Selecione o dia...

sábado, 26 de dezembro de 2009

Estado de Rondônia investe na produção de ovelhas para abate

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212867.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Produto diferenciado, a carne de ovelha vem ganhando cada vez mais consumidores e a demanda tem sido contínua, inclusive em Rondônia. De acordo com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária de Rondônia (Seagri), de 2003 até 2009, a criação de ovinos no Estado subiu de 63 mil para 128 mil cabeças. Incentivos a ovinocultura vem sendo contínuos, e hoje o rebanho do animal está distribuído em cerca de 4.500 pequenas propriedades em toda a região.

Pirataria de sementes inibe pesquisa e desacelera comércio internacional

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212865.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O comércio ilegal de sementes representa grande entrave para o comércio internacional do setor, pois dissemina pragas e doenças nas lavouras e inibe os investimentos em pesquisa de novas sementes. Essa é a conclusão do II Congresso de Sementes das Américas, que foi realizado no mês de setembro, em Atibaia (SP).

CIB lança Guia da Cana-de-Açúcar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212862.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Maior produtor mundial de cana-de-açúcar e um dos principais exportadores de açúcar e álcool, o Brasil largou na frente no desenvolvimento de pesquisas biotecnológicas da cultura. Tanto é assim que hoje já são cerca de 50 pedidos de liberação planejada no meio ambiente protocolados na Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). Para ampliar o conhecimento sobre as pesquisas e o mercado da cana, o Conselho de Informações Sobre Biotecnologia (CIB) desenvolveu o Guia da Cana-de-Açúcar (disponível gratuitamente - leia abaixo).

Descoberto mais um benefício do cultivo de adubos verdes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212693.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Já se sabe que o cultivo de espécies vegetais da família das leguminosas pode trazer inúmeros benefícios aos agroecossistemas, tais como: aporte de nitrogênio (N) ao solo, devido à simbiose com bactérias fixadoras de N atmosférico; descompactação do solo, resultante da ação de raízes pivotantes; ciclagem de nutrientes, depositando nas camadas superficiais nutrientes absorvidos de camadas mais profundas; adição de matéria orgânica ao solo; incremento da atividade biológica dos solos; e proteção do solo contra processos erosivos.

Recuperação de pastagens evita o desmatamento na Amazônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212866.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Mais da metade das pastagens da Amazônia está em processo de degradação. É o que indica uma estimativa feita pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que mostra que a recuperação das forrageiras na região é a alternativa para manter a competitividade da pecuária, sem elevar os índices de desmatamento.

Câmara dos Deputados aprova criação do Dia da Cultura Africana e Ameríndia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212864.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, no início do mês de dezembro, a instituição do Dia da Cultura Africana e Ameríndia, a ser comemorado no dia 13 de maio em todo o território nacional.

A charada do século: Poluir menos para produzir mais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212853.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Como combater a emissão de gases poluentes no ar sem comprometer o crescimento? Como atender a crescente demanda por água, energia e alimentos, sem acelerar ainda mais o esgotamento dos recursos naturais e aumentar o efeito estufa que faz subir o aquecimento global e as águas do mar?

Distrito de Muriaé, em Minas Gerais, é destaque na produção de hortaliças

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212776.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Pontão da Água Limpa, em Itamuri, distrito de Muriaé, na divisa com os municípios de Vieiras e Eugenópolis, é conhecido pela bela paisagem, nascentes e áreas preservadas. Mas além da beleza, outro fato de natureza econômica chama atenção: o plantio de hortaliças. A atividade beneficia diretamente 30 famílias de pequenos produtores rurais, que residem na comunidade. O apoio vem da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) de Muriaé.

Biofortificação: agricultura e saúde no combate à deficiência nutricional

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212697.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Uma novidade que busca diminuir a chamada fome oculta, a carência de vitaminas e minerais, está chegando ao campo no Brasil. São os primeiros frutos da grande aliança da biofortificação de alimentos. Depois de seis anos de pesquisas, os primeiros produtos do melhoramento genético tradicional estão surgindo e começam a ser distribuídos aos pequenos agricultores. Estamos falando dos lançamentos de variedades de feijão e feijão caupi com maiores teores de ferro e zinco, e da batata-doce de polpa alaranjada e da mandioca amarela com maiores conteúdos de betacaroteno. Nutrientes essenciais para combater a anemia e a baixa resistência do organismo e para promover a saúde dos olhos. Outros alimentos biofortificados virão como o arroz, o milho, o trigo e a abóbora.

As sementes também "dormem"

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212694.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Algumas sementes de certas plantas de valor econômico e de muitas plantas silvestres, tidas como viáveis, nem sempre germinam quando colocadas em condições ambientais favoráveis. Elas apresentam um período de repouso persistente e são denominadas dormentes. Quando as sementes apresentam condições intrínsecas normais e permanecem em repouso devido à ausência de condições ambientais favoráveis diz-se que estão em quiescência.

Pesquisar este blog