Selecione o dia...

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção mais do que quadruplica em 16 anos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102494.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O número de espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção passou de 108 espécies, em 1992, para 472 espécies, mais do quadruplicando em um período de apenas 16 anos. Os dados fazem parte da nova Lista Oficial das Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção, elaborada pela Fundação Biodiversidade, sob encomenda do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Agência Indonésia de Pesquisa e Desenvolvimento Agrícola articula parceria com Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102497.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O agrônomo Sumardjor Gatot Irianto, diretor da Agência Indonésia de Pesquisa e Desenvolvimento Agrícola (IAARD), visitou a Embrapa Cerrados (Planaltina ? DF) e a Embrapa Hortaliças (Gama ? DF) na última semana para conhecer as pesquisas em andamento com soja, pastagens, gado de corte e biotecnologia aplicada à horticultura.

MercoAgro encerra em Chapecó com volume de negócios de US$ 350 milhões

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102496.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A expansão e a efervescência que vive o mercado mundial da carne se refletiu na Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne - MercoAgro 2008 - encerrada no último dia 19, em Chapecó (SC). Os negócios chegaram a surpreendentes US$ 350 milhões de dólares, volume que representa um volume duas vezes maior que o registrado na edição de 2006.

Inseticida biológico é certificado para uso em agricultura orgânica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102491.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vai colocar um "ponto final" nos ataques de lagartas às culturas agrícolas no Brasil. Hoje, 23 de setembro, às 15h30, durante a abertura oficial da VI Ciência para a Vida, será lançado o Ponto.Final., um inseticida totalmente biológico capaz de controlar essas pragas, sem fazer mal à saúde humana, de animais e ao meio ambiente.

Feileite 2008 abriga Torneio Leiteiro Multi-Raças do gado Holandês

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102522.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Por se tratar de um dos principais eventos leiteiros de âmbito nacional e internacional e, conseqüentemente, por estabelecer o papel de vitrine do setor, a Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa escolheu a Feileite 2008 para realizar seu Torneio Leiteiro Multi-Raças Holandês e Convidados. Tal acontecimento será realizado entre os dias 27 e 30 de outubro, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP).

InterConf recebe mais de 1000 participantes e se consolida como novo fórum de debate da pecuária intensiva nacional

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102521.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os mais de 1000 profissionais, entre pecuaristas, empresários, representantes de empresas e entidades de ensino e pesquisa ligados ao setor de pecuária de corte do Brasil e exterior, que lotaram o auditório do espaço de eventos Oliveira1s Place, em Goiânia (GO), deram a 1ª edição da InterConf (Conferência Internacional de Confinadores), a real dimensão que um evento desse nível precisa ter para ganhar credibilidade no cenário internacional.

Tom Allen ministra curso Internacional de Odontologia em Eqüinos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102518.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Atualmente a odontologia eqüina faz parte da rotina de hípicas, haras, centros de treinamento e jóqueis. Devido às modificações nos hábitos e padrões alimentares dos eqüinos, causada pela domesticação e confinamento, tornou-se necessário realizar o acompanhamento odontológico, pois o conforto promovido pelo tratamento facilita o trabalho do treinador e o aprendizado do potro é menos estressante, tornando o papel do dentista essencial na doma.

Universidade do Cavalo ensina como agir em emergências clínicas eqüinas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102517.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O atendimento prestado nos primeiros socorros em um acidente ou em pequenas emergências clínicas pode ser crucial e quando não é realizado de maneira correta pode prejudicar a saúde dos animais. Em virtude disso, a Universidade do Cavalo realizará um dos seus cursos mais procurados, de Enfermagem e Primeiros Socorros em Eqüinos, nos dias 11 e 12 de outubro.

Áreas de plantio capixabas são destinadas prioritariamente à produção de alimentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102515.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Um levantamento realizado pela Gerência de Informação e Análise, da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca do Espírito Santo (Seag) revela que as terras capixabas destinadas a plantio são ocupadas em grande parte para exploração de atividades cujos produtos são destinados ao consumo humano. A silvicultura (árvores florestais), por exemplo, ocupa apenas 10,38% das áreas de plantio com o cultivo do eucalipto e seringueiras.

Simepar divulga previsão climática para a primavera de 2008 no Paraná

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102513.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Instituto Tecnológico Simepar divulgou a previsão climática para a Primavera/2008, que começou ontem (22/9), às 12h44. De acordo com a análise do Simepar, instituição vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI), o volume de chuvas na primavera ficará próximo da média histórica, só que com pancadas de chuva mais intensas, com grande incidência de raios e ventos fortes.

Concurso de café em Apucarana garante boas notas aos produtores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102512.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A dedicação e o profissionalismo dos cafeicultores familiares Aurino Akohoto Kitagawa e Nilton Yoshio Fukushima foram componentes determinantes, aliados às condições topográficas e climáticas locais, para conquistarem na noite do último dia 19, durante a abertura da 4ª Festa do Café do distrito Pirapó, os primeiros lugares das duas categorias da etapa regional de Apucarana do Concurso Café Qualidade Paraná 2008.

