Selecione o dia...

domingo, 2 de junho de 2019

PROJETO REGIONAL +SEMENTES INICIA ATIVIDADES EM COMUNIDADES DO AMAPÁ - Textos, Embrapa

Fonte: Embrapa

Cartolina e pincel à mão e disposição para dinamizar a cadeia produtiva de óleos e sementes de espécies florestais da região. Com este clima de participação, alunos e professores da Escola Família Agrícola do Pacuí, e extratoras de óleos vegetais da comunidade Limão do Curuá, localizada no arquipélago do Bailique, participaram neste mês de maio de atividades do projeto “Fortalecimento da cadeia produtiva de sementes e mudas na Amazônia (+ Sementes)”. O projeto é liderado pela Embrapa Rondônia e abrange atividades em comunidades de vários estados da Amazônia Legal.




No Amapá, a engenheira florestal pesquisadora da Embrapa, Ana Euler, coordenou uma reunião técnica na Escola Família do Pacuí, localizada no distrito homônimo, município de Macapá (AP). “Construirmos juntos o cronograma de atividades a serem desenvolvidas em parceria com a escola, entre elas os cursos e treinamentos relacionados a cadeia produtiva de sementes e mudas; a feira de troca de sementes; definição das áreas de coleta de sementes; e a possibilidade de um intercâmbio entre as escolas famílias do Pacuí e do Bailique”.

Ainda no âmbito do projeto + Sementes, a pesquisadora mobilizou também o grupo de extratores da comunidade Limão do Curuá, no Bailique (Macapá/AP) participantes do curso de boas práticas para produção de sementes florestais de espécies oleaginosas nativas das várzeas do estuário do rio Amazonas. A capacitação foi direcionada às mulheres produtoras de óleo de pracaxi da comunidade ribeirinha, através de uma ação integrada ao projeto Kamukaia, liderado pela engenheira agrônoma pesquisadora Ana Claudia Lira, voltado para o estudo da cadeia produtiva do óleo de pracaxi, desde a sua ecologia, manejo, conhecimento tradicional associado a produção de óleo, tecnologias de extração, padrão de qualidade e mercado. “O curso proporcionou um importante diálogo entre o conhecimento tradicional e científico, com troca de informações sobre o processo artesanal e industrial, apresentação de recomendações para o processo de produção com vistas a melhoria e adequações da qualidade final do produto”, explicou Ana Euler.

Projeto é financiado pelo Fundo Amazônia

O projeto ““Fortalecimento da cadeia produtiva de sementes e mudas na Amazônia” (+ Sementes)” faz parte do Projeto Integrado para a Produção e Manejo Sustentável do Bioma Amazônia (PIA), financiado pelo Fundo Amazônia e operacionalizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O PIA busca promover a produção e a disseminação de conhecimentos e tecnologias voltadas para a recuperação, conservação e uso sustentável da Amazônia, por meio de apoio a projetos e ações de pesquisa, desenvolvimento, transferência de tecnologia, intercâmbio de conhecimentos e comunicação rural.

Saiba mais: https://www.embrapa.br/fundo-amazonia



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Embrapa.

Hits: 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.

Pesquisar este blog