Fonte: Faemg
Formada há cerca de oito meses, a Associação de Mulheres do Café (AMUC) busca conhecimento para que as associadas possam ter uma base mais forte para trabalhar com cafés especiais. Nesse sentido, o Sistema Faemg/Senar Minas contribuiu ao promover o curso de Classificação e Degustação de Café para a AMUC, em Alto Jequitibá, em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais do município.
A vice-presidente da AMUC, Bruna Tavares, participou do curso. Segundo ela, o interesse pelo treinamento surgiu porque a associação conta com mulheres que já trabalham ou que querem começar a trabalhar com o café especial.
“Todas querem conhecer melhor o produto, que é o café. O curso foi muito bacana e, de agora para frente, nós temos um norte para que possamos trabalhar com o café”, explicou.
A associação surgiu com o objetivo de auxiliar mulheres que já trabalham com café ou têm vontade de começar. “Muitas vezes essas mulheres são colocadas para baixo por pessoas que dizem que mulher não entende de café, ou que mulher não aguenta o serviço, e para também auxiliar sempre que necessário em compras coletivas e eventos”, explicou a vice-presidente.
O instrutor Carlindo Rosa Loures ensinou às 12 alunas como classificar o café, utilizando a classificação oficial brasileira, considerando os aspectos físicos e sensoriais.
Durante o treinamento, elas aprenderam sobre o comércio do café; a distribuição geográfica e cronológica; os setores da cafeicultura; o perfil do classificador de café na cadeia produtiva; a classificação por tipo, indicadores de qualidade e por característica da bebida; tipos de amostras; etapas de moagem; infusão e degustação; temperatura para degustação; registro de resultados, entre outros temas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.