Selecione o dia...

terça-feira, 20 de maio de 2008

Ministério Público denuncia diretores de cooperativas que adulteraram leite

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100944.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Ministério Público Federal em Uberaba (MPF-MG) denunciou ontem (19/5) 18 pessoas por crime contra a saúde pública e formação de quadrilha. A denúncia é resultado da Operação Ouro Branco, da Polícia Federal, que desvendou em outubro do ano passado um esquema de fraudes no leite praticadas pelas Cooperativas dos Produtores de Leite do Vale do Rio Grande (Copervale) e Cooperativa Agropecuária do Sudoeste Mineiro (Casmil). A fraude consistia na adição ao produto uma solução contendo soda cáustica.

Cúpula de Lima pede "medidas imediatas" contra alta dos alimentos no mundo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100942.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A versão final da Declaração de Lima, assinada pelos chefes de Estado e governo que participaram da 5ª Cúpula América Latina, Caribe e União Européia, encerrada no último dia 17, expressa preocupação com o impacto do aumento dos preços dos alimentos.

Fórum discute relação entre preço de alimentos e biocombustíveis

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100939.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] A produção de biocombustíveis e sua possível relação com a alta do preço dos alimentos no mundo foi um dos principais temas da cerimônia de abertura do Fórum Global de Energias Renováveis, que começou no último dia 18 em Foz do Iguaçu, no Paraná. O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, disse que o vilão da alta dos alimentos é o petróleo e não os biocombustíveis, e que o exemplo do Brasil deveria ser elogiado e não criticado.

Produtor adapta plantadeira para utilização de cama de frango em plantio de milho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100900.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelaram que somente no ano passado foram abatidas 4,4 bilhões de unidades de frango para o mercado brasileiro. Um dos maiores desafios dos produtores de frango é dar uma solução ambientalmente correta à chamada cama de frango, uma mistura de substrato (conhecido como ?cama?) de fezes, de penas e de restos de ração. Um produtor de milho e feijão da cidade de Rio Pomba, na Zona da Mata mineira, Juarez Vidal, adaptou uma plantadeira destinada ao adubo químico para a cama de frango.

Medida provisória referente à divida agrícola deverá ser bem analisada

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100955.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A decisão final do governo federal a respeito da renegociação das dívidas do setor agrícola está sendo esperada para a amanhã (21/5), quando deverá ser publicada a medida provisória que trata deste assunto. Entretanto, segundo o advogado Carlos Alberto Pereira, especialista em contratos de Execução e Revisão Judicial, não se deve esperar que esta medida traga a solução definitiva para o problema de endividamento do setor produtivo.?A medida provisória não vai solucionar o problema como muitos esperam, até porque o governo federal já antecipou que não tem como atender totalmente as reivindicações dos produtores rurais?, lembra o advogado.

Universidade Federal de Goiás abre inscrições para mestrado e doutorado em agronomia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100952.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGA) da Universidade Federal de Goiás (UFG) abriu edital para seleção de mestrado e doutorado. Há três áreas de concentração: Genética e Melhoramento de Plantas, Produção Vegetal e Solo e Água. Ao todo, são quinze vagas, nove delas para Genética e Melhoramento de Plantas, cinco em nível de doutorado e quatro para mestrado. As seis vagas restantes são para a linha de pesquisa em Solo e Água, uma para doutorado e cinco para mestrado.

Centro Paranaense de Referência em Agroecologia vai orientar universidades

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100951.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Coordenadores de cursos de Medicina Veterinária, Agronomia e Zootecnia das universidades estaduais do Paraná e gerentes de fazendas das universidades vão passar o dia de hoje (20/5) no Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA), vinculado a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, para conhecer os sistemas de cultivo desenvolvidos naquele espaço. Os visitantes vão conhecer e levar para suas regiões experiências que estão dando certo no Centro, que na fica em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

União Européia e Mercosul lançam a convocação de projetos de biotecnologia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100950.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] BiotecSur, o Programa União Européia-Mercosul, é uma plataforma de biotecnologia para a integração regional, transferência de tecnologia e aplicação em setores produtivos. Conta com um investimento de 7,3 milhões de euros e se aplica a empresas e pesquisadores da Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai.

Argentina autoriza venda de 100 mil toneladas de trigo ao Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100948.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O governo argentino autorizou ontem, dia 19, a exportação de 100 mil toneladas de trigo ao Brasil. Em comunicado, o Escritório Nacional de Controle Comercial Agropecuário autorizou, como teto, o envio de até 2 mil toneladas por exportador.

