Selecione o dia...

terça-feira, 16 de abril de 2019

MINAS NOVAS RECEBE PELA PRIMEIRA VEZ O CURSO DE ESCAVADEIRA HIDRÁULICA DO SISTEMA FAEMG/SENAR MINAS - Textos, Faemg

Fonte: Faemg

Certificação e operação segura da escavadeira hidráulica foram os temas-chave que atraíram 11 tratoristas para o curso do Sistema Faemg/Senar Minas em Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha.  O evento que foi promovido pela primeira vez no município, teve a instrução de Tarleis Urquiza Gomes Afonso.

“Turma mista e empenhada” afirmou Tarleis ao comentar que os tratoristas aproveitaram para tirar dúvidas quanto ao funcionamento da máquina e quanto às normas de segurança. O instrutor comentou que alguns participantes já eram operadores de escavadeira, já outros, aprendizes migrando de outras máquinas.

“Na região existe uma demanda grande de mão de obra qualificada para operar escavadeira hidráulica, o que contribuiu com o resultado positivo do treinamento, que finalizou com 100% de aprovação” avaliou Tarleis.

“A mão de obra qualificada e certificada faz toda diferença. As empresas são fiscalizadas e cobradas conforme porte e funcionalidade na operação das maquinas agrícolas, como é o caso da escavadeira hidráulica” ressaltou o mobilizador, Adelmo Fernandes Costa.

Com uma carga horária de 32 horas/aula, o curso, essencialmente prático, trouxe na teoria a parte estrutural da máquina, cuidados com segurança e atenção às NRs 12 e 31, noções básicas de segurança e informações sobre o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O evento contou com a parceria da Associação de Promoção e Apoio à Produção de Minas Novas – ASCOPI e apoio da Cerâmica Mina Nova onde foram ministradas as aulas práticas e, da Faculdade UAITEC, onde os tratoristas receberam o conteúdo teórico.

Escavadeira Hidráulica

Conhecida também como escavadora e escavador, a escavadeira hidráulica historicamente, encontrada na construção civil brasileira, tem ganhado destaque também na agricultura. No meio rural, a máquina tem sido utilizada na construção de barragens, drenagens, desmatamentos, aterros e desaterros.

“No meio rural, a escavadeira hidráulica, praticamente substituiu o trator de esteiras” ressaltou Tarleis elogiando a versatilidade da máquina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.

Pesquisar este blog