Selecione o dia...

segunda-feira, 14 de março de 2011

Kátia Abreu: atualização do Código Florestal é assunto de interesse nacional

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217384.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, explicou que a atualização do Código Florestal é um assunto de interesse nacional e não apenas do setor agropecuário. Em seminário promovido no dia 10 de março de 2011, pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), a presidente da CNA lembrou que o projeto do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), em tramitação da Câmara dos Deputados, vai trazer segurança jurídica para o produtor rural e, assim, garantir a oferta de alimentos baratos e seguros para a população.

Mais produção e exportação de soja

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217381.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A soja já começou a ser colhida nos principais estados produtores do Brasil e a safra deve avançar 2,3%, possibilitando exportações maiores. Levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indica uma colheita de 70,3 milhões de toneladas no Brasil este ano. O aumento da exportação do complexo soja (farelo, grão e óleo), em volume, deve ficar próximo a este crescimento de safra, segundo o secretário executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Fabio Trigueirinho. A estimativa da instituição é de 3,4%.

Reforma Agrária é atingida pelo corte orçamentário

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217379.htm
[ POLITICA # ARTIGOS ] A Presidente Dilma encaminhou ao Congresso Nacional uma "Nota ? Redução de Despesas", na qual faz análise da realização e projeção das receitas e despesas até o final do ano, informando a decisão de reduzir as despesas primárias do Governo em R$ 50,1 bilhões.

Semana Florestal discute manejo empresarial sustentável no Acre

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217376.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Empresários do setor madeireiro, profissionais que atuam na área florestal, estudantes e simpatizantes da temática participam, no período de 14 a 18 de março de 2011, da Semana Florestal do Acre, realizada pela Universidade Federal do Acre (UFAC). A quinta edição do evento conta com a parceria de diversas instituições do governo do Estado, além de organizações não-governamentais, Embrapa Acre e Banco do Brasil (BB). As potencialidades do manejo empresarial na região serão o foco principal das discussões que acontecem no anfiteatro Garibaldi Brasil, no Campus Universitário.

Reunião no Paraná destaca prioridades para Territórios Digitais em 2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217385.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Desde seu lançamento, em 2008, o projeto Territórios Digitais levou 110 Casas Digitais com computadores e mobiliário, acesso a Internet e capacitação às cinco regiões do Brasil. A proposta é incluir digitalmente as comunidades rurais, ampliando as perspectivas dos usuários que vivem no campo. Para debater os avanços e identificar algumas demandas específicas para o Projeto em 2011, parceiros e coordenadores se reuniram no dia 24 de março, em Curitiba, na Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) do Paraná.

Ministro promete interceder por produtores de Mato Grosso do Sul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217383.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) e a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja) vão elencar medidas para minimizar as perdas dos produtores de Mato Grosso do Sul com as chuvas dos últimos dias. A posição foi acertada no dia 11 de março de 2011 entre o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, o diretor da Famasul, Dácio Queiroz, e o presidente da Aprosoja, Almir Dalpasquali, em reunião na Base Aérea de Campo Grande.

Ex-ministro Francisco Turra fala das oportunidades do Brasil no agronegócio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217382.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] O crescimento da população no mundo e o aumento de renda estimularão a produção de alimentos, que necessitará ser elevada em 70% até 2050 para suprir a demanda. Para o Brasil este cenário representa inúmeras oportunidades. Para falar sobre o tema, a Business School São Paulo (BSP) convidou o ex-ministro da Agricultura e atual presidente da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra. O evento acontece amanhã (15/03/11), às 19h30, no Campus Morumbi.

Vacinação contra febre aftosa na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia foi 100%

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217380.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Desde 2009, apenas a região da fronteira de Mato Grosso com a Bolívia continua com três etapas de vacinação contra a febre aftosa, nas demais regiões são duas etapas. A vacinação na fronteira foi realizada no mês de fevereiro de 2011 e atingiu 100% dos animais de zero a 12 meses, em três municípios localizados na faixa de 15 quilômetros da divisa: Vila Bela da Santíssima Trindade, Porto Esperidião e Cáceres.

A produção de feijão-caupi com inoculantes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217378.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Na região Meio-Norte do Brasil, o feijão-caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp.) é cultivado basicamente em regime de subsistência, principalmente por sua ampla adaptação à diferentes condições edafoclimáticas. Um dos grandes gargalos na cadeia produtiva desta leguminosa é a produção de sementes. Apesar de não apresentar alto custo de produção de sementes em comparação com outras culturas como milho e arroz, poucos produtores utilizam tecnologias avançadas nos seus sistemas de produção.

Vencendo desafios para concretização de bionegócios no Brasil: a incubação de empresas de base tecnológica na Embrapa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217377.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A rica biodiversidade brasileira, a expansão dos mercados, o crescimento populacional, a globalização e a previsão de escassez de recursos naturais são estímulos para o desenvolvimento de negócios no campo das ciências biológicas, os bionegócios. Para realizá-los estão sendo criadas novas empresas para participar de um mercado crescente e que, além das demandas específicas por novos produtos e serviços, tem de atender a demandas sociais e econômicas em paralelo às preocupações com o meio ambiente e uso racional de recursos naturais.

Pesquisar este blog