Selecione o dia...

quinta-feira, 25 de março de 2010

Organização Mundial da Saúde mantém alerta de pandemia de gripe suína

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213766.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Comitê de Emergência da Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu manter o nível de pandemia para a influenza A (H1N1) ? gripe suína. De acordo com o órgão, há a constatação de queda de casos da doença em alguns países, mas há também indícios de alto nível de transmissão no Oeste da África.

Circuito Mineiro de Cafeicultura 2010 começa hoje em São Sebastião do Paraíso

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213755.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Circuito Mineiro de Cafeicultura 2010 começa hoje (25/3/2010), em São Sebastião do Paraíso, no Sul de Minas. O evento será realizado, de 9 às 12 horas, no recinto da Expar (avenida Dárcio Cantieri, s/n). Esse ano, o circuito terá etapas em 25 cidades do Sul do Estado e vai até novembro (veja quadro ao lado com os locais e data). Em 2009, o circuito teve um público total de cerca de sete mil participantes e a expectativa é chegar ao mesmo número esse ano.

Secretários se opõem a aumento de taxa antidumping para glifosato

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213754.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A manutenção da taxa antidumping de 2,1% para o glifosato foi aprovada por unanimidade pelos membros do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri), reunidos no dia 23 de março de 2010 em Belo Horizonte (MG). O glifosato é uma matéria-prima utilizada na fabricação de defensivos agrícolas, e suas importações da China, desde 2003, vêm sofrendo aplicação de alíquota antidumping.

Propriedade rural de Sergipe tem indice zero de mortalidade caprina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213751.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] "Crio caprinos há 12 anos. Nesse período, só perdi dois animais, os primeiros que adquiri, mas foi por velhice, e isso há oito anos. Desde então, possuo índice zero de mortalidade. O principal fator que influencia esse ótimo resultado é o manejo correto dos animais, sempre priorizando um ambiente limpo e higienizado", explica José Unaldo Neto, proprietário de um empreendimento agrícola familiar em Pinhão, município localizado a 80 quilômetros de Aracaju, na região Agreste Central de Sergipe.

Cortadores de cana iniciam requalificação profissional no centro-oeste paulista

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213764.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Trabalhadores rurais que atuam no corte manual da cana-de-açúcar na região de Lençóis Paulista e Bauru (SP) iniciaram, no dia 22 de março de 2010, a primeira etapa do curso para se tornarem mecânicos de máquinas colhedoras de cana. As aulas, que integram o Projeto Renovação, a maior iniciativa de requalificação de trabalhadores da cana já realizada pelo setor sucroenergético brasileiro, terão duração de um mês e serão ministradas nas dependências do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Lençóis Paulista.

Ridesa lança Catálogo Nacional de Variedades RB de cana-de-açúcar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213762.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroalcooleiro (Ridesa) libera 13 novas variedades RB e lança o Catálogo Nacional de Variedades RB de Cana-de-açúcar hoje, 25 de março de 2010, em Brasília (DF). O evento ocorre às 15h, no Hotel Naoum Plaza, com a presença do presidente da Ridesa, Valmar Corrêa de Andrade, reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e do vice-presidente da rede Edward Madureira Brasil, reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Vai um copo de leite de búfala?

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213759.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] No que depender da Associação dos Pecuaristas e Produtores de Leite do Vale do Ribeira (Proleite), consumidores dos mercados interno, e, a longo prazo, externo, beberão leite de búfala no café da manhã. Para os 50 integrantes da Associação, no interior de São Paulo, o plano é começar investindo na qualidade e na produtividade. Principalmente a partir de parcerias com órgãos como o Sebrae.

Epamig apresenta linhagem de soja resistente à ferrugem asiática

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213756.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) apresenta amanhã (26/3/2010) as primeiras linhagens promissoras de soja resistentes à ferrugem asiática no Dia de Campo para a Cultura de Soja. A ferrugem asiática da soja é um fungo que causa a desfolha precoce, impedindo a completa formação dos grãos e consequentemente a redução da produtividade. Esse fungo causa diversos danos às lavouras e inúmeros prejuízos para o produtor rural.

FAO alerta para redução de monitoramento da gripe aviária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213753.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Especialistas afirmam que a redução da vigilância e oportunidades de pesquisa afetam de forma negativa o desenvolvimento e a coordenação entre autoridades ambientais e agrícolas; de outubro de 2009 a março de 2010, surtos do vírus H5N1 foram registrados em aves domésticas de países como Bangladesh, Romênia e Índia.

Idaf orienta consumidor a comprar palmitos ecologicamente corretos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213752.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A torta capixaba é famosa pelo sabor e há várias gerações compõe a mesa dos capixabas no período da Semana Santa. Dentre os seus principais ingredientes estão os frutos do mar ? como siri, camarão, ostra e sururu ? e também o bacalhau. E, tradicionalmente, um item não pode faltar: o palmito.

Projeto vencedor do Prefeito Empreendedor em Minas fortalece produção leiteira em Ouro Branco

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213750.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O prefeito de Miradouro, Wagner Figueiredo Dutra, conquistou o primeiro lugar do prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Em um único projeto, o Ouro Branco, para desenvolver os pequenos negócios dos produtores de leite, a prefeitura conseguiu fortalecer o cooperativismo, evitar o êxodo rural, ampliar os serviços de saúde e educação, ampliar os postos de trabalho e a renda dos produtores rurais.

Livro do Sebrae/RN com dicas para produtores de leite disponível na internet

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213749.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Sebrae lançou no dia 23 de março de 2010, no 11º Encontro Pan-Americano do Leite, o livro Bovinocultura Leiteira ? Informações Técnicas e de Gestão. A publicação, editada pelo Sebrae/RN, traz informações sobre alimentação, manejo, saúde, reprodução, instalações, higiene, qualidade, indicadores de desempenho, comercialização e custos da produção de leite.

Bahia lidera ranking mundial na produção de graviola com oito mil toneladas/ano

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213743.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Bahia é o maior produtor mundial de graviola com oito mil toneladas/ano. Os dados foram confirmados pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) após a realização de um georeferenciamento da produção de fruta na região Litoral Sul do Estado. A graviola é a terceira cultura mais importante da região, ficando atrás do cacau e da banana.

Pesquisar este blog