Pelas folhas e raízes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102511.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Em dias de neblina intensa ou umidade do ar muito elevada, certas árvores usam um mecanismo diferente para extrair do ambiente a água de que necessitam para se manter vivas, crescer e se reproduzir. Em vez de absorver apenas pelas raízes a água disponível no solo, também retiram vapor d?água da atmosfera por meio de suas folhas.

Fórum Regional de Biotecnologia acontece em Sorocaba (SP)

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102510.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Com o tema Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável, a primeira edição do Fórum Regional de Biotecnologia será realizada de 30 de setembro a 3 de outubro, em Sorocaba, interior de São Paulo. Organizado pela Universidade de Sorocaba (Uniso) e pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), o evento contará com palestras e apresentações de trabalhos de pesquisadores de várias instituições de pesquisa.

Plantio da Primavera vai semear 10 milhões de mudas nas margens dos rios do Paraná

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102509.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná deu início ao Plantio da Primavera em todo o Estado. No último dia 21, Dia da Árvore, o programa Mata Ciliar plantou as primeiras das 10 milhões de mudas de espécies nativas que as margens de rios, ribeirões e córregos paranaenses vão receber até o Dia do Rio (24 de novembro). "Com esta ação estaremos muito próximo de atingir a meta de plantar 100 milhões de mudas em todo o Paraná", afirma o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues.

ERC lança chamada de 296 milhões de euros para jovens pesquisadores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102508.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Conselho Europeu de Pesquisa (ERC, na sigla em inglês) lançou chamada de propostas para o programa Starting Grants ? ERC, voltado para jovens pesquisadores de qualquer nacionalidade. Podem se candidatar pesquisadores que tenham obtido doutorado há mais de três anos e menos de oito anos.

CTNBio libera mais quatro variedades de organismos geneticamente modificados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102507.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou no último dia 18 a liberação comercial de mais quatro variedades de organismos geneticamente modificados (OGMs). Foram aprovadas duas variedades de milho, uma de algodão e uma vacina animal contra a circovirose suína.

Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2008 anuncia vencedores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102505.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Foram anunciados os trabalhos vencedores do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2008, promovido pela Reunião de Ciência e Tecnologia do Mercosul (Recyt). O prêmio selecionou os melhores estudos sobre o tema Biocombustível, elaborados por estudantes e pesquisadores da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Máquinas agrícolas poderão ter isenção de Imposto de Importação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102503.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Projeto de Lei 3826/08, do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), prevê a isenção do pagamento de Imposto de Importação (II) para a compra de máquinas, equipamentos e insumos agrícolas. A proposta altera o Decreto-Lei 37/66 e a Lei 8.032/90. O projeto prevê que o montante da renúncia fiscal que será gerada com a medida será incluída no orçamento da União.

Encontro da ONU vai discutir desenvolvimento mundial

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102495.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A 63ª sessão da Assembléia-Geral da Organização das Nações Unidas começa hoje (23/9) e deve reunir representantes dos 192 países-membros da ONU. O encontro será na sede da organização, em Nova York (EUA). Temas como mudanças climáticas, promoção dos direitos humanos, combate à fome e à pobreza, desarmamento e combate ao terrorismo vão fazer parte dos debates, que encerram no dia 1º de outubro.

Analistas elevam para 5,17% expectativa de crescimento econômico este ano

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102493.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A projeção de analistas de mercado para o crescimento da economia neste ano subiu de 5,01% para 5,17%. A estimativa consta do boletim Focus, publicação semanal elaborada pelo Banco Central (BC) com base em consulta a analistas de mercado sobre os principais indicadores da economia.

Início da primavera muda incidência de chuvas na maior parte do país

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102492.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A primavera começou ontem (22/9) no Hemisfério Sul, às 12h44. A chegada da nova estação trará mudanças na incidência de chuvas e na variação de temperaturas na maior parte do Brasil, de acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Seminário do PENSA/FIA debate o papel de uma ONG nos sistemas agroindustriais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102502.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O PENSA - Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agroindustrial, da Fundação Instituto Administração (FIA), promove o seminário O papel de coordenação de uma ONG nos sistemas agroindustriais (SAGs), que acontece no dia 26 de setembro, na FEA/USP, em São Paulo. Entre os principais tópicos em discussão está a influência dos ambientes institucionais, tecnológicos e organizacionais na coordenação dos SAGs em diferentes regiões do país.

Segurança em Condomínios

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28408.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Atualmente, o conceito de que condomínios são mais seguros do que casas contra a criminalidade já não é mais a realidade, uma vez que tem crescido acentuadamente os casos de assaltos e invasões a condomínios, desde os mais simples até os de alto padrão. Por isso, nada mais sério e importante para os Síndicos e Administradores do que organizar e manter adequados e eficientes sistemas de segurança nos condomínios sob sua responsabilidade. E é para vir ao encontro dessa necessidade, tão atual, que o CPT coloca à disposição do público este curso.

Segurança Alimentar em Supermercados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28407.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O maior desafio de um supermercado para manter o controle de qualidade dos alimentos é, sem dúvida, a adoção de técnicas simples, de segurança alimentar. Infelizmente, muitos profissionais deste ramo não conhecem estas técnicas. Este curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos visa ensinar e motivar proprietários e gerentes de supermercados a trabalharem em um ambiente, onde os conceitos de segurança alimentar estejam presentes em todas as etapas do negócio.

Pesquisar este blog