Selecione o dia...

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Fapesp lança o Programa de Pesquisa em Bioenergia com recursos de R$ 73 milhões

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101531.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) lançou ontem (3/7) o Programa de Pesquisa em Bioenergia - BIOEN. O programa apoiará a pesquisa, básica e aplicada, sobre biocombustíveis, criando conhecimento fundamental para a produção sustentável e aplicações baseadas principalmente em etanol de cana-de-açúcar. O BIOEN inclui pesquisa acadêmica básica e pesquisa aplicada em colaboração entre universidades e empresas. Também foram lançadas quatro chamadas de propostas de pesquisa do programa, que somam diferentes esforços para pesquisa em biocombustíveis.

Senado aprova criação de cargos nas universidades federais e em escolas técnicas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101536.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Plenário do Senado Federal aprovou ontem (2/7), dois projetos de lei da Câmara que, juntos, criam quase 50 mil novos cargos em instituições federais de ensino superior e de educação profissional e tecnológica. A criação dos novos cargos dá suporte ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e à expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica.

Sadia anuncia investimentos de R$ 630 milhões em Campo Verde, Mato Grosso

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101534.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Sadia vai construir no Mato Grosso uma nova unidade de produção. A cidade escolhida para receber o investimento é Campo Verde, localizada a 130 quilômetros de Cuiabá e dona do maior PIB agropecuário do País. O projeto inclui um abatedouro de frangos, uma fábrica de rações, silos de estocagem de grãos, além de um incubatório. O anúncio foi feito ontem (3/10) pelo diretor presidente da Sadia Gilberto Tomazoni, ao governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, e ao prefeito de Campo Verde, Dimorvan Brescancim, durante visita às instalações da empresa na cidade.

GEO Summit debate Georreferenciamento de Imóveis Rurais e de grandes obras de engenharia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101520.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A lei 10.267 foi criada pelo Incra com o objetivo de aprimorar a administração das propriedades rurais. Instituiu o georreferenciamento de imóveis rurais segundo normas técnicas, para o cadastro do imóvel rural no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR). Desde o final do ano passado, o Incra está realizando os trabalhos de revisão da norma técnica para georreferenciamento de imóveis rurais. A nova versão da norma será o tema de um painel, a ser realizado no dia 17 de julho, das 9h às 10h45, durante o GEO Summit Latin America.

Sistema agroflorestal de erva-mate conquista prêmio LIF de Responsabilidade Social

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101543.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Sistema Agroflorestal de Erva-mate Camboa 4 recebeu o prêmio LIF 2008 de Responsabilidade Social, na categoria Meio Ambiente, concedido pela Câmara de Comércio França-Brasil. O prêmio foi entregue em junho, em São Paulo. O Sistema premiado é um projeto que integra o Programa Florestal e Ambiental do Nordeste Gaúcho, desenvolvido na região da Associação dos Municípios do Nordeste Riograndense (Amunor) e realizado em parceria pela Associação dos Produtores de Erva-mate de Machadinho (Apromate), consórcio responsável pela Usina Hidrelétrica de Machadinho, Embrapa Florestas, Emater/RS-Ascar, Cooperativa Tritícola Mista Ourense (Camol) e Amunor.

Reuniões Técnicas do Milho e do Sorgo serão realizadas em Pelotas entre 15 e 17/7

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101542.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A Emater/RS-Ascar e a Embrapa promovem, em Pelotas, a 53ª Reunião Técnica Anual do Milho e a 36ª Reunião do Sorgo. As reuniões serão realizadas na Sede da Embrapa Clima Temperado nos dias 15, 16 e 17 de julho. O evento terá como tema central a "Segurança Alimentar e a Agroenergia" que será abordado em palestras, painéis e discussões sobre a nutrição vegetal e uso do solo, a fitopatologia e a difusão de tecnologia entre outras questões.

Feira da agricultura familiar movimenta Nova Petrópolis

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101541.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Das 430 mil propriedades rurais do RS, 92% pertencem à agricultura familiar, que também é responsável por 89% do leite produzido no Estado. E para que esses produtores possam ter acesso a informações e tecnologias que contribuam para o fortalecimento e o desenvolvimento da atividade rural é que a Emater/RS-Ascar, a Cooperativa Piá e a Prefeitura de Nova Petrópolis realizam, até o próximo dia 6, o Agroshow.

Caçapava do Sul sedia Reunião Técnica sobre Oliveiras no próximo dia 7

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101540.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O Brasil é o segundo maior importador de azeitonas do mundo, ficando atrás dos Estados Unidos, e sétimo importador mundial de azeite de oliva. Esta estatística gera expectativa em produtores de diversas regiões do país em cultivar oliveiras para, em um futuro breve, abastecer o mercado interno. No município gaúcho de Caçapava do Sul será realizada uma Reunião Técnica sobre o Cultivo de Oliveiras.

