Selecione o dia...

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

OMC autoriza Brasil a aplicar sanções comerciais contra Estados Unidos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212477.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Brasil pode começar a aplicar sanções contra os Estados Unidos por causa dos subsídios concedidos pelo governo norte-americano aos produtores de algodão. A autorização foi concedida ontem (19/11) pela Organização Mundial do Comércio (OMC).

UFLA lança sistema aberto de gerenciamento de custos de produção

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212479.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Centro de Inteligência em Mercados (CIM), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em parceria com o Polo de Excelência do Café (PEC), acaba de lançar o Sistema de Gerenciamento de Custos de Produção ? AgroCustos. Fundamentado em lógica contábil e gerencial, o sistema contribui para o planejamento e o gerenciamento de propriedades rurais por meio de mecanismos simples e amigáveis.

Comissão do Senado aprova Política Nacional sobre Mudança do Clima

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212476.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A menos de um mês da reunião de líderes mundiais em Copenhague, na Dinamarca, para analisarem propostas e metas de redução dos efeitos das mudanças climáticas, a Comissão de Serviços de Infra-Estrutura do Senado Federal aprovou, ontem (19/11), o Projeto de Lei 293/09 que define a Política Nacional sobre Mudança do Clima. A proposta já incorpora o compromisso assumido publicamente pelo governo de reduzir de 36,1% a 38,9% as emissões de gás carbônico até 2020.

Oferta de algodão em 2010 será menor que a demanda da indústria nacional

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212473.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A oferta de algodão no país em 2010 deve ser menor que a necessidade de consumo da indústria brasileira. A avaliação é do presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Haroldo Cunha, que participou no último dia 18 da 17ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Algodão e seus Derivados.

Frente Parlamentar da Pesquisa e Inovação discute propostas ao orçamento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212481.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O diretor-presidente da Empresa Brasileria de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Pedro Arraes, participou de evento organizado pela Frente Parlamentar da Pesquisa e Inovação (FPPI), presidida pelo deputado Paulo Piau, com o objetivo de formular políticas que sejam capazes de atender as entidades que formam o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e a sociedade brasileira.

Produção de sementes de hortaliças é tema do Dia de Campo na TV

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212480.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Esta semana o Dia de Campo na TV fala sobre os principais requisitos para o sucesso na produção de sementes de hortaliças. Em geral, o produtor planta as sementes fornecidas pelas companhias produtoras. Normalmente essa atividade é bastante especializada e requer nível tecnológico e infra-estrutura elevados.

Ahmadinejad desembarca no Brasil com 300 empresários iranianos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212478.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, desembarca neste fim de semana em Brasília acompanhado por uma comitiva de 300 pessoas, na sua maioria empresários. A visita vai durar pouco mais de 24 horas, mas Ahmadinejad quer retornar a Teerã depois de firmar 23 acordos bilaterais envolvendo negócios - de energia e petroquímicos até alimentos e medicamentos ? e com a sinalização de que a imagem negativa que representa no cenário internacional pode ser revista.

Estudo confirma que clima econômico brasileiro é o melhor da América Latina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212475.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Brasil é o país com o melhor Índice de Clima Econômico (ICE), na comparação entre 11 países da América Latina. Em outubro, o ICE do país atingiu 7,4 pontos, numa escala que vai de 1 a 9. Em julho, o índice registrado estava em 5,5 pontos.

Presidente da SRB critica pesquisa do IBGE sobre produção pecuária municipal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212474.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Pesquisa Produção da Pecuária Municipal, divulgada ontem (19/11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), constata a queda na exportação de carne bovina em 20% e da suína em 15,3%, mas registra o aumento de 8,7% na carne de frango, na comparação de 2007 com 2008. No geral, o cenário desenhado pela pesquisa é otimista, sobretudo considerando que o período abrange o começo da crise econômica mundial, a partir de setembro do ano passado.

Comunicação e ciência: estratégias para consumo consciente de alimentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212472.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A partir da segunda metade do século passado, aprimoraram-se no mundo as leis, a defesa e a informação para os consumidores. No Brasil, a defesa e a proteção da saúde individual e coletiva, no tocante a alimentos, desde a sua obtenção até o seu consumo, são reguladas em todo o território nacional, por meio do Decreto-Lei 986, de 21/10/1969. Nele são instituídas as Normas Básicas sobre Alimentos, incluindo a sua rotulagem.

Pesquisar este blog