Selecione o dia...

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Safra de grãos 2008/2009 tem segundo melhor resultado da história

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211699.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os agricultores brasileiros produziram 134,8 milhões de toneladas de grãos na safra 2008/2009. Esse resultado é o segundo melhor já registrado no país, perdendo apenas para a safra anterior, quando foram colhidas 144,1 milhões de toneladas. O levantamento, que fecha os números do ciclo que se estendeu de agosto de 2008 a julho deste ano, foi divulgado ontem (8/9) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Ministro diz que momento é inadequado para alterar índice de produtividade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211702.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, disse ontem (8/9), que considera o momento atual inadequado para que se promova mudança do índice de produtividade rural. Esse índice serve de parâmetro para classificar as propriedades rurais improdutivas, para fins de reforma agrária.

Brasil já recolheu 19,7 mil toneladas de embalagens de agrotóxicos em 2009

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211700.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Brasil é o país que mais recolhe embalagens de agrotóxicos no mundo. Dados do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), entidade financiada pelas indústrias do setor, apontam que 24,4 mil toneladas de embalagens desse tipo foram recolhidas em 2008. Isso significa que 94% das embalagens vendidas são devolvidas para receber tratamento adequado.

Projeto gera oportunidade para produtores do Vale do Jequitinhonha

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211665.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), através do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), deu início à primeira etapa do projeto de pesquisa que prevê o aproveitamento do soro de queijo de coalho na elaboração de bebidas lácteas, desenvolvido junto à comunidade rural da região de Lemos do Prado, no Vale do Jequitinhonha.

Workshop internacional discute uso de micro-organismos e plantas para limpeza de solo e água

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211707.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O 3º Workshop em Biodegradação e Biorremediação será realizado pela Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna/SP) de 1 a 4 de dezembro, no Auditório do Instituto Agronômico (IAC) em Campinas (SP). O evento vai reunir ecologistas, geneticistas e químicos especialistas de todo o mundo para discutir tópicos relativos à ecologia e ao uso potencial de micro-organismos e plantas para limpar o solo e a água.

Biotecnologia a favor dos animais nativos do cerrado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211706.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A preservação de animais mamíferos nativos do cerrado ? muitos deles em risco de extinção ? em breve poderá contar com o auxílio da biotecnologia. A Embrapa Cerrados (Planaltina/DF), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), pretende utilizar técnicas de inseminação artificial, fertilizações in vitro, e até mesmo clonagem de animais que vierem a morrer para ampliar a população dessas espécies.

Presidente Lula vetará o plantio da cana em 50% do país

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211705.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Com um ano e dois meses de atraso, o presidente Lula vai anunciar o veto à expansão das plantações numa área de 4,6 milhões de quilômetros quadrados - mais da metade do território nacional- e em regiões que mantenham a vegetação nativa no restante do país. Essas serão as principais medidas do "selo verde" que quer imprimir ao projeto do álcool combustível, escanteado devido à prioridade ao pré-sal.

G20 diz que vai manter apoio financeiro à economia global

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211704.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O grupo de ministros das finanças de países-membros do G20 anunciou no último dia 5 que vai continuar oferecendo apoio financeiro à economia global, apesar dos sinais de recuperação. Além disso, concorda em dar aos países emergentes mais espaço no cenário internacional. As informações são da BBC Brasil.

Saldo comercial do país até setembro aumenta 18,7% em relação ao de 2008

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211703.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O saldo acumulado da balança comercial brasileira ficou em US$ 20,448 bilhões, um aumentou 18,7% em comparação ao mesmo período do ano passado (US$ 17,223 bilhões), segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) divulgados ontem (8/9) em Brasília (DF).

Cafeicultores devem produzir 39 milhões de sacas na safra 2009

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211701.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A área cultivada com café na safra 2009 no país chega a 2,1 milhões de hectares. Baseado nesse número e em outros dados, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou ontem (8/9) o terceiro levantamento da produção total de café (arábica e conilon), estimada em 39 milhões de sacas de 60 quilos.

Pesquisar este blog