Selecione o dia...

sábado, 13 de março de 2010

Agricultura e Fazenda não chegam a acordo quanto a preços mínimos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213632.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse que o governo não pode baixar o preço mínimo do milho, como defende o Ministério da Fazenda. Segundo ele, reduzir o valor, definido em junho do ano passado no lançamento do Plano Agrícola e Pecuário 2009/2010, seria "cometer uma irresponsabilidade".

Apoio à comercialização de milho em 2010 pode chegar a 15 milhões de toneladas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213630.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O coordenador-geral de Cereais e Culturas Anuais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) Silvio Farnese, disse que o apoio do governo à comercialização de milho este ano pode envolver 15 milhões de toneladas do produto. No entanto, o investimento oficial não deve aumentar em relação ao ano passado, quando o apoio chegou a cerca de 10 milhões de toneladas e foram gastos cerca de R$ 800 milhões.

Biocombustíveis de 2º geração unem Embrapa e instituições do Reino Unido

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213628.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Está aberto, até 19 de março, o processo de seleção para o aperfeiçoamento de curta duração no Reino Unido que faz parte do projeto Inglaterra-Brasil: pesquisa com biocombustíveis de segunda geração, aprovado em 2009, entre a Embrapa Agroenergia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Universidades e Centros de Pesquisa do Reino Unido.

Lideranças rurais do Sudeste entregam propostas para a CNA

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213624.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] "Há muita convergência nas propostas das várias regiões do país. Variam apenas alguns entendimentos." Esta é a percepção da presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, ao participar do quarto seminário regional O que esperamos do próximo presidente, encerrado ontem (12/3), em Uberlândia (MG), com a participação de lideranças rurais da região Sudeste do país.

Implantação da Lei Maria da Penha é mais difícil no meio rural, aponta Contag

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213631.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) divulgou uma pesquisa inédita sobre a violência contra as mulheres no campo. De acordo com dados coletados durante a 4ª Plenária Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais, realizada em novembro de 2008 em Luziânia (GO), município próximo a Brasília (DF), 55% das mulheres já sofreram algum tipo de violência como agressão física, psicológica ou sexual.

Diretrizes para o melhoramento de pinhão-manso visando a produção de biocombustíveis

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213629.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] O pinhão-manso (Jatropha curcas L.) é uma espécie perene, monóica, pertencente à família das Euforbiáceas, a mesma da mamona, mandioca e seringueira. A planta vegeta espontaneamente em diversas regiões do Brasil, embora não se possa afirmar que a espécie seja originária do país. É um arbusto de crescimento rápido, caducifólio, que pode atingir mais de 5 m de altura. Os frutos são do tipo cápsula ovóide, com 1,5 a 3,0 cm de diâmetro, trilocular, contendo via de regra 3 sementes, sendo uma semente por lóculo. As sementes tem de 1,5 a 2,0 cm de comprimento e de 1 a 1,3 cm de largura e representam entre 53 a 79% do peso do fruto, apresentando teor de óleo variando entre 33 e 38%. A espécie possui potencial para produzir acima de 1.200 kg de óleo por hectare.

A recuperação de áreas degradadas no Piauí

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213627.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A região de Gilbués, localizada no Alto Parnaíba, a cerca de 830 km de distância de Teresina, é considerada como a principal região com concentração de áreas degradadas do estado do Piauí. Este processo iniciou-se com a exploração desordenada do garimpo (diamante). Nessa época, o crescimento desordenado da população contribuiu para o surgimento de muitos problemas socioeconômicos e principalmente ambientais. Atualmente, este problema do garimpo encontra-se praticamente sob controle com poucos garimpos e uma empresa israelense explorando o diamante, utilizando técnicas avançadas para essa exploração.

Emater/RS-Ascar reforça a diversidade na 11ª Expodireto Cotrijal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213626.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Apresentar alternativas de diversificação para o público da Expodireto Cotrijal é um dos focos da Emater/RS-Ascar para esta edição da feira, que acontece de 15 a 19 de março, em Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul. Em uma área de 2 hectares a Extensão Rural gaúcha apresentará os trabalhos que desenvolve em todo o Estado, junto ao público assistido, além de trazer alternativas e temas importantes para a agricultura familiar.

Mulher na política é motivo de orgulho, disse diretora técnica da Emater/RS

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213625.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A presença das duas vereadoras de Santo Ângelo, Zila Andres e Lenir Diel, e da vereadora de São Miguel das Missões, Dalva Motchi, durante os encontros municipais de mulheres, realizados em ambos os municípios da Região Noroeste do Rio Grande do Sul, no último dia 9, empolgou a diretora técnica da Emater/RS, Águeda Marcéi Mezomo. "A inserção da mulher na política é motivo de orgulho, porque ajuda o governo a construir políticas públicas, traduzidas em estradas, educação, segurança pública", disse Mezomo, obtendo o assentimento do prefeito de Santo Ângelo, Eduardo Loureiro.

Produção de Sisal será dinamizada na Bahia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213623.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O fortalecimento do arranjo sócio produtivo do sisal a partir da implantação de um complexo industrial foi abordado entre representantes do Governo da Bahia e do Conselho de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (Codes Sisal) durante reunião na Secretaria do Planejamento (Seplan). A idéia é fomentar o melhor aproveitamento do sisal, com a fabricação de peletes para uso na indústria automobilística, pranchas de surf, ração animal e bioinseticida, dentre outros usos.

Pesquisar este blog