Selecione o dia...

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Comissão do Senado aprovada regras para rastreabilidade bovina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212167.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Proposta que conceitua e disciplina a aplicação de rastreabilidade na cadeia produtiva das carnes de bovinos e de búfalos foi aprovada ontem (20/10), em decisão terminativa, na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal. O texto define rastreabilidade como a capacidade de garantir o registro e o acompanhamento de informações sobre as fases que compõem a cadeia produtiva das carnes de bovinos e de búfalos.

Inscrições abertas para mestrado em recursos genéticos vegetais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212162.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Até o dia 5 de novembro estão abertas as inscrições para a seleção do Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais (mestrado), realizado em Cruz das Almas (BA) pela Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical e pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). São oito vagas para duas linhas de pesquisa: Conservação e manejo de recursos genéticos vegetais e Melhoramento e biotecnologia vegetal. Podem se inscrever candidatos com graduação em ciências biológicas e agrárias ou áreas afins.

Normas Internacionais de Medidas Fitossanitárias serão traduzidas para o português

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212161.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] As Normas Internacionais de Medidas Fitossanitárias devem ser traduzidas para o português, até o primeiro semestre de 2010. "Hoje, já existe em inglês, espanhol, francês, chinês e árabe. Ao todo, são 32 normas e oito já estão em português", ressalta o diretor do Departamento de Sanidade Vegetal, da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Odilson Ribeiro e Silva.

Taxação de capital estrangeiro proteje real e exportações brasileiras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212159.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou em São Paulo, no último dia 19, que o governo vai implantar um tributo sobre as aplicações estrangeiras na Bolsa da Valores (Bovespa) e nas aplicações de renda fixa. De acordo com ele, não haverá tributação sobre investimento estrangeiro direto no país que são direcionados para aquisição de empresas e abertura de novas unidades de produção no país.

Acordo vai permitir repatriação de dados genéticos da flora brasileira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212165.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Museu Nacional de História Natural (MNHN) da França assinaram convênio em Paris visando a repatriação de dados genéticos de espécies autóctones da flora brasileira. O convênio permitirá a participação de estudantes brasileiros de nível doutorado e pós-doutorado no programa "herbário virtual", mediante o qual o MNHN pretende digitalizar cerca de 8 milhões de amostras vegetais constantes de seu acervo.

Programa pioneiro transformará jovens rurais de SC em empreendedores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212164.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Mais uma vez, uma criação pedagógica e instrucional genuinamente catarinense se torna um modelo nacional. Negócio Certo Rural, um programa gratuito e inédito criado pelo Sebrae em Santa Catarina, em parceria com o Senar/SC, foi lançado no último dia 16, no parque de exposições da Efapi, em Chapecó. O objetivo é formar empreendedores rurais, provocar inovações no campo e qualificar os jovens a repensar as atividades econômicas ligadas ao meio rural para prospectar e alavancar novos negócios.

Fruticultor poderá renegociar dívida com vencimento até dezembro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212160.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Banco Central (BC) estabeleceu novas condições de renegociação das dívidas de investimento e custeio contratadas com fruticultores com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). A resolução foi no Diário Oficial da União do último dia 19.

Batata doce: potencial para novos produtos alimentícios

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212150.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] De acordo com dados FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, 2007), a batata doce é cultivada em 114 países. Cerca de 80% da produção está na Ásia, 15% na África e 4% no restante do mundo. Apenas 1,5% da produção está em países industrializados como os Estados Unidos e Japão. A China destaca-se como o maior produtor atingindo 85 milhões de toneladas/ano. No continente latino-americano, o Brasil é o principal produtor, correspondendo a uma produção anual de 530.000 toneladas, obtidas em uma área plantada estimada em 44.000 hectares.

Fórum DRS lança a 58ª edição de seu Boletim Informativo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212149.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Fórum Permanente de Desenvolvimento Rural Sustentável lança, a 58ª edição do Boletim Informativo, que estará disponível no novo site do Fórum DRS - www.iicaforumdrs.org.br. Esta edição traz uma entrevista exclusiva com o Secretário do PROTERRITORIOS (Programa Iberoamericano de Cooperação em Gestão Territorial), Rafael Echeverri, que destaca as ações e a finalidade do programa.

Cepal, FAO e IICA apresentam informe conjunto sobre a agricultura da América Latina e Caribe de 25 a 31/10 na Jamaica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212146.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) apresentarão, entre os dias 25 e 31 de outubro, o Informe Perspectivas da Agricultura e o Desenvolvimento Rural nas Américas: um olhar para a América Latina e Caribe 2009, na Jamaica.

Pesquisar este blog