Selecione o dia...

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Confirmado para janeiro novo registro do Empreendedor Individual em todo o País

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212884.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Está confirmado: a partir da segunda quinzena de janeiro, a formalização do Empreendedor Individual estará aberta em todos os Estados do País. O sistema de registro, que é feito via internet no Portal do Empreendedor, será mais simples. Não haverá, por exemplo, a necessidade de preencher ou entregar formulários em papel nas juntas comerciais ou assinar documentos presencialmente.

Projeto propõe integração da América Latina pela via do artesanato

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212883.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Integrar o artesanato sul-americano, mantendo as características culturais de cada país, desenhando e comercializando uma coleção do artesanato de Colômbia, Brasil, Argentina e Peru, de modo a tornar a América Latina conhecida mundialmente por meio do artesanato. Estes e outros itens fazem parte do projeto denominado Latina apresentado ao grupo da Missão Brasil Central à Colômbia, formado por representantes das unidades do Sebrae no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no dia 10 de dezembro, em Bogotá, Colômbia.

Perspectivas apontam cenário positivo para o Brasil em 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212789.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Dados da Equifax mostram que o Brasil deverá terminar 2009 com inflação próxima a 4%, taxa Selic em torno dos atuais 8,75%, dólar na casa de R$ 1,75 e crescimento do PIB atingindo 1,0 %. Para 2010 estima-se o aumento da inflação devido ao aquecimento da economia e o consequente aumento da demanda. Este aumento será mais intenso nos setores de serviços já que não há concorrência das importações.

Huanglonbing (ex-greening), a mais grave e destrutiva doença dos citros: Nova ameaça à citricultura brasileira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212708.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] O greening, inicialmente chamado de doença do ramo amarelo, e posteriormente huanglonbing (HBL), doença do dragão amarelo, é considerada a doença dos citros de maior importância no mundo, em função da dificuldade de controle, da rápida disseminação e por ser altamente destrutiva.

Confecom termina com mais de 600 propostas aprovadas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212886.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Depois de três dias de debate, a 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) encerrou com a aprovação de mais de 600 propostas que tratam da produção de conteúdo, meios de distribuição e direitos e deveres para o setor. As sugestões foram aprovadas por consenso nos 15 grupos de trabalho ou na votação da plenária que durou dois dias.

Cooperativa de Produtores Rurais Organizados para Ajuda Mútua lança site

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212882.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Cooperativa de Produtores Rurais Organizados para Ajuda Mútua (COOCARAM) acaba de lançar seu web site na internet. Localizada em Ji-Paraná, no Estado de Rondônia, na Amazônia Ocidental, tem um total de 336 cooperados, 10% são mulheres. Em 1.200 hectares é cultivado café, a maior parte da espécie conillon. No conjunto, as propriedades cooperadas possuem 4 mil hectares de floresta amazônica protegida.

Alho cultivado em Minas Gerais alcança produtividade recorde

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212871.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Minas Gerais lidera neste ano a produção de alho do país, com cerca de 22,2 mil toneladas, informa o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este volume corresponde a 25% da safra nacional, segundo avaliação da Superintendência de Política e Economia Agrícola da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais. "O aumento da produção mineira, de quase 1%, foi obtido com o cultivo em uma área inferior à de 2008, o que comprova a agregação de tecnologia ao plantio e a ação benéfica do clima" diz o superintendente João Ricardo Albanez.

Programa Empreendedor Rural de Santa Catarina terá 50 turmas em 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212790.htm
[ ECONOMIA # CURSOS ] Deomar Basso, 30 anos, solteiro, produtor rural, nasceu e cresceu na propriedade da família em linha São Roque, município de Vargeão. No imóvel rural onde vive com a mãe (viúva), dedica-se a produção de leite. Ele não sabia que adotava práticas incorretas, métodos contraproducentes e um sistema de trabalho ineficiente. Mas, agora, tudo mudou. Deomar é um dos 380 jovens rurais que concluiu treinamento do PER - Programa Empreendedor Rural - implementado neste ano e deixou de ser produtor: agora é um empresário rural.

Por que encerar frutas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212707.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] O enceramento das frutas objetiva repor a cera natural da casca, parcialmente perdida com o amadurecimento e removida nos processos de beneficiamento. Além de conferir brilho após o polimento, a cera reduz a murcha e aumenta a vida de prateleira das frutas. Considerando-se que o primeiro critério usado pelo consumidor no momento da escolha de um produto é visual, então o brilho conferido pelo enceramento torna-se o principal benefício do uso da cera para efeito de comercialização das frutas.

Junção de esforços em prol da cafeicultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212704.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Um dos principais desafios institucionais da Embrapa Rondônia é a viabilização de tecnologias agronômica, ambiental e social para o cultivo dos cafés Coffea arabica (café arabica) e Coffea canephora (variedades 'Conilon' e 'Robusta') com viabilidade economica no Estado. Neste mês de dezembro, a Embrapa Rondônia, juntamente com a Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), estão lançando a 3ª versão revisada e atualizada do Sistema de Produção para o cultivo de Coffea canephora (variedades 'Conilon' e 'Robusta') em Rondônia. Este documento representa um conjunto de informações tecnológicas desenvolvidas e ou adaptadas aos diferentes níveis de fertilidade natural, manejo cultural e condicionantes climáticas do Estado, visando à racionalização da cafeicultura em regiões de baixa altitude, quentes, úmidas e com déficits hídrico, utilizando-se da adaptabilidade e rusticidade típicas das variedades 'Conilon' e 'Robusta'.

Pesquisar este blog