Selecione o dia...

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Setor produtivo defende fim da cobrança de adicional sobre insumos importados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102245.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Adubos, defensivos e fertilizantes poderão ficar desonerados do Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM), que consiste em taxas cobradas sobre o valor do frete de mercadorias que chegam aos portos brasileiros. O consultor de Logística e Infra-Estrutura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Luiz Antônio Fayet, explica que o fim da cobrança deste adicional reduziria de 5% a 10% o preço final destes insumos, que estão entre os itens que mais pesam nos custos de produção da atividade agropecuária.

Produtores querem mudanças no novo regulamento de inspeção sanitária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102239.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Cadeias produtivas que trabalham com produtos de origem animal, como carne, leite, mel, pescados e derivados, estão se organizando para apresentar propostas de modificações ao novo Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária dos Produtos de Origem Animal (RIISPOA). O documento, que se encontra em consulta pública até o dia 15 de setembro, traz alguns avanços em relação ao regulamento vigente, que data de 1950, mas ainda apresenta pontos que merecem ponderação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Inovação no agronegócio brasileiro pode resolver questão alimentar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102237.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Detentor de 23% das espécies de cultivares de todo o planeta, com 20 mil registradas apenas na Amazônia, o Brasil é um cofre de patrimônio químico inexplorado. Além de ser responsável pelo crescimento econômico nacional, a variedade de recursos genéticos aliada ao desenvolvimento de uma tecnologia de ponta pode resolver grandes problemas sociais como a necessidade de se multiplicar os insumos alimentícios para dar conta da duplicação do número de pessoas que habitará o planeta até 2050.

Primavera sem La Niña promete boa safra

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102235.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Com o fim do fenômeno La Niña, o frio chegou mais cedo, antes mesmo da estação do inverno, que para algumas regiões foi mais rigoroso esse ano. Com a proximidade do início da primavera, às 12h44 (horário de Brasília) do dia 22 de setembro, as condições climáticas de neutralidade, que apresentam, em média, 60% de probabilidade de permanecerem assim até junho de 2009, propiciam às estações do ano a manifestação de suas características típicas locais para cada região brasileira.

Consultores reconhecem aptidão do Brasil para participar de pesquisas com mandioca

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102257.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Os três consultores da Fundação Bill e Melinda Gates que estiveram no Brasil com objetivo de conhecer o funcionamento da cadeia produtiva da mandioca e pesquisas relacionadas ao setor, avalizaram o País como apto a participar do fundo que deverá ser disponibilizado para investimentos em pesquisas relacionadas à mandioca, visando combater a fome no Mundo.

TV Sebrae ganha novos vídeos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102255.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A partir do dia 1º de setembro, a TV Sebrae, no Portal do Sebrae, ganha novos programas. Agora os visitantes terão à sua disposição mais de 200 vídeos sobre empreendedorismo e gestão de negócios. Desde sua entrada na internet, em 1º de junho, os vídeos da TV Sebrae já foram assistidos por mais de 35 mil pessoas.

Valtra apresenta na Expointer e na Fenasucro seu primeiro trator acima de 200 cv

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102253.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Para marcar presença na Expointer, em Esteio (RS), e na Fenasucro e Agrocana, em Sertãozinho (SP), a Valtra lança o trator BH 205i, de 210cv (foto ao lado), primeiro trator da empresa nessa potência, desenvolvido a partir de solicitações de clientes de diversos setores agrícolas, especialmente para o sucroalcooleiro e para atividades que exigem alta potência e maior desempenho, aliando benefícios econômicos e ambientais.

Diversos usos da manipueira são discutidos em encontro na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102252.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Visando a difusão da manipueira, resíduo líquido obtido da prensagem da massa da mandioca, a divulgação dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos com o produto e as diversas alternativas de utilização, acontece até amanhã (4/9), no campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em Vitória da Conquista, o 1º Seminário Nacional sobre Manipueira. O evento é coordenado pela Cooperativa Mista Agropecuária dos Pequenos Agricultores do Sudoeste da Bahia (Coopasub).

