Selecione o dia...

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Sistema vai agilizar comunicação no setor agropecuário paulista

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/209455.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Uma parceria entre o Centro Paula Souza e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, possibilita o desenvolvimento do Sistema de Informação Integrada de Diagnóstico Laboratorial Zoossanitário (Sizoo). A ferramenta vai agilizar a comunicação dos diagnósticos entre o Instituto Biológico (IB), a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), ambos órgãos da Secretaria, o Ministério da Agricultura e outras instituições do setor.

Queda no preço do boi em pé pago ao produtor não chega ao consumidor

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/209457.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O produtor paranaense vem recebendo menos pela venda do boi em pé, redução também sentida parcialmente no atacado. Porém, essa redução não está sendo repassada integralmente ao varejo salvo algumas ofertas de carnes nobres que não atingem a massa dos consumidores. A avaliação é do diretor do Departamento de Economia Rural (Deral), Francisco Carlos Simioni, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab) ao analisar os levantamentos feitos sobre os preços da carne bovina pago ao produtor quando confrontados com os preços que estão sendo praticados no atacado e no varejo.

Derivativos Agrícolas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/104109.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A Editora Globo lança o livro Derivativos Agrícolas, do operador de mercado Arnaldo Luiz Corrêa e do jornalista especializado em agronegócios Carlos Raíces. O título, parte da série Livros de Valor, traz de maneira objetiva e didática informações sobre a composição e a operação no mercado de commodities agrícolas.

101 Bichanos: por Amor aos Gatos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/104531.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Esta é uma homenagem fotográfica ao bichinho de estimação mais popular do mundo. Apresenta as lindas imagens da mais importante fotógrafa de animais, Rachel Hale. Este coleção única capta, com perfeição, a beleza, elegância e o charme de 101 de seus filhotes prediletos.

Cresce a demanda por peixes orgânicos em São Paulo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/209456.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A demanda por peixes criados com critérios de aquicultura orgânica vem aumentando consideravelmente, afirma Mônica Mello, pesquisadora do Pólo Regional Centro-Sul/Piracicaba da Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio (Apta), vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo. Esse crescimento segue a tendência mundial que é de 20% ao ano, em média. O Brasil ocupa, atualmente, o sexto lugar em produção orgânica e já comemora a maior conscientização do consumidor sobre a importância da produção agrícola ambientalmente sustentável.

Europeus aprovam regras mais rígidas para o mercado financeiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/209459.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Em reunião realizada no último dia 22 em Berlim, na Alemanha, líderes europeus aprovaram regras mais rígidas para mercado financeiro mundial, como para os chamados hedge funds (fundos de risco). A informação é da BBC Brasil.

Pluriatividade na Produção Familiar Fumageira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/104110.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] O livro examina a situação atual e as perspectivas da fumicultura na principal região produtora do fumo do Brasil e do estado do Rio Grande do Sul: o Vale do Rio Pardo. O foco central de análise são os agricultores articulados ao complexo fumageiro, situando-se as delimitações teóricas na economia e na agricultura sociológica.

Novo Guia dos Papagaios :: IMPORTADO

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/104533.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Os matizes da sua plumagem multicolor transportam-nos à sua exuberância e luminosidade das paisagens tropicais, e a sua espantosa capacidade de comunicar conosco faz deste animal sensível e exótico o pássaro de estimação por excelência.

Estado Capitalista e a Questão Urbana

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/112856.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Os grandes grupos financeiros modelam, em função de seus interesses de classe, o espaço social. Assim, é necessário conhecer os vínculos que unem esses grupos ao estado capitalista para que se possa explicar a segregação social do espaço.

Uberaba vai sediar evento regional sobre variedades de soja

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/209454.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Variedades de soja mais nutritivas e resistentes surgem no mercado, a cada dia. Hoje, grande parte da soja cultivada para o mercado comercial é geneticamente modificada. Para falar sobre esse grão rico em proteínas, que alimenta tanto os humanos quanto os animais, mestres e doutores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e das Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu) estarão reunidos no 1° Encontro Técnico de Variedades de Soja da UFU, dia 07 de março, na Fazenda Escola da Fazu, em Uberaba.

Aprosoja/MT e Embrapa Soja firmam importantes parcerias

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/209453.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Associação dos Produtores de Soja do Estado de Mato Grosso (Aprosoja/MT) e a Embrapa Soja farão importantes parcerias a partir deste ano, antes mesmo de a Embrapa instalar um Centro de Pesquisas em Mato Grosso, como já foi anunciado neste mês de fevereiro pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes. Entre as parcerias, está o Congresso Brasileiro de Soja (CBSoja) de 2012, que deverá ser realizado em Cuiabá.

Escolha de selo único para produtos orgânicos vai até 18 de março

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/209458.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Selo do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica está em consulta pública até o dia 18 de março. A decisão, publicada no Diário Oficial da União, vai permitir a participação da sociedade na escolha do selo único de identificação dos produtos orgânicos em todo o território nacional.

Pesquisar este blog