Selecione o dia...

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Entrada da Venezuela no Mercosul pode alavancar bloco e fortalecer relações

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212154.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Terceira economia da América do Sul e com um Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 320 bilhões em 2008, a Venezuela não salvará o Mercosul, abatido pela queda nas trocas comerciais entre os países-membros em decorrência da crise econômica global. Mas seu ingresso no bloco poderá ampliar a capacidade de influência dos países vizinhos no destino político da Venezuela e nas relações multilaterais com governos, como o dos Estados Unidos.

Grupo busca compensação para produtor que praticar pecuária sustentável

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212157.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS), formado por varejistas, bancos, frigoríficos, ONGs ambientalistas, representantes dos produtores e pela Embrapa Pantanal, vai se reunir nos dias 9 e 10 de novembro em São Paulo para encaminhar as discussões técnicas em função da definição de seu compromisso com a pecuária sustentável.

Semana de Ciência e Tecnologia terá mais de 11 mil atividades previstas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212153.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começou ontem (19/10) e vai até o próximo dia 25 em todo o país, com o tema Ciência no Brasil. Estão previstas atividades como feiras de ciência, palestras, oficinas, jornadas de iniciação científica, distribuição de cartilhas, encartes e livros, exibição de filmes e vídeos científicos e exposição itinerante.

Lula afirma que quer dobrar o comércio entre Brasil e Colômbia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212151.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem (19/10) durante encontro com o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, em São Paulo, que o Brasil tem que liderar o processo de integração da América Latina. "Temos que reconhecer que somos a maior economia deste continente e exercer o nosso papel durante a integração dos países latino americanos", afirmou.

Estudo aponta necessidade de registro de herbicidas em sistemas de integração lavoura-pecuária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212158.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O manejo de herbicidas no sistema de integração lavoura-pecuária com o objetivo de inibir o crescimento temporário de espécies forrageiras e permitir o desenvolvimento de culturas anuais, seja o milho, a soja ou o sorgo, ainda não se fundamenta em modalidades específicas de registro no Brasil. O alerta é do pesquisador Maurílio Fernandes de Oliveira, da área de Desenvolvimento de Sistemas de Produção da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas/MG), e foi publicado na Circular Técnica nº 110 (acesse link ao final da matéria).

Pragas iniciais da soja: controle deve começar antes da semeadura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212156.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A cultura da soja pode ser atacada por pragas desde a semeadura até a fase final de enchimento de grãos. O ataque começa com as pragas iniciais, seguido pelos insetos desfolhadores e brocas e, finalmente, pelos sugadores (percevejo e mosca branca). O pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS), Crébio José Ávila, explica que as pragas iniciais são aquelas que ocorrem nos primeiros estádios de desenvolvimento da cultura, ou seja, até 30 dias depois da semeadura.

Ministro diz que objetivo é transformar o Brasil no país do pescado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212155.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O governo trabalha para desenvolver o cultivo de peixes e de outros frutos do mar com o objetivo de dar à atividade pesqueira um desenvolvimento sustentável, que transforme o Brasil no país do pescado. Ao comentar o assunto, o ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, acentua que o Brasil captura 1 milhão de toneladas de peixes, mas pode chegar a até 20 milhões, por causa da extensão de sua costa e de ter em seu território a maior reserva de água doce do planeta.

Novo serviço Débito Direto Autorizado poderá ser cobrado pelos bancos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212152.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os bancos já estão prontos para receber o cadastramento dos clientes interessados em aderir à cobrança eletrônica de suas contas, abolindo de forma opcional os boletos bancários e simplificando seus pagamentos. O cadastramento pode ser feito por pessoa física ou jurídica em mais de uma instituição bancária. Trata-se do Débito Direto Autorizado (DDA), desenvolvido por 70 bancos com apoio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

IICA completa 67 anos de atuação em 34 países das Américas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212148.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) comemorou, no dia 7 de outubro, a passagem de seus 67 anos de sua criação. Trinta e quatro países da Organização dos Estados Americanos (OEA) uniram-se em torno de uma proposta comum, buscando o progresso do hemisfério a partir de ações de desenvolvimento sustentável no meio rural, facilitando e fortalecendo o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre os países das Américas e Caribe, bem como outros países de outros continentes.

IICA organiza o V Fórum Internacional de Agronegócios de Frutas Tropicais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212145.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) realiza, nos dias 21, 22 e 23 de outubro, o V Fórum Internacional de Agronegócios de Frutas Tropicais, em San Salvador. O fórum objetiva oportunizar o intercâmbio de informações e experiências de sucesso sobre as principais ações e atividades vinculadas às cadeias agroalimentares de frutas da América Central e outros países, assim como os processos de produção e exportação.

Pesquisar este blog