Selecione o dia...

sábado, 3 de janeiro de 2009

Produção de Tomate de Mesa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28611.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] O tomateiro é a segunda hortaliça em importância econômica e social no Brasil, onde a cultura está em plena expansão, dado que seu consumo ultrapassa 7 kg/pessoa/ano. Este livro é direcionado a produtores, estudantes e profissionais das Ciências Agrárias e Técnicas (Agrônomos e Agrotécnicos) atuantes ou que pretendem trabalhar com a tomaticultura.

Showtec 2009 será lançado no próximo dia 23

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103715.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] No campo, investimento em tecnologia é vital para crescer e fugir da crise. Para conhecer inovações em vários setores da agricultura, otimizar a produção e melhorar a rentabilidade, os produtores rurais têm uma importante vitrine: Showtec 2009, entre os dias 2 e 4 de fevereiro, em Maracaju (MS). Para o lançamento do evento, no dia 23 de janeiro, no auditório da Secretaria de Produção e Turismo (Seprotur), em Campo Grande, são esperados o governador André Puccinelli, e o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Eduardo Riedel, entre outras personalidades.

História e Impacto da Entrada da Sigatoka-negra no Brasil ? 10 anos da Identificação da Doença

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103654.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Em dezembro de 1997, durante um trabalho realizado em Tabatinga e Benjamin Constant, para avaliar a incidência e prevalência de doenças vasculares da bananeira (Moko e Mal-do-panamá) realizado pelos técnicos na época, da Delegacia Federal da Agricultura do Estado do Amazonas e Embrapa Amazônia Ocidental, Ana Fabíola, Carlinhos, José Clério Rezende Pereira e Luadir Gasparotto, detectaram uma nova doença foliar ocorrendo em bananeira, de forma severa induzindo perdas de até 100% nas cultivares prata, maçã e nos plátanos Pacovan (D?angola) e Pacovi (Banana da Terra).

Incaper fecha o ano com 80 projetos de pesquisa e 50 mil agricultores familiares assistidos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103716.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A agricultura é um dos setores da economia capixaba que mais se destacaram em 2008, graças às importantes realizações do Governo do Estado, por meio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Aqüicultura, Abastecimento e Pesca do Espírito Santo (Seag). O lançamento de tecnologias, novas variedades de produtos agrícolas e a assistência técnica à, aproximadamente, 50 mil agricultores familiares, beneficiou ainda mais a vida do homem do campo.

Produção de Pintinhos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28610.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Apesar da importância da Avicultura no agronegócio brasileiro, ela não ocupava o devido espaço nas edições em língua portuguesa. Foi a vontade de reunir os conhecimentos úteis aos avicultores, concernentes aos fenômenos reprodutivos da galinha e da produção de pintos, que estimulou o autor a elaborar esta obra. Desta forma, o profissional estudioso aqui encontra as principais informações relativas à reprodução das galinhas, sejam elas matrizes ou poedeiras. Tais conhecimentos constituem o fundamento para otimizar o desempenho zootécnico destas aves.

Barbacena vende mais flores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103699.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os pequenos produtores de flores de Barbacena aumentaram as vendas de rosas e gérberas em 37,3%. É o que aponta a pesquisa de avaliação das atividades do Sebrae em Minas Gerais para a promoção de emprego e renda no setor de floricultura na região. O levantamento mostrou que os produtores rurais dobraram a quantidade de espécies cultivadas. Cada agricultor planta em média oito tipos de flores. No ano passado o plantio era de quatro espécies.

Programa de subvenção ao seguro agrícola de Minas supera expectativas em 2008

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103697.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Programa Estadual de Subvenção Econômica para pagamento do prêmio do seguro rural (Minas Seguro), criado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, superou as expectativas no seu primeiro ano de implantação. O Minas + Seguro foi implantado para apoiar o produtor rural na contratação do seguro rural como forma de proteção contra as perdas das culturas ocasionadas por fenômenos naturais adversos (seca, geada, granizo, ventos fortes).

Evento debate consórcio de guandu, sorgo e milheto para produção de alimentos e forragens no semi-árido

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103714.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Embrapa Semi-Árido e a Universidade da Filadélfia (EUA) vão realizar no dia 9 de janeiro um workshop na cidade de Petrolina (PE) sobre "Alternativas tecnológicas para a convivência com o semi-árido ? O uso do guandu na agricultura familiar". O evento é organizado para as duas instituições apresentarem para pequenos agricultores, técnicos de organizações públicas e de não governamentais, e estudantes de curso de mestrado, resultados de pesquisa voltados, de modo especial, para as vantagens de cultivo consorciado de guandu, sorgo e milheto nas áreas dependentes de chuva.

Lei do microempreendedor deve levar 4 milhões à formalidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103717.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A aprovação do Projeto de Lei Complementar 2/07, do deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), deverá formalizar cerca de 4 milhões de profissionais liberais dentro da modalidade de microempreendedor individual (MEI). A estimativa é do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que também prevê o favorecimento de 841 redes e centrais de negócios em todo o País, que poderão ser enquadradas nas chamadas Sociedades de Propósito Específico (SPEs).

Pesquisar este blog