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212412.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) está com inscrições abertas aos processos seletivos para ingresso nos cursos de mestrado institucionais em Ciências Ambientais e Ecologia e Conservação. Os editais específicos e a documentação necessária para concorrer às vagas oferecidas podem ser acessados em: www.unemat.br/prppg.

IMA destaca a importância da biosseguridade em suídeos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212409.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) alerta os produtores de suídeos (suínos e javalis) que uma maneira de manter o seu rebanho controlado ou livre de doenças, de impacto econômico na produtividade e risco para a saúde pública, é com a utilização de um efetivo programa de biosseguridade.

Pesquisar este blog