Selecione o dia...

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Consea repudia questionamentos dos EUA a subsídios brasileiros no PAA

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226736.htm
[ POLITICA ] A presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Maria Emília Pacheco, criticou o questionamento feito pelos Estados Unidos na Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre a possibilidade de programas sociais do governo estarem subsidiando de forma ilegal produtores rurais brasileiros.

UEL abre inscrições para 25 mestrados e oito doutorados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226737.htm
[ CURSOS ] A Universidade Estadual de Londrina (UEL) abriu as inscrições para 25 cursos de mestrado e oito de doutorado nas áreas de Exatas, Biológicas e Humanas. As vagas são direcionadas a profissionais que já concluíram a graduação ou estão no último ano. As inscrições feitas somente pela Internet no endereço www.uel.br/proppg/inscricoes.

Programas sociais contribuem para aumento da renda dos brasileiros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226733.htm
[ ECONOMIA ] O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou um estudo que aponta que, em 2012, 3,5 milhões de pessoas saíram da situação de pobreza e mais de 1 milhão da extrema pobreza. Até 2011, 19,1 milhões de pessoas eram consideradas pobres. Em 2012, o número caiu para 15,7 milhões. Segundo a pesquisa do Ipea, a melhoria na renda da população brasileira e a participação nos programas sociais do governo federal foram os principais fatores para a redução da desigualdade.

Como se defender da Helicoverpa Armigera

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226731.htm
[ TECNOLOGIA ] Diante do aumento da incidência da Helicoverpa Armigera, que está causando enormes prejuízos nas lavouras brasileiras, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) decidiu abrir espaço nos cursos que realiza em todo o Brasil para informar e ajudar os produtores rurais a defender a sua propriedade da praga. A lagarta é altamente destrutiva e pode atacar mais de 180 tipos de plantas.

Pagamento por Direitos Ambientais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226729.htm
[ POLITICA ] O programa Meio Ambiente por Inteiro explica sobre o Pagamento por Direitos Ambientais: quando foi criado, quem teve esta ideia, o que significa e quais as vantagens e desvantagens desta política.

Senado aprova MP que amplia capacidade de armazenamento de grãos do país

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226735.htm
[ POLITICA ] O plenário do Senado Federal aprovou no dia 1º de outubro de 2013 a Medida Provisória (MP) 619 que, entre outras coisas, aumenta a capacidade de armazenamento de grãos do país permitindo que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) utilize as regras do Regime Diferenciado de Contratações (RDC) para construção de silos.

Câmara dos Deputados aprova projeto de criação da Anater

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226734.htm
[ POLITICA ] O Projeto de Lei nº 5470/13, que cria a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), foi aprovado pelo plenário da Câmara dos Deputados no dia dia 1º de outubro de 2013. A matéria agora será enviada para análise do Senado Federal. A Anater deverá promover e coordenar programas de assistência técnica e extensão rural que resultem na incorporação de inovações tecnológicas pelos produtores.

Conheça a face feminina da ciência brasileira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226732.htm
[ POLITICA ] Conheça um pouco da professora Helena Náder, presidente pela segunda vez da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), uma instituição importante na divulgação da pesquisa no país. Confira esta e outras reportagens no Repórter Eco.

Sementes Crioulas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226730.htm
[ TECNOLOGIA ] Uma das missões mais importantes dos guardiões das sementes crioulas é a preservação da biodiversidade. Este trabalho é desenvolvido pelos agricultores familiares e pela Emater/RS-Ascar em todo o estado. Canguçu, na metade sul, realiza o seminário estadual de sementes crioulas nos dias 5 e 6 de outubro de 2013. Conheça um pouco mais sobre este assunto.

Pesquisar este blog