Selecione o dia...

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Cortadores de cana em regime de quase escravidão são resgatados no Rio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212373.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Um grupo de 38 cortadores de cana foi resgatado no município de Campos dos Goytacazes, no norte do Rio de Janeiro, pelo Grupo Especial de Fiscalização Móvel, composto por representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Embrapa e UFPel lançam livro eletrônico sobre fruticultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212372.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A Embrapa Clima Temperado, em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), lança hoje (10/11), às 18hs, em seu estande localizado na 37ª Feira Nacional do Livro de Pelotas, o livro eletrônico intitulado Fruticultura: Fundamentos e Práticas, do pesquisador Jair Nachtigal e dos professores da UFPel, José Fachinelo e Elio Kersten.

Certificação de Unidades Armazenadoras passa a ser necessidade legal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212370.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Plano Safra 2009/2010 trouxe como medida estruturante a exigência, a partir de 1º de janeiro de 2010, da Certificação de Unidades Armazenadoras. Somente quem tem a certificação poderá prestar serviços remunerados de armazenamento de produtos agropecuários, emitir títulos de crédito (CDA e WA) e comercializar o que armazena. "A exigência tem o objetivo de evitar desperdícios, reduzir perdas", afirma Hulda Giesbrecht, do Sebrae Nacional.

Governo estuda ampliar percentual de biodiesel no diesel por meio de lei

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212368.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O coordenador da Comissão Executiva Interministerial do Biodiesel, Rodrigo Rodrigues, disse ontem (9/11) que o governo tem interesse em ampliar o percentual de biodiesel no diesel vendido nos postos de gasolina. Ele ressaltou, no entanto, que esse percentual só pode ser ampliado compulsoriamente por meio de lei.

Reconstrução agroecológica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212371.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Em novembro do ano passado, depois de ver toda a sua área de cultivo e grande parte da propriedade destruída pela enxurrada, o agricultor de Ascurra Mauro Sérgio Rodrigues, com a ajuda da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), recomeçou o trabalho, refez os canteiros e a vida.

Analistas aumentam projeção para crescimento da economia brasileira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212369.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A estimativa para o aumento do Produto Interno Bruto (PIB), soma dos bens e serviços produzidos no país, em 2009, passou de 0,18% para 0,20%. Para 2010, a alteração na expectativa de crescimento foi de 4,80% para 4,83%. Os dados são do boletim Focus, publicação semanal do Banco Central (BC), com base nas projeções do mercado financeiro para os principais indicadores da economia.

Camex faz consulta pública antes de retaliar EUA por subsídios ao algodão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212367.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Câmara de Comércio Exterior (Camex) iniciou ontem (9/10) consulta pública para receber sugestões da iniciativa privada, antes de decidir que medidas serão adotadas para retaliar os Estados Unidos por subsídios ilegais aos seus produtores de algodão. O anúncio foi feito pela secretária executiva da Camex, Lytha Spíndola.

Programa Bioma Caatinga investe R$ 75 milhões no semiárido baiano

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212353.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Mais de 6 mil criadores de caprinos e ovinos serão beneficiados pelo Programa Bioma Caatinga, lançado no último dia 5, no município de Juazeiro, no semiárido baiano, pelo governador Jaques Wagner. Além de Juazeiro, os municípios de Casa Nova, Remanso, Curaçá e Uauá, também serão atendidos, pois juntos, eles representam mais de 70% da produção de todo o estado.

Setor cacaueiro será debatido em comissão do Senado Federal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212344.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os senadores da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) debatem hoje (10/10) os problemas do setor cacaueiro, especialmente na Bahia, e a evolução das ações e resultados do "PAC do Cacau" - Plano de Aceleração do Desenvolvimento do Agronegócio na Região Cacaueira do Estado da Bahia. Para a audiência pública, solicitada pelo senador César Borges (PR-BA), foi convidado o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes.

Curso ensina trabalhadores a domar animais sem uso da violência

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212342.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Aprimorar técnicas de doma de animais é o que motivou 15 trabalhadores de Sinop e outros municípios do entorno a participar de um curso ofertado pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social de Mato Grosso (Setecs). O curso de doma racional busca, com o preparo técnico dos trabalhadores, alcançar melhores resultados no campo, principalmente na lida com os animais.

Pesquisar este blog