Lula aprova criação de guarda nacional das florestas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100947.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] No primeiro encontro com o novo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sinalizou a intenção do Planalto de apoiar a criação de uma guarda nacional das florestas, nos moldes da Força Nacional de Segurança. A idéia, um aprimoramento da sugestão do ministro de colocar as Forças Armadas nos parques nacionais, é de que ela atue nas áreas de reserva na Amazônia. A opção evitaria a necessidade de mudanças na Constituição e de envio de propostas para o Congresso.

Aprovados zoneamentos para arroz, girassol, pêssego, feijão e algodão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100946.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Diário Oficial da União do dia 19 de maio, publicou 20 portarias de zoneamento de risco climático publicadas com os estudos aprovados pela Coordenação Geral de Zoneamento Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). As portarias números 75 e 76 aprovam estudos para o girassol no Paraná e em Santa Catarina. Outras três portarias aprovam o pêssego para os Estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Seminário da Unicamp relaciona a produção animal com as mudanças climáticas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100945.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri), em parceria com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Universidade Estadual de São Paulo (Unicamp) e a Embrapa Informática Agropecuária realizam, que termina amanhã (21/5), o primeiro Seminário Mudanças Climáticas e a Produção Animal. O evento, que ocorre no auditório da Embrapa, localizado no campus da Unicamp, é, de acordo com a coordenadora Daniella Jorge de Moura, resultado de um trabalho que é desenvolvido há bastante tempo.

Participação de energias renováveis na América Latina deve aumentar até 2018

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100943.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] A participação do petróleo na demanda de energia dos países da América Latina vai diminuir de 42% para 35% até 2018. Essa retração será compensada principalmente pelo incremento da participação do gás natural, que passará de 26% para 32% para as áreas de indústria, transporte e geração elétrica. A hidroenergia deve passar de 9% para 15% para a produção de eletricidade e os biocombustíveis, de 1% para 3%.

Estudo revela que diploma latino-americano vale menos na Espanha

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100941.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Um diploma universitário latino-americano vale menos do que um diploma de uma faculdade européia no mercado de trabalho da Espanha, fazendo com que apenas 4% dos imigrantes latino-americanos consigam emprego em sua área, segundo um estudo da Universidade de Barcelona.

Seminário discute produção integrada de frutas e sistema agropecuário de produção integrada

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100937.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV) convidam realizam, no período de 20 a 22 de agosto, na cidade de Ouro Preto (MG), o 10º Seminário Brasileiro de Produção Integrada de Frutas e do 2º Seminário sobre Sistema Agropecuário de Produção Integrada.

Engorda em Confinamento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28160.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Este curso, constituído de filme, em DVD, e manual interativo apresenta variadas tecnologias que possibilitam um confinamento economicamente viável. São abordados os seguintes tópicos: como funciona um confinamento; exemplos de confinamentos (diversos portes e estratégias de operação); escolha dos animais; técnicas de manejo; nutrição; controle da sanidade; e, gerenciamento.

Engorda a Pasto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28159.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A terminação do gado de corte pode ser feita de duas maneiras: em confinamento ou a pasto. Neste curso, constituído de filme, em DVD, e manual interativo, você aprenderá como proceder na engorda a pasto, na etapa final do sistema de produção, momento em que todos os animais são vendidos. Você vai ver que mediante práticas de manejo adequado da pastagem, suplementação alimentar na seca e melhoramento genético do rebanho, aumentará a produtividade, reduzindo o tempo de engorda.

Maracujá: germoplasma e melhoramento genético

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27710.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A produção de maracujá vem ganhando grande importância mundial e o Brasil ocupa uma posição de destaque no ranking, cuja produção é de 640.000 toneladas, e o Brasil, como primeiro produtor, apresenta aproximadamente 70% desse total. Este livro é fruto da IV Reunião Técnica de Pesquisas em Maracujazeiro, realizada na Embrapa Cerrados, na qual foram discutidos os avanços das pesquisas e os problemas técnicos-científicos atuais e futuros dessa cultura. Participaram da reunião mais de 25 instituições de pesquisa.

Manual de eventos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27709.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Este manual é um produto original da Embrapa e teve a revisão de conteúdos feita por Gilda Fleury Meirelles, relações públicas que é referência bibliográfica em eventos. Ele apresenta a definição, o objetivo, o público-alvo, a duração e regras de 38 tipos de eventos.

Pesquisar este blog