Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214384.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Brasil deve aproveitar a oportunidade de transição da economia para um desenvolvimento que prioriza a sustentabilidade para se tornar uma liderança mundial, segundo o presidente do Instituto de Política Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann. No dia 20 de maio de 2010, ele participou, no Rio, do 22º Fórum Nacional, promovido pelo Instituto Nacional de Altos Estudos (Inae), na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O FUTURO É HOJE E AGORA
ResponderExcluirPaulo Cesar Bastos *
Albert Einstein dizia, no século passado: “Nunca penso no futuro. Ele chega rápido demais”.
Hoje, século XXI com um mundo globalizado e interligado essa frase fica cada vez mais atual.
O futuro é hoje e agora.Não podemos passar da hora.
O Brasil precisa ser o país do presente, aprimorando, cada vez mais, a estratégia desenvolvimentista com a interiorização do progresso e redução dos desníveis regionais.Inovar é preciso.
Recessão nunca mais.Empreender é preciso.
Com a retomada e aquecimento do mercado da construção civil foram reduzidas as taxas de desemprego. É trabalho e renda, melhora a economia e promove o social.
A chamada crise financeira mundial, do momento, foi de especulação e não de produção. Aí está a nossa vantagem, o nosso diferencial.
Terras, climas variados e uma população jovem, precisando, no entanto, de melhorias na educação para garantir a nossa provisão interna e o excedente para a exportação.
Precisamos, também, desenvolver as modernas ferramentas para o desafio da globalização, os caracteres da competitividade, os 5C: Capacitação, Cooperação, Comunicação, Compromisso e Confiança.
Brasil, vamos avançar. A Nossa Terra não pode parar.
* Paulo Cesar Bastos é engenheiro civil
paulocbastos@bol.com.br