O agronegócio no combate à miséria

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101532.htm
[ ECONOMIA # ARTIGOS ] O novíssimo estudo Objetivos de Desenvolvimento do Milênio ? O avanço no direito à saúde na América Latina e no Caribe [1] faz uma análise positiva para o Brasil, apontado como um dos únicos países da região em que a queda dos índices de miséria nos últimos anos está ligada ao aumento do rendimento dos mais pobres. Nas demais nações, excluindo o Chile e as áreas urbanas do Equador, o progresso no combate à extrema pobreza deveu-se notadamente a programas de transferência de renda e outras formas de benefício social.

Plano Mais Alimentos quer ampliar em 18 milhões de toneladas a produção da agricultura familiar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101529.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O objetivo principal do Plano Safra Mais Alimentos, que o governo anunciou ontem (3/7), é dobrar a produção de cada agricultor familiar, afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com isso oferta de alimentos no país será ampliada e a alta dos preços no mercado interno pode ser contida. Uma da metas é que sejam produzidas 18 milhões de toneladas de excedente de alimentos a cada ano.

Educadores de MT definem diretrizes para escolas rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101527.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] As escolas rurais convivem com uma realidade sócio-cultural bem diferente das escolas urbanas. O dia-a-dia destas escolas é fortemente influenciado por fatores climáticos, pela natureza do trabalho no campo, pela organização das famílias e pelas grandes distâncias entre os alunos e a sala de aula. Algumas escolas nem sequer seguem o cronograma comum às demais escolas urbanas. Nestas, ocorrem 10 dias seguidos de aula na escola, seguidos de 10 dias com a formação de pequenos grupos na própria comunidade, com acompanhamento de um professor.

Manobras Defensivas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28248.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Na atual estrutura do futebol moderno todos os atletas, independente da posição que ocupam, precisam desempenhar funções defensivas, quando a posse de bola estiver com o adversário. Diante disto eles devem ser preparados para desempenhar mais de uma função em campo e atuar em outras posições, desempenhando com eficiência funções ofensivas e defensivas. Neste videocurso, apresentaremos 15 situações defensivas, fundamentais para a organização das equipes em campo, onde todos os atletas desempenham funções defensivas, visando a recuperação da posse de bola sem comprometer a ação ofensiva, envolvendo os sistemas 3x5x2 e 4x4x2.

Manejo Racional de Gado para Vaqueiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28247.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O manejo focado em Bem-Estar Animal visa melhoria de sua qualidade de vida. Com uma equipe bem informada e treinada, é possível tornar o trabalho de lida com o gado tranqüilo, com menores riscos de acidentes e muito mais produtivo. O objetivo deste curso é o treinamento do Vaqueiro, levando conhecimento sobre como os bovinos entendem o ambiente ao seu redor e por que se comportam de determinadas formas. São abordados os seguintes assuntos: vaqueiro a manejador; visão, audição e memória do gado; zona de fuga e ponto de balanço; usando zona de fuga e ponto de balanço no manejo; outras técnicas de manejo gentil; manejo em diferentes categorias animais; e, adequação das instalações para o bem-estar animal.

Boas práticas agrícolas na produção de melão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27800.htm
[ TECNOLOGIA # DVDS ] As Boas Práticas Agrícolas (BPAs) se baseiam na aplicação de procedimentos desenvolvidos para o controle dos perigos possíveis e potenciais na lavoura, com o objetivo de aumentar a produditividade no campo, a qualidade do produto final e a competividade nos mercados nacional e internacional. Neste vídeo, o produtor conhecerá os procedimentos adequados na produção do melão, desde a escolha do solo, qualidade da água, plantio, manejo de agrotóxicos, uso de equipamentos de proteção, colheita, transporte, armazenamento, entre outras informações importantes para garantir o sucesso de sua produção.

Lodo de Esgoto: Impactos Ambientais na Agricultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27799.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Entre os impactos ambientais relacionados ao manejo e disposição inadequada de resíduos sólidos urbanos no Brasil, estão a poluição química e biológica do solo e água, a poluição do ar, com consequências na biodiversidade e na estrutura e no funcionamento dos ecossistemas, os quais afetam direta ou indiretamente a saúde e o bem estar das populações humanas. Sendo assim, o tratamento de esgoto e a adequada disposição do lodo são requisitos fundamentais para o saneamento ambiental das áreas urbanas e do seu entorno.

Pesquisar este blog