Selecione o dia...

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Forum Cyted Iberoeka 2009 apresenta inovações e oferece oportunidades de negócios para exportadores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212065.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Nos dias 23 e 24 de novembro, será realizado o Iberoeka 2009 onde serão apresentadas inovações e oportunidades de negócios para empresas e instituições que atuam no comércio exterior. O evento é organizado pelo Cyted com apoio de várias entidades íbero-americanas, entre elas a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Brasil. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 31 de outubro próximo, e ainda cobrem os custos de hospedagem no El Pueblo Resort situado ao pé da Cordilheira dos Andes nos arredores de Lima (Peru), local onde será realizado o evento.

Indústria do etanol quer regras mais claras e menos impostos para o setor

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212100.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Marcos Jank, defendeu na Câmara dos Deputados a criação de marco regulatório e de política tributária mais favorávelpara reduzir as incertezas quanto à participação do etanol na futura matriz de combustíveis. Segundo ele, a ausência de políticas estáveis para o setor nas últimas décadas trouxe incertezas para os investidores, o mercado e o consumidor.

Presidente do Incra diz que pesquisa CNA/Ibope sobre situação e produção em assentamentos não é confiável

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212099.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Rolf Hackbart, contestou a pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), segundo a qual 37% dos assentados brasileiros não produzem nada na sua propriedade. Os dados foram coletados pelo Ibope, mas Hackbart confrontou-os com os do Censo Agropecuário e prometeu divulgar, até o fim do ano, "dados confiáveis" sobre a realidade produtiva em assentamentos.

Embrapa e Universidade de Wageningen traçam esboço de cooperação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212095.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A cooperação entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Universidade de Wageningen (WU/ASG/Holanda) está em andamento. Após a realização do primeiro encontro de trabalho, ocorrido em setembro passado, em Campo Grande (MS), um relatório do workshop foi elaborado pelas organizações e após isso os próximos traços desta proposta serão desenhados pelos dirigentes das mesmas.

35ª edição do horário de verão começa a valer à meia-noite deste sábado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212104.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Começa neste final de semana mais uma edição ? a 35ª ? do horário de verão brasileiro. À meia-noite de sábado (17/10) para domingo, os moradores dos dez estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, além do Distrito Federal, deverão adiantar seus relógios em 60 minutos, reduzindo em uma hora a duração do domingo.

Programa formará jovens empreendedores rurais para modernizar o campo em SC

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212103.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Formar empreendedores rurais, promover inovações no campo e qualificar os jovens a repensar as atividades econômicas ligadas ao meio rural para prospectar e alavancar novos negócios. Esse é o objetivo do Negócio Certo Rural, um programa inédito criado pelo Sebrae de Santa Catarina, em parceria com o Senar/SC, que será lançado amanhã (16/10), às 14h30, no parque de exposições da Efapi, em Chapecó (SC).

Comissão aprova projeto sobre ocupação de terras na Amazônia por estrangeiros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212102.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, em caráter conclusivo, projeto de lei que regulamenta a ocupação de imóveis rurais na Amazônia Legal por estrangeiros. A proposta determina que, para ter a posse da terra, o estrangeiro terá que ter residência e domicilio há pelo menos dez anos na região.

Stephanes defende plantio direto para reduzir emissão de gases do efeito estufa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212101.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, defendeu ontem (14/10), na Câmara dos Deputados, a adoção do plantio direto como forma de reduzir a emissão de gases responsáveis pelo aquecimento global. De acordo com o ministro, a agricultura é responsável por mais de 50% do efeito estufa no Brasil e, por isso, sua manipulação adequada precisa ser prioridade.

Prazo de inscrição para Mestrado em Agricultura e Ambiente vai até 20/10

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212097.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Araras, recebe até o próximo dia 20 de outubro inscrições para processo seletivo do novo curso de Mestrado em Agricultura e Ambiente. Aprovado pelo Comitê Técnico-Científico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com conceito três, o curso tem como objetivo melhorar a qualificação técnica, senso crítico e formação humanística de docentes e discentes, visando a criação de alternativas para os sistemas produtivos e para o avanço do conhecimento técnico-científico. Um dos pioneiros na área, o Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Ambiente (PPGAEA) apóia-se na busca por alternativas que minimizem os impactos que a atividade agrícola causa na economia, na sociedade e principalmente no meio ambiente. As linhas de pesquisa do Programa baseiam-se na procura por alternativas que melhorem a produtividade das terras e a qualidade dos ecossistemas e também no incentivo à criação de novas tecnologias para o setor produtivo, que contribuam para o desenvolvimento agrícola sustentável e para a diminuição de desigualdades.

Crianças e jovens brincam para assimilar conceitos de alimentação balanceada

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212096.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Pesquisadores e técnicos da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro/RJ) investiram no lúdico para falar de coisas sérias como química e alimentação. Hoje, dia 15 de outubro, cerca de 70 crianças e jovens participarão de um circuito de jogos, vídeos e experiências em laboratório que mostrarão a importância da presença de frutas, legumes e verduras nas refeições, a influência dos sentidos na percepção dos alimentos e como conceitos teóricos de química podem ganhar dimensão prática e divertida em pequenos experimentos. O evento comemora o Dia Mundial da Alimentação (16/10).

Pesquisar este blog