Selecione o dia...

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Primeiro trimestre registra queda no abate de gado e aumento no de frango e suíno

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101477.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Brasil abateu menos cabeças de bovinos e mais frangos e suínos nos três primeiros meses deste ano. Os dados fazem parte da Pesquisa Trimestral do Abate de Animais, do Leite, do Couro e da Produção de Ovos de Galinha, divulgada hoje (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O abate de bovinos diminuiu em 10,1% nos primeiros três meses do ano, comparado a igual período de 2007. De janeiro a março foram abatidas 7,155 milhões de cabeças bovinas.

Iapar faz 36 anos e lança livro sobre plantas medicinais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101480.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) lançou no último dia 27 o livro "Plantas aromáticas e medicinais: cultivo e utilização", como parte das atividades comemorativas de seus 36 anos. Os autores são o agrônomo Paulo Guilherme Ferreira Ribeiro, pesquisador da instituição, juntamente com o médico Rui Cépil Diniz, idealizador e coordenador do Programa Municipal de Fitoterapia de Londrina.

MP autoriza usar até R$ 50 bilhões do orçamento para abater dívida pública

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101478.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O governo poderá contar com até R$ 50 bilhões a mais para pagar a dívida pública. Medida provisória (MP) editada no último dia 27 permite ao Tesouro Nacional usar dinheiro não-gasto de orçamentos de anos anteriores, e que estavam vinculados a ministérios e a órgãos federais, para o abatimento da dívida pública. Esses recursos, explicou o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin (foto), vêm do superávit primário (economia de recursos para pagar os juros da dívida) de anos anteriores. "É importante ressaltar que isso não tem nada a ver com o orçamento deste ano", esclareceu.

Ferrovia Transnordestina recebe primeiros trilhos em quatro meses

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101476.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] De 1,7 mil quilômetros previstos no projeto da Ferrovia Transnordestina, que deverá ligar o interior do Nordeste aos portos de Pecém (CE) e Suape (PE), apenas o trecho de 96 quilômetros entre os municípios de Salgueiro, em Pernambuco, e Missão Velha, no Ceará, está em obras. Nesta parte, está sendo realizada a terraplanagem para a colocação dos trilhos, que deve começar em quatro meses. Nos outros trechos, nenhuma obra foi iniciada. A ordem para o início da construção da ferrovia foi dada há dois anos, e a previsão é de que ela esteja pronta em 2010.

Mercosul anunciará acordo com a Índia e países africanos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101492.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Nos seis meses que ocupou a presidência pro-tempore do Mercosul, a Argentina não conseguiu consolidar o acordo de livre-comércio com a Índia e a União Aduaneira da África Austral (Sacu), grupo que reúne África do Sul, Botsuana, Lesoto, Namíbia e Suazilândia.

Inscrições para o Prêmio ANA podem ser enviadas até dia 4/7

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101491.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Termina no próximo dia 4, o prazo para enviar inscrições para o Prêmio ANA 2008. Com o tema "Conservação e Uso Racional da Água", a premiação visa a reconhecer o mérito de iniciativas que se destaquem pela excelência de sua contribuição para a gestão e o uso sustentável dos recursos hídricos do Brasil. Seis categorias compõem a disputa: ONGs, organismos de bacia, imprensa, governo, academia e empresas.

Embrapa e Sebrae investem no fortalecimento da horticultura no Acre

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101490.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Encerrou no último dia 27, o curso Cultivo de Hortaliças, promovido pelo Sebrae, Embrapa Acre (Rio Branco), Embrapa Transferência de Tecnologia (Escritório de Negócios de Campinas/SP) e Embrapa Hortaliças (Brasília/DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A iniciativa, dirigida a técnicos da extensão rural, tem ainda a parceria da Universidade Federal do Acre (UFAC), Secretaria de Extensão Agoflorestal e Produção Familiar, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e Prefeitura Municipal de Rio Branco.

Senado discute exercício da profissão de enólogo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101481.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] No próximo dia 2, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal discutirá projetos de lei relativos ao exercício da profissão de enólogo pelos portadores de diploma de nível médio na área e por alunos que ingressaram em curso desse nível até 29 de maio de 2007. Também será analisada proposta para criação de um sistema de rastreamento da produção e do consumo de medicamentos e outra que dá opção ao trabalhador de escolher o banco em que os empregadores depositarão sua remuneração. A reunião da CAS se inicia às 11h.

Cartilha orienta o transporte do caranguejo-uçá

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101479.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A cartilha Biologia, Ecologia e Pesca do Caranguejo-Uçá, que aborda a captura, estocagem e transporte desse crustáceo, já está sendo distribuída para os catadores do litoral piauiense, por meio da Unidade no município de Parnaíba. Com 16 páginas ricas em ilustrações e textos simples, a obra, lançada pela Embrapa Meio-Norte, é o resultado de um estudo que levou cinco anos, financiado pela Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República e Banco do Nordeste.

Famasul garante que frigoríficos de MS não estão fechados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101475.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Notícias de fechamento de frigoríficos situados em Mato Grosso do Sul, têm sido veiculadas nos últimos dias. Segundo a Famasul, por razões administrativas, a única unidade que não está abatendo, no estado, é a do frigorífico Independência, em Campo Grande.

Manejo de Anfigranja - Granja de Rã

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28240.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O sistema Anfigranja de Criação Intensiva de rãs é reconhecido, mundialmente, como a maneira mais eficiente e lucrativa de produzir carne e seus subprodutos. Neste cuso constituído de filmes, em DVD, e manual interativo, é mostrado, passo a passo, o trabalho diário em uma anfigranja. Você vai ver, em detalhes, a produção de alimentos, o manejo físico e alimentar dos girinos, imagos, rãs em terminação e reprodutores. Vai saber como cuidar da água, da limpeza de tanques de girinos e das baias de recria; conhecerá, ainda, as técnicas de manejo para que os reprodutores produzam ovos nos períodos de maior demanda. Enfim, neste vídeo, estão todos os passos para que sua criação atinja altos níveis de produtividade.

Manejo da Vaca Gestante no Parto e Pós-Parto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28239.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Este curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos mostra os detalhes do manejo da vaca leiteira antes, durante e depois do parto, de forma prática, simples e objetiva, com ênfase nos aspectos sanitário e nutricional. São abordados os seguintes tópicos: diagnóstico de gestação; manejo na gestação; como fazer corretamente a secagem; o pasto maternidade; cuidados ao parto; e, manejo pós-parto. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo do Dr. Luciano Patto Novaes, pesquisador da Embrapa Gado de Leite.

Capim-Pojuca - Forrageira Nativa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27792.htm
[ TECNOLOGIA # DVDS ] O Dia de Campo na TV é um programa semanal produzido pela Embrapa Informação Tecnológica com a participação de pesquisadores e representantes da extensão rural. Antes do lançamento do capim pojuca, a única alternativa para a formação de pastagens em solos mal drenados e de baixa fertilidade na região tropical era o capim humidícola (Brachiaria humidicola). Apesar de essa gramínea ter boa adaptação e resistência ao pisoteio, apresenta problemas de qualidade da forragem, produção e desempenho animal.

Uso Agrícola - Lodo de Esgoto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27791.htm
[ TECNOLOGIA # DVDS ] O Dia de Campo na TV é um programa semanal produzido pela Embrapa Informação Tecnológica com a participação de pesquisadores e representantes da extensão rural.

Pesquisar este blog