Selecione o dia...

sábado, 8 de dezembro de 2012

Representantes dos países do Mercosul pedem mais integração no setor agrícola

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223701.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Na manhã de ontem (07/12/12), representantes dos países do Mercosul pediram mais integração do setor agrícola dos países da região. A agricultura é uma das principais atividades do bloco e, segundo os ministros e secretários presentes no 1º Fórum Empresarial do Mercosul, deve ser pensada em conjunto, com ações que promovam o desenvolvimento tecnológico e a melhoria da infraestrutura no escoamento da produção.

Café do Norte Pioneiro do Paraná recebe certificação de Indicação Geográfica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223702.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O café especial produzido no Norte Pioneiro do Paraná recebeu a certificação de Indicação Geográfica Procedência (IGP) do Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI). A região - que envolve 45 municípios com 7.500 cafeicultores responsáveis pela produção de 1,1 milhão a 1,3 milhão de sacas beneficiadas por ano, que correspondem a 50% da produção paranaense de café - é a primeira do Paraná a receber a distinção. Além do Paraná, somente outras duas regiões produtoras de café no País apresentam o registro oficial: o Cerrado Mineiro e a Serra da Mantiqueira, ambas em Minas Gerais.

Brasil precisa fazer milagre para virar potência econômica global

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223698.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Não é sempre que uma economista usa referências do mundo pop para ilustrar lições da área econômica. Mas foi na letra da canção Hotel California, da banda The Eagles, que a professora Scheherazade Rehman, da Universidade George Washington, na capital americana, encontrou a metáfora ideal para o que chamou de "a caixa preta dos mercados emergentes".

Desmatamento e código florestal fazem Brasil despencar em ranking do clima

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223697.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A inclusão do desmatamento no Índice de Proteção do Clima aliada à política ambiental brasileira fizeram o país cair da 7ª para a 33ª posição no ranking de países que adotam medidas para combater as mudanças climáticas. O desmatamento na Amazônia e a política ambiental brasileira levaram o país a cair da 7ª para a 33ª posição no Índice de Proteção do Clima, publicado pela ONG alemã Germanwatch, em parceria com a rede de entidades ambientalistas Climate Action Network Europe. O índice foi divulgado no dia 3 de dezembro de 2012 durante a Conferência do Clima no Catar.

Fundação Getulio Vargas alerta para desemprego futuro no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223700.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Se a economia brasileira não der sinal de recuperação nos próximos meses, os empresário poderão começar a demitir trabalhadores. Até agora, as empresas se ajustaram ao fraco desempenho do mercado com a redução das horas de trabalho.

Laboratório britânico confirma que não houve caso de vaca louca no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223699.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Análises de um laboratório britânico confirmaram que são infundadas as suspeitas de que a morte de uma vaca, em 2010, no município de Sertanópolis (PR), tenha sido em decorrência da doença da vaca louca. Apesar de confirmada a presença da proteína EEB, conhecida por príon, que pode -- ou não -- causar a doença, o animal não ficou doente. O resultado da análise foi anunciado ontem (07/12/12) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Tecnologia catarinense reduz em até 90% custos de telefonia para empresas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223695.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O alto custo das empresas com telefonia está com os dias contados. A Microtech Tecnologia lançou no mercado o Gateway Celular Digital, uma solução que reduz em até 90% as despesas de telefonia, seja digital, analógica, fixa ou móvel.

Revista do Sebrae mostra ações de desenvolvimento territorial

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223696.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As ações desenvolvidas pela Unidade de Desenvolvimento Territorial (UDT) do Sebrae Nacional estão sendo apresentadas em artigos na primeira edição eletrônica da Revista de Desenvolvimento Econômico Territorial. O material, já disponível no site www.territoriosemrede.com.br, tem como objetivo despertar no meio acadêmico o interesse por novos experimentos e pesquisas na área, traçando o caminho inverso do que é desenvolvido nas universidades.

Epagri lança cultivar de cebola

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223694.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A solenidade de lançamento do cultivar SCS 366 - Cebola Poranga aconteceu ontem, 7 de dezembro, na Estação Experimental de Ituporanga, com a presença do presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Luiz Hessmann e diretores, entre outras autoridades.

Transporte de alimentos entre os países têm restrições

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223693.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Ao viajar para outro país, o turista sempre acaba trazendo lembrancinhas na mala. Entre elas é comum a presença de queijos, carnes, frutas, doces de leite e bacalhau. Mas o que muitos não sabem é que alguns produtos agropecuários possuem restrições para o trânsito internacional. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) veda a entrada de alimentos que possuem ingredientes de origem animal visando impedir o ingresso de pragas vegetais e agentes de doenças que podem comprometer a sanidade e a produção agropecuária do Brasil.

Pesquisar este blog