Selecione o dia...

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Governo prepara medida provisória para reduzir em 10% o custo da energia elétrica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222356.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O custo da energia elétrica poderá baixar em pelo menos 10% para consumidores e indústria com a extinção de alguns encargos setoriais, por meio de medida provisória em preparação pelo governo para sair no início de agosto. A iniciativa, cuja informação foi antecipada ontem (26/07/12) pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, é mais uma das medidas de incentivo à economia que estão sendo estudadas pelo governo federal.

Fapesp e Thomson Reuters anunciam acordo para integração de bases de informação científica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222351.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e a divisão de propriedade intelectual e ciência da Thomson Reuters anunciaram em 25 de julho de 2012 um acordo para integrar a base de dados do programa Scientific Electronic Library Online (SciELO) à Web of Knowledge, a mais abrangente base internacional de informações científicas.

FAO pede moratória global a pesquisas utilizando vírus mortal para o gado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222350.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A agência alimentar das Nações Unidas fez no dia 23 de julho de 2012 pedido para que os países aceitem uma moratória global sobre pesquisas que façam uso do vírus da peste bovina, para garantir que a doença mortal para o gado permaneça erradicada. Doença viral altamente infecciosa, a peste bovina não afeta diretamente humanos, mas mata em poucos dias um animal doente e pode eliminar rebanhos inteiros. O último surto ocorreu no Quênia, África, em 2001.

Agricultores promovem sustentabilidade do Cerrado com modelo agroecológico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222349.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Wátila José dos Santos, 29, vive e trabalha no Assentamento Colônia I, localizado em Padre Bernardo, a 80 quilômetros de Brasília (DF). Filho de assentados da reforma agrária, o jovem agricultor aprendeu com os pais a cultivar a terra e viu o assentamento passar por momentos difíceis antes de se transformar em uma propriedade que hoje é considerada modelo por aliar o desenvolvimento econômico à conservação do bioma Cerrado.

Proposta cria selo verde para plantio sustentável de cacau

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222358.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 3665/12, do deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA), que cria o Selo Verde Cacau Cabruca para atestar a sustentabilidade e o interesse socioambiental da cacauicultura nacional. Na modalidade cabruca, a árvore do cacau é cultivada à sombra da floresta original - estima-se que 70% do produzido na região cacaueira da Bahia respeitem essa prática.

Tombini diz que Brasil está preparado para enfrentar crise

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222357.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Ao discursar ontem (26/07/12), no Global Investment Conference, em Londres, no Reino Unido, o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, disse a economia global "está muito desafiadora" para o Brasil. Segundo ele, o país está preparado para enfrentar esses desafios por meio de adaptações e esforços. De acordo com Tombini, a economia brasileira se recupera e conta com um mercado de crédito e confiança.

Mais um município, Ulianópolis, está fora da lista do desmatamento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222355.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O município paraense de Ulianópolis, localizado a 400 km de Belém, no Pará, é o quinto município brasileiro a sair da lista do desmatamento na Amazônia. O anúncio será feito hoje (26/07/12), no Centro de Convenções de Ulianópolis, às 8h30, por representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e prefeitura local. A relação, criada em 2008 pelo MMA, detalhava, à época, os 48 municípios com maiores índices de desmatamento no país.

Empresários defendem redução de impostos sobre produtos recicláveis

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222354.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A participação dos catadores de material reciclável na coleta seletiva e o envolvimento da população na separação do lixo estiveram no centro das discussões sobre a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, em evento realizado no dia 24 de julho de 2012, no Rio de Janeiro. Catadores e empresários concordaram sobre a importância de se valorizar cada vez mais a coleta seletiva do lixo.

Nova Plataforma Lattes é lançada na 64ª Reunião Anual da SBPC

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222353.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A nova Plataforma Lattes foi lançada oficialmente no dia 23 de julho de 2012, durante a Conferência "Ciência, Tecnologia e Inovação como protagonistas do Desenvolvimento Sustentável", proferida pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, na 64ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em São Luís (MA). A nova versão traz funcionalidades que introduzem possibilidades de analisar de forma sistemática as atividades de ciência e tecnologia.

Basf e Universidade Estadual de Maringá firmam parceria para estudos em culturas com cobertura fitossanitária insuficiente

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222352.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Unidade de Proteção de Cultivos da Basf firmou, no dia 25 de julho de 2012, uma parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM) para realização de estudos de eficácia em culturas com cobertura fitossanitária insuficiente (conhecidas também como minor crops), ou ainda, cultivos para os quais não há ou que existam poucas opções de defensivos agrícolas registrados, tais como melão, morango, alface, pimentão, repolho, entre outros.

Pesquisar este blog