Selecione o dia...

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Senador quer anular edital do CNPq que favorece assentamentos rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212214.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os senadores deverão votar, no período do expediente que antecede a sessão plenária deliberativa de amanhã (27/10), às 14h, requerimento do senador Raimundo Colombo (DEM-SC) que solicita ao Tribunal de Contas da União (TCU) a realização de inspeção no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com o propósito de anular edital da instituição.

Relatório do FMI aponta retomada da recuperação econômica na América Latina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212217.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Fundo Monetário Internacional (FMI), divulgou no último dia 23, um relatório sobre a recuperação da América Latina e do Caribe diante da crise econômica mundial. Intitulado Crise Evitada: o que virá a seguir (clique no título para baixar - arquivo PDF), o documento mostra como a região está se recuperando da recessão internacional.

Cuidados contribuem para obter uma boa estação de monta

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212215.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O início da estação chuvosa no Cerrado prediz o início da estação de monta, época de reprodução do gado de corte na região. O período requer bastante atenção do pecuarista, que obtém melhor resultado ? um maior número de vacas prenhes ? a partir de medidas relativamente simples. "O animal só parte para a reprodução se estiver com outras necessidades mais básicas bem atendidas", relata o veterinário da Embrapa Cerrados Luiz Gustavo Siqueira, que é especialista em reprodução animal.

Stephanes e produtores querem fim das importações de fertilizantes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212208.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, ganhou forte aliada, esta semana, na luta em defesa do uso das reservas nacionais de fósforo, potássio e nitrogênio, com vistas a tornar o Brasil auto-suficiente em fertilizantes. Stephanes ganhou o apoio formal da presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu (DEM-TO).

Universidade da Fronteira Sul abre inscrições para professores até 9/11

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212216.htm
[ ECONOMIA # CONCURSOS ] Estão abertas as inscrições para o concurso público da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), que vai selecionar professores para os campi de Chapecó (SC), sede da instituição, Cerro Largo (RS), Erechim (RS), Laranjeiras (PR) e Realeza (PR). São 165 vagas para diversas áreas e as inscrições devem ser feitas até as 20h de 9 de novembro.

Senado quer estender Garantia-Safra aos agricultores familiares da Região Norte

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212213.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Agricultores familiares da área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) que perderem suas lavouras devido a secas ou excesso de chuvas poderão passar a receber o benefício do programa Garantia-Safra. O recursos já são assegurados aos pequenos produtores residentes em localidades abrangidas pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e também a municípios menos desenvolvidos do Espírito Santo. Proposta prevendo a ampliação do programa deverá ser votada amanhã (27/10) pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal.

Termina dia 20/11 inscrições para pós-graduação gratuita em Análise Ambiental e Gestão do Território do IBGE

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212212.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Estão abertas, até o dia 20 de novembro, as inscrições para a seleção do curso de Pós-Graduação (Lato Sensu) em Análise Ambiental e Gestão do Território, da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O curso é completamente gratuito, voltado para profissionais do setor público ou privado que desejam atuar no planejamento do uso de recursos naturais, e oferecerá 30 vagas. O Edital da Pós-Graduação está disponível no site www.ence.ibge.gov.br.

Brasil e Uruguai analisam implantação do sistema de pagamentos em moeda local

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212211.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Banco Central (BC) anunciou, no último dia 23, que Brasil e Uruguai assinaram carta de intenções para implantar o sistema de pagamentos em moeda local (SML), entre os dois países, nas mesmas bases em que funciona o SML Brasil-Argentina, iniciado em setembro do ano passado. Essa sistemática permitirá que os pagamentos de importações e exportações entre Brasil e Uruguai sejam feitos nas respectivas moedas, sem a conversão do real e do peso uruguaio para o dólar norte-americano.

Fapeam anuncia investimento de R$ 31 milhões para pesquisa de biocombustíveis e formação profissional

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212210.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Odenildo Sena, anunciou, no último dia 23, em Manaus (AM), a liberação de R$ 31 milhões para o financiamento de bolsas de doutorado, pós-doutorado e projetos de pesquisa voltados para o desenvolvimento científico regional. Os recursos são da Fapeam, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC).

Gripe suína entre crianças e adolescentes aumenta70% em Apucarana

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212209.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Em Apucarana, região central do Paraná, município a 369 quilômetros de Curitiba, o número de casos confirmados de influenza A (H1N1) ? gripe suína ? entre crianças e adolescentes aumentou em 70%, no último mês. Atualmente, são 1.378 casos suspeitos da doença. Dos 86 casos confirmados em laboratório, 42,68% foram registrados em crianças de até 10 anos e 18,29% na faixa etária de 11 a 16 anos.

Pesquisar este blog