O solo e as plantas transferem água para o meio ambiente por evaporação e transpiração; esses dois processos, em conjunto, são denominados evapotranspiração. Estimar a quantidade de água perdida por evapotranspiração é importante para, entre outros fins, mensurar o volume de água necessário para a irrigação. Na agricultura irrigada, a estimativa da evapotranspiração auxilia na racionalização do uso de água, fertilizantes e energia.
Porém, o cálculo manual da evapotranspiração envolve muitas variáveis, tornando o processo complexo e trabalhoso; pensando nisso, uma equipe da Universidade Federal de Lavras (UFLA), composta por dois graduandos e dois professores, desenvolveu o EvapoWeb, aplicativo que estima a Evapotranspiração de referência (ETo) por meio de dados meteorológicos da região de interesse.
Agricultores, técnicos, pesquisadores e estudantes podem se beneficiar com essa ferramenta, acessível no endereço evapotranspiracao.com.br. Nesse site, o usuário deve optar por um dos métodos de cálculo e fornecer dados meteorológicos básicos (obtidos de estações meteorológicas automáticas ou não).
A evapotranspiração leva em conta elementos meteorológicos como: a temperatura e umidade relativa do ar, radiação solar, velocidade do vento, pressão atmosférica e evaporação do tanque Classe A. Existem diferentes métodos para estimá-la e o aplicativo desenvolvido é capaz de realizar cálculos em seis métodos: Penman-Monteith (método padrão FAO); Makkink; Linacre; Jensen & Haise; Hargreaves & Samani e Tanque Classe A.
A evapotranspiração de referência (ETo), que o aplicativo estima, deve ser, depois, multiplicada pelo coeficiente de cultura (Kc) — que depende da espécie cultivada e da fase de desenvolvimento em que esta se encontra, para obter a evapotranspiração da cultura (ETc).
“O aplicativo desenvolvido simplifica todo o processo, pois evita dispendiosos cálculos manuais e substitui equipamentos caros de medições, como por exemplo, o lisímetro de pesagem. Aplicativos de cálculo da evapotranspiração já existem, porém, o EvapoWeb se diferencia desses porque é gratuito e não exige a instalação de qualquer arquivo executável no seu computador”, aponta o professor Geraldo Magela Pereira, do Departamento de Engenharia (DEG) da UFLA.
Outra questão associada a isso é que o aplicativo não se restringe a uma plataforma específica: “Como está ambientado na Web, o aplicativo pode ser acessado e utilizado em qualquer navegador, sem necessidade de download”, explica o estudante Augusto Soares Pereira, graduando em Sistemas de Informação. “Assim, é possível utilizá-lo tanto em computadores (desktops ou notebooks) quanto em dispositivos móveis (tablets e smartphones)”.
Programa de Iniciação Científica Voluntária — PIVIC-UFLA
O aplicativo foi desenvolvido durante a participação dos discentes Thaís Oliveira Ribeiro (Engenharia Ambiental e Sanitária) e Augusto Soares Pereira (Sistemas de Informação) no Programa de Iniciação Científica Voluntária da UFLA (PIVIC). Eles apresentaram o EvapoWeb no Congresso de Iniciação Científica da UFLA (CIUFLA) de 2015. Também compõe a equipe criadora o professor Luiz Gonsaga de Carvalho (DEG).
O Aplicativo ainda está em sua 1ª versão, e em breve, deverá receber melhorias na sua funcionalidade, bem como um menu de ajuda e outras informações de interesse ao usuário.
Acesse o EvapoWeb aqui.
FONTE: Universidade Federal de Lavras
Assessoria de Comunicação da UFLA
Mateus Lima – Jornalista
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.