Mutirões atuam na renegociação de dívidas agrícolas de produtores familiares baianos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102251.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Com ação concentrada em 10 territórios e a expectativa de que 100 mil produtores familiares e assentados da reforma agrária efetivem a adesão e se beneficiem da Medida Provisória 432, editada pelo Governo Federal, que concede descontos, reduz os juros e amplia o prazo de pagamento de dívidas agrícolas, a Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia (Seagri), em parceria com os bancos do Brasil e do Nordeste, está promovendo entre os dias 8 e 12 de setembro, a Semana da Renegociação. O trabalho é uma iniciativa da Superintendência da Agricultura Familiar (Seagri/Suaf) e da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA).

25º Encontro Estadual de Hortigranjeiros dará destaque também à pecuária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102250.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Entre os dias 11 e 14, inicia o 25º Encontro Estadual de Hortigranjeiros, no Parque de Exposições de Santa Rosa (RS), reunindo mais de 450 expositores. Pela primeira vez, durante o evento, será realizado o Shopping de Animais, um espaço destinado à comercialização de ovinos, eqüinos e bovinos de corte.

Comércio eletrônico é desafio para pequenas empresas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102249.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Paraná é sede, nesta semana, de mais um Ciclo de Seminários - Comércio Eletrônico para Micro e Pequenas Empresas, organizado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara e-Net) e o Sebrae/PR. São palestras e oficinas práticas para empresários interessados em ingressar no comércio pela internet. O Ciclo de Seminários acontece amanhã, dia 4, no auditório do Sebrae/PR, em Curitiba, das 8 às 18 horas, e tem como tema central "Sua Empresa na Economia Digital". Dentre os conferencistas convidados, estão representantes dos Correios, Intel, UOL, Locaweb, Google, Visanet, Microsoft, VeriSign e Banco do Brasil.

1º animal a nascer na Expointer é da região de Bagé

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102246.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Um terneiro da raça Jersey, da Estância e Cabanha Cinco Salsos localizada na em Aceguá (RS), foi o primeiro animal que nasceu no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, no período da Expointer 2008. O bezerro é filha da Americana Maker do Cinco Salsos e nasceu no início da tarde do dia 29 de agosto.

Governo prepara lei de responsabilidade educacional para gestores da rede pública

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102244.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Até o final deste ano, o governo deve ter pronta uma proposta para criar no país uma lei de responsabilidade educacional que, a exemplo da Lei de Responsabilidade Fiscal, estabelecerá metas de conduta para os gestores de escolas públicas.

Livro revela o melhor da culinária gaúcha na Expointer

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102240.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] O livro Sabores do Rio Grande é uma das atrações da área dedicada à culinária na Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários - Expointer, que segue até o próximo dia 7 em Esteio, região metropolitana de Porto Alegre. Editada com o apoio do Sebrae gaúcho, a publicação traz em sua terceira edição uma seleção de pratos sofisticados feitos de carne suína e mel.

Pantanal brasileiro concorre para ser uma das 7 maravilhas da natureza

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102238.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Pantanal, representado pelo Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense, está concorrendo ao título de uma das 7 maravilhas naturais da terra. O concurso, de caráter internacional, é promovido pela entidade New7Wonders, a mesma que realizou a eleição das novas maravilhas monumentais do planeta, com a eleição do Cristo Redentor (RJ). Agora, a escolha é das sete maravilhas da natureza.

Produção de Queijos de Leite de Cabra

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28368.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A indústria do leite de cabra tem sido uma ótima alternativa para a caprinocultura leiteira. Neste curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, estão informações sobre a utilização do leite de cabra para a produção de um dos seus mais apreciados derivados: os queijos. Você vai ver como produzir leite de forma higiênica e como fazer o controle do leite para a industrialização. Você vai aprender as técnicas para produzir cinco tipos de queijos de leite de cabra: boursin; frescal de cabra; chevrotin; moleson; e, queijo de cabra fundido.

Produção de Queijos - Minas Frescal, Mussarela, Gouda

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28367.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O queijo Minas Frescal é o mais importante queijo nacional, sendo produzido desde por pequenos produtores de leite e queijo até por grandes queijarias por ser um produto de grande aceitação em todo o território nacional. O queijo Mussarela é um dos queijos mais importantes em todo o mundo, sendo amplamente utilizado em pratos grelhados, sanduíches e pizza. É muito consumido por donas de casa e em praticamente todos os estabelecimentos de alimentação. É apresentado, neste curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, em suas variedades tradicional, trancinha e palito.

Pesquisar este blog