Selecione o dia...

sábado, 12 de setembro de 2009

PIB sobe 1,9% no segundo trimestre

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211743.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A economia brasileira cresceu 1,9% no segundo trimestre deste ano na comparação com o trimestre anterior. A maior elevação foi registrada no setor industrial, cuja alta na produção chegou a 2,1%. Já o setor de serviços apresentou elevação de 1,2%. Na agropecuária, houve queda de 0,1%.

Comissão do Senado sugere que Executivo apresente projeto para instituir política para iLPF

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211746.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Embrapa tem tecnologia disponível para triplicar a produção brasileira de alimentos, fibras e energia e ainda aumentar a produção de carne e leite ocupando apenas os cerca de 50 milhões de hectares de pastagens em degradação existentes no País sem derrubar uma única árvore. É o sistema que integra, numa mesma propriedade, Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF).

Custo de produção da soja cai mais de 20% para próxima safra em MS

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211740.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os custos de produção da cultura da soja convencional para a safra 2009/10 - para o Sul de Mato Grosso do Sul - estão em média 24,7% menores que os da safra 2008/09, e 2,8% maiores quer os da safra 2007/08. Para a soja transgênica, os custos da próxima safra estão 23,7% menores que dos da safra 2008/09 e 5,1% maiores que os da safra 2007/08. Segundo o levantamento, elaborado pela Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as reduções se devem à queda no preço dos fertilizantes e outros insumos.

Embrapa e Universidade de Wageningen preparam acordo de cooperação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211739.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Os primeiros desenhos do acordo de cooperação entre a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Universidade de Wageningen da Holanda (UW/ASG) foram traçados no último dia 10 na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande (MS) por, aproximadamente, 50 especialistas.

Código do consumidor completa 19 anos com necessidade de ajustes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211747.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Código de Defesa do Consumidor (CDC) completou 19 anos ontem (11/9) e, apesar dos avanços conquistados nos últimos anos, ainda há pontos nos quais são necessários ajustes, como a regulamentação setorial, avalia a coordenadora geral de Supervisão e Controle do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, Laura Mendes.

Investimentos no país têm queda histórica de 17% no segundo trimestre

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211745.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O nível de investimentos no país atingiu, no segundo trimestre de 2009, a taxa mais baixa da série histórica, iniciada em 1996, de acordo com dados do Produto Interno Bruto (PIB), divulgados ontem (11/9). Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a retração da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) no segundo trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2008, teve retração de 17%.

Presidente Lula diz que economia sobrevive graças aos mais pobres

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211744.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem (11/9) que os dados sobre o crescimento do Produto Interno Interno Bruto (PIB), mostram que a economia brasileira está se recuperando dos reflexos da crise financeira internacional. "O PIB de hoje demonstra também que ele só caiu do jeito que caiu por que uma parte da sociedade brasileira entrou em pânico, porque acreditou mais nas manchetes de jornais do que naquilo que falávamos que ia acontecer neste país", disse ao discusar em cerimônia em Ipojuca (PE).

Embrapa e UFRRJ busca produção de patês e conservas de tilápia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211742.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Na Semana do Peixe (1 a 15 de setembro), a Embrapa Agroindústria de Alimentos e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) aproveitam para anunciar que, em breve, o consumidor poderá ter novas opções para consumo de tilápias. Os pesquisadores estão ajustando variáveis para oferecer tilápias na forma de patês e conservas.

Importância da identificação de populações do carrapato dos bovinos resistentes a bases carrapaticidas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211738.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A resistência a pesticidas encontra-se amplamente difundida entre as populações do carrapato dos bovinos, Rhipicephalus microplus, um dos mais importantes parasitas dos rebanhos bovinos no Brasil e demais regiões localizadas entre os paralelos 32º Norte e 32º Sul do globo terrestre. O carrapato dos bovinos é uma das principais pragas do gado bovino na América do Sul, Central e a Austrália, além de gerar problemas também em partes da África e da Ásia. O diagnóstico precoce da resistência é importante para permitir o uso mais adequado dos grupos químicos disponíveis para controle, minimizar a aplicação de pesticidas e reduzir a proliferação de populações resistentes aos princípios ativos mais utilizados.

Museu Goeldi lança o mais recente número do Boletim Ciências Humanas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211732.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) acaba de lançar o mais recente número do boletim Ciências Humanas, referente ao quadrimestre maio/agosto de 2009. Contando com trabalhos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, a edição, além da divulgação de teses e dissertações, traz duas resenhas e quatro artigos científicos. A publicação pode ser acessado, gratuitamente, no site do Museu Goeldi.

Pesquisar este blog