Selecione o dia...

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Duas novas empresas serão incubadas com tecnologias da Embrapa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103712.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Foram selecionadas mais duas empresas a serem incubadas com tecnologias da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa): La do Sítio, em Fortaleza (CE), e Prisma Agroindustrial, em Cuiabá (MT).

IMA: 2008 marcado pelo aprimoramento da defesa sanitária animal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103688.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Durante o ano de 2008, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) investiu mais de R$ 1 milhão no aprimoramento das atividades de defesa sanitária animal. Sistemas informatizados, capacitações e aquisições de equipamentos foram os principais avanços da autarquia.

Alta Genetics bate recorde de comercialização de sêmen com 2 milhões de doses

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103685.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A central de inseminação artificial Alta Genetics, localizada em Uberaba (MG), tornou-se a primeira empresa a comercializar 2 milhões de doses de sêmen no Brasil, em um único ano. O resultado alcançado no dia 17 de dezembro de 2008 representa o rompimento de uma barreira histórica para o Agronegócio brasileiro: "Nunca nenhuma empresa de inseminação artificial no Brasil atingiu essa marca. É sem dúvida uma conquista significativa para o mercado brasileiro e representa uma evolução no melhoramento genético do rebanho nacional", afirma Heverardo Carvalho, diretor da Alta Genetics.

Bahia cria câmara setorial de citricultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103683.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Em função do relevante crescimento da citricultura no estado, principalmente na região do Litoral Norte e agreste de Alagoinhas, e com o intuito de padronizar a qualidade das frutas baianas, foi criada no último dia 16, no município de Itapicuru, a 240 quilômetros de Salvador, uma câmara setorial especifica para a cultura do citrus. O encontro que contou com a participação de representantes da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgãos vinculados à Secretaria de Agricultura, e do Banco do Nordeste (BNB), da Embrapa e cooperativas, teve como objetivo criar ações de estruturação da cadeia produtiva da citricultura daquela região.

Evialis lança Neovia, uma linha de aditivos a serviço da nutrição animal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103679.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Adotando uma política de inovação constante em matéria de aditivos para nutrição animal, o grupo Evialis lança a linha Neovia. Esta linha é composta por cinco eficientes produtos: o T5X, que estimula a atividade natural de detoxificação; o B-Safe, que reforça as defesas digestivas; o Stimune, que favorece a transmissão da imunidade nos leitões; o Oilis, que reforça as paredes intestinais e participa da gestão do risco da coccidiose e, finalmente, o Cap?Acid, que assegura a digestão graças a uma ação controlada destes ácidos protegidos.

Carrapatograma: um aliado do produtor na exploração leiteira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103589.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A sanidade dos rebanhos é de fundamental importância para o sucesso da exploração bovina, sendo o produtor rural o mais afetado por falhas decorrentes de um manejo sanitário mal conduzido em sua propriedade. A perda econômica decorrente da presença do carrapato Boophilus microplus e das patologias por ele transmitidas, não é o único problema presente nas explorações pecuárias, uma vez que o uso indiscriminado de princípios acaricidas vem acarretando à poluição de mananciais e coleções de água, assim como a contaminação dos produtos de origem animal, sendo o leite a matéria-prima de maior probabilidade de contaminação por substâncias carrapaticidas, uma vez que se observa o uso indiscriminado e sem critério técnico destas substâncias na maioria dos rebanhos leiteiros do país, expondo a contaminação também aqueles que aplicam os fármacos utilizados no controle dos carrapatos sobre os bovinos.

Resposta Hipersensitiva em Plantas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103588.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A resposta hipersensitiva (HR) ou reação de hipersensibilidade em plantas é um mecanismo de defesa contra fitopatógenos (fungos, vírus, bactérias e nematóides), sendo considerada como um dos principais componentes da resposta de defesa da planta. Caracteriza-se pelo rápido e localizado colapso do tecido vegetal ao redor do sítio de infecção, compreendendo a formação de lesões em volta do local da infecção ocasionada pela morte celular programada (PCD). São estas lesões que impossibilitam a propagação do patógeno para outros tecidos da planta, parando, assim, a manifestação da doença.

Pesquisar este blog