Selecione o dia...

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Governo vai proibir desmatamento em 36 municípios

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28883.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O governo irá proibir a concessão de autorizações para desmatamento nos 36 municípios brasileiros que, juntos, responderam por 50% da área desmatada em 2007. Uma portaria determinando a proibição será publicada hoje (25/1) pelo Ministério do Meio Ambiente. A medida foi anunciada pelo secretário-executivo do ministério, João Paulo Capobianco, em entrevista coletiva logo depois de reunião de emergência no Palácio do Planalto para discutir o aumento dos índices de desmatamento na Amazônia.

CNA defende políticas compensatórias para que produtores evitem derrubar árvores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28884.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) entende que o desmatamento na Amazônia só será controlado de forma adequada se o governo federal não se preocupar apenas em punir, mas oferecer políticas compensatórias para que os produtores evitem a derrubada de árvores. A tese foi defendida ontem (24/1) pelo presidente da Comissão Nacional de Meio Ambiente da CNA, Assuero Veronez, em entrevista à Agência Brasil.

Ministérios da Fazenda e da Agricultura negociam possível prorrogação de dívidas rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28881.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, disse ontem (24/1) que ?a questão da dívida rural tem que ser tratada tecnicamente, de acordo com a complexidade de cada caso?. Algumas das dívidas, segundo ele, vêm ?rolando? a quase 20 anos e se acumulando; umas decorrentes de planos econômicos, e outras em razão de frustração de safras.

Brasil e China vão intensificar cooperação técnica para produção de álcool a partir de mandioca

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28879.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa promove amanhã (25/1), de 8h30 às 12h, na Sede da Empresa em Brasília, reunião com uma delegação chinesa composta por representantes de várias instituições de pesquisa com o objetivo de discutir as diretrizes de cooperação técnica entre os dois países para produção de álcool a partir de mandioca. O evento está sendo promovido pelas unidades da Embrapa - Recursos Genéticos e Biotecnologia; Cerrados; Agroenergia e Mandioca e Fruticultura Tropical, e vai contar com a presença do Diretor-Executivo da Embrapa, José Geraldo Eugênio de França, além de pesquisadores e dirigentes da Empresa. A comitiva chinesa fica no Brasil até o dia 28 de janeiro, quando visita a Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, em Cruz das Almas, na Bahia.

Com regulamentação, governo poderá investir mais na área de orgânicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28885.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O secretário de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social do MCT, Joe Valle, afirmou ontem (24/1) que, com a regulamentação do setor de orgânicos, o governo federal poderá investir maciçamente, e com mais foco, na pesquisa e inovação na área. Valle fez a afirmação ao participar de reunião na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal (Sebrae-DF).

Showtec 2008 espera 9 mil visitantes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28882.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Showtec 2008, uma universidade a céu aberto. Foi esta a definição dada pelo diretor executivo da Fundação MS, Dirceu Luiz Broch, ao Showtec, durante a cerimônia de lançamento do evento que reuniu, ontem (24/1), no auditório da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul (Agraer), o governador do estado André Puccinelli, a secretária de Desenvolvimento Agrário, Produção e Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, o prefeito de Maracaju (MS), Maurílio Ferreira Azambuja, o presidente da Fundação MS, Nivaldo Krüger e ainda representantes de entidades de classe e diversos segmentos do agronegócio.

Famasul e Senar-AR/MS participam do Showtec 2008

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28878.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] O vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL), Eduardo Riedel, o diretor-secretário da entidade, Dácio Queiroz, e a superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ? Administração Regional de MS (Senar-AR/MS), Maria Anita Medeiros, participaram ontem (24/1), do lançamento do Showtec 2008. As duas entidades serão parceiras do evento que acontece entre os dias 13 e 15 de fevereiro, em Maracaju.

Rastreabilidade na cadeia produtiva do vinho brasileiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28874.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A implantação de um controle de rastreabilidade na cadeia produtiva do vinho passa por aspectos legais, produtivos, de marketing e pela tecnologia da informação. Tornada obrigatória pela legislação da União Européia, os produtores brasileiros deverão tratar dessa questão com urgência. Sua implantação deve ser encarada também como ferramenta de marketing, pois agrega valor ao produto, o que é um dos principais objetivos dos produtores vinícolas nacionais.

Publicação trata do cultivo do Pau de Balsa em Mato Grosso

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28864.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Secretaria de Desenvolvimento Rural de Mato Grosso (Seder-MT) realizou uma solenidade no último dia 22 para a entrega oficial das ?Diretrizes Técnicas para o Cultivo do Pau de Balsa (Ochroma pyramide)?. O objetivo é fomentar o desenvolvimento Florestal em Mato Grosso, pois além dessa, já foram publicadas as diretrizes da Teca, Seringueira e Eucalipto. A publicação é resultado de um estudo realizado pela Seder-MT, Empresa Mato-Grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural (Empaer), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a empresa Balsa Reflorestadora. O documento contém informações técnicas ao produtor, como cultivo, manejo, comercialização e rentabilidade.

Aplicação de Fertilizantes e Defensivos Via Irrigação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27929.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A aplicação de produtos químicos, via água de irrigação (Quimigação), como fertilizantes, fungicida, herbicida, inseticida, entre outros, vem sendo cada vez mais utilizada, contribuindo para o alcance de maior eficiência, menor custo operacional e maior produtividade das culturas. Neste curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, são abordados os principais assuntos que se encontram diretamente relacionados com a forma correta de se praticar a quimigação: vantagens da quimigação; aspectos ambientais e medidas de segurança; a quimigação e os métodos de irrigação; características dos produtos químicos; equipamentos de injeção de produtos químicos; e, a calibração dos equipamentos.

Pequenas Indústrias Rurais de Cana-de-açúcar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27478.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] O livro Pequenas Indústrias Rurais de Cana-de-açúcar: melado, rapadura e açúcar mascavo, aborda aspectos tecnológicos associados aos processos de plantio, escolha de variedade, colheita, processamento e à qualidade que o produto final deve ter para atender mercados interno e externo. Analisa também a qualidade da matéria-prima; a produção de açúcar mascavo, rapadura e melado; o controle de qualidade na produção; e analisa ainda os aspectos financeiros do projeto agroindustrial.

Cultura da Seringueira no Cerrado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27477.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A obra recomenda técnicas de manejo para diversas fases da cultura, desde a formação das mudas, o estabelecimento e a condução do seringal, até a extração e a comercialização da borracha. São enfocados e discutidos aspectos, como mercado, exigências de clima e de solo, escolha e preparo de área, correção da fertilidade do solo, plantio, sistemas agroflorestais e controle de plantas daninhas, de pragas e doenças. Embrapa Cerrados.

Pesquisar este blog