Selecione o dia...

terça-feira, 16 de abril de 2019

VAQUEIROS DE ARICANDUVA RECEBEM APERFEIÇOAMENTO E APRENDEM INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL - Textos, Faemg

Fonte: Faemg

Por meio da parceria entre o Sistema Faemg/Senar Minas e o Sindicato dos Produtores Rurais de Capelinha, o município de Aricanduva recebeu, recentemente, os cursos de Vaqueiro e Inseminação Artificial de Bovinos, ambos ministrados pelo médico veterinário, o instrutor Danilo Dayrell Silva.

Foram 11 pessoas capacitadas nos cursos. “O curso de inseminação foi uma continuidade ao curso de vaqueiro, realizado na semana anterior com os mesmos participantes” explicou Janete Barbosa Lauar, mobilizadora dos cursos.

O curso de Vaqueiro teve em seu conteúdo programático, técnicas de como realizar, de maneira adequada, as atividades relacionadas à produção e qualidade de leite.

Além da prática de mochação de bezerros, contenção, aplicação de medicamentos, tanto pela via oral, cutânea, subcutânea, intramuscular e endovenosa, os participantes receberam noções fundamentais sobre ordenha higiênica, controle de carrapatos, controle reprodutivo e leiteiro dos bovinos.

Já nas aulas sobre inseminação, a turma adquiriu técnicas que visam promover o melhoramento genético do rebanho e a longevidade dos animais.

Segundo Danilo, a turma se mostrou interessada e empenhada. Ele disse acreditar no sucesso pós-cursos e na multiplicação das técnicas por parte dos participantes. “A turma aproveitou ao máximo. Tenho certeza de que vão implantar e utilizar corretamente todas as técnicas repassadas” afirmou o instrutor que também ressaltou a importância dos cursos para o desenvolvimento da pecuária na região.

Entre os participantes estavam os vaqueiros Gilmar Sebastião de Matos e Maciel Paranhos dos Santos que disseram ter buscado aperfeiçoamento como vaqueiros e conhecimento na área de inseminação.

Geraldo Edmar Caldeira, proprietário da Fazenda Santa Quitéria, onde foram realizados os cursos, disponibilizou dois funcionários para os treinamentos. “No início eles disseram que já sabiam tudo de vaqueiro, mas logo que iniciaram o curso, me revelaram que tinham muito a aprender” disse o produtor, que tem pretensão em inserir o processo de inseminação artificial na fazenda.  Segundo Geraldo, a inseminação vai melhorar a genética de seu rebanho e, sobretudo, otimizar os custos. “É mais lucrativo comprar sêmen de bons animais do que adquirir reprodutores caros que nem sempre são melhoráveis”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.

Pesquisar este blog