Selecione o dia...

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Brasil terá o verão mais quente dos últimos anos, informa Inpe

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212966.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O verão brasileiro, que começou no dia 21 de dezembro, terá temperaturas acima das registradas nos últimos anos. Nas regiões Sul e Sudeste, a tendência é que continue a chover na mesma intensidade que vem sendo registrada. A informação é do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Prazo da Consulta Pública ao Sisbov termina dia 20 de janeiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212972.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] As novas normas operacionais do Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina (Sisbov) estão em consulta pública até o próximo dia 20 de janeiro. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), do dia 21 de dezembro, por meio da Portaria N° 459. O objetivo da mudança é conferir maior segurança ao sistema de rastreabilidade e simplificar as regras, principalmente, para o produtor rural, ao tornar o sistema mais acessível aos usuários.

Cartilha orienta produtores sobre certificação da cachaça de alambique

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212969.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A pequena fazenda Prazer de Minas, localizada na cidade de Esmeraldas, a 50 quilômetros do centro de Belo Horizonte (MG), produz cachaça artesanal de alambique. De lá, a bebida destilada brasileira segue para os mercados de Portugal e de outros países da Europa. Para garantir as vendas, o produtor Euler Chaves tratou de enviar aos compradores internacionais o certificado de qualidade da sua cachaça.

Diagnóstico em aves

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212957.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] No fim da década de 1990, a indústria avícola descobriu um problema ósseo, a discondroplasia tibial, ou falta de calcificação da tíbia, que atingia mais da metade dos frangos criados. A enfermidade foi um efeito indesejado do processo de seleção genética, que dava preferência às aves com mais carne para servir como reprodutoras. Os animais ficaram mais corpulentos a cada geração, mas o desenvolvimento da tíbia não acompanhou o aumento de peso. Como resultado, esses ossos não calcificavam. Permaneciam moles, em estado cartilaginoso.

Apesar do fracasso, COP-15 incluiu questão climática na agenda política

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212971.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Apesar de ter terminado sem estabelecer um acordo, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP -15) foi importante para inserir o problema do aquecimento global na agenda política brasileira. Segundo o coordenador executivo da Campanha Tic Tac Tic Tac, Aron Belinky, a conferência de Copenhague consolidou "uma grande mudança de postura do governo brasileiro" em relação ao tema.

Melhor não ter nenhum acordo em Copenhagen do que um que signifique uma catástrofe

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212970.htm
[ POLITICA # ARTIGOS ] A única oferta na mesa em Copenhagen seria condenar o mundo em desenvolvimento à perpétua pobreza e sofrimento. No nono dia da conferencia sobre o clima em Copenhagen a África foi sacrificada. A posição do bloco de negociação do G77, incluindo os estados Africanos, foi clara: um aumento de 2°C na temperatura média global se traduz em 3 - 3,5°C para a África. Isso significa, segundo a Aliança Pan-africana por Justiça Climática [em inglês: Pan African Climate Justice Alliance], "que 55 milhões de pessoas a mais poderiam estar em risco de passar fome", e "pressões relacionadas à água poderiam afetar entre 350 e 600 milhões pessoas".

Receita cria medidas para evitar recebimento indevido de restituições

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212968.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Receita Federal adotou novas medidas para coibir que empresários tentem receber indevidamente impostos e contribuições federais já pagos (créditos tributários). No dia 17 de dezembro, o Fisco já tinha anunciado medidas para fechar o cerco a empresas devedoras.

Congresso Brasileiro de Soja de 2012 será realizado em Cuiabá

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212959.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O 6º Congresso Brasileiro de Soja (CBSoja) de 2012 ocorrerá em Cuiabá. O ofício comunicando a escolha para realizar um dos maiores encontros sobre soja no país chegou na Associação de Produtores de Soja do Mato Grosso (Aprosoja), que pleiteou o evento para o estado. A capital mato-grossense concorreu com Salvador, Florianópolis e Foz do Iguaçu.

Bahia negocia vinda da primeira indústria de turbinas eólicas da América Latina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212958.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Em paralelo às discussões mundiais sobre o futuro climático do Planeta, em Copenhagen, o Governo da Bahia assinou, durante o evento, um protocolo de intenções com a multinacional Alstom, em prol da energia limpa. O acordo, firmado no Convento do Carmo Hotel, prevê a instalação da primeira unidade industrial de turbinas eólicas na América Latina.

O consumidor e a ciência sensorial

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212626.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Testes sensoriais são realizados desde o tempo em que tem havido seres humanos avaliando a superioridade e a inferioridade de alimentos, água, objetos, casas e tudo mais que pode ser usado ou consumido. No início do século XX, a sistematização originou o provador profissional e o consultor, enquanto se desenvolviam as indústrias de alimentos, bebidas e cosméticos. A literatura cresceu com o uso do termo "teste organoléptico" para exprimir a medição objetiva de atributos sensoriais. Mas a história da análise sensorial foi traçada baseando-se nos esforços de guerra para fornecer alimentos aceitáveis às forças americanas. A partir dessa necessidade, surgiram então os métodos de degustação com base científica.

Pesquisar este blog