Selecione o dia...

sábado, 4 de maio de 2019

PINT OF SCIENCE: DA CIÊNCIA BÁSICA ÀS AGRITECHS - Destaques, Textos, Embrapa

Fonte: Embrapa

Está chegando a hora!! Daqui a poucos dias cientistas de várias cidades do mundo vão se encontrar com um público mais descolado, que nem sempre tem acesso às novidades descobertas em laboratórios, campos experimentais, enfermarias, universidades, no espaço sideral e outros ambientes inspiradores. Vem aí o Pint of Science 2019, um festival que leva ciência aos bares brasileiros desde 2015.   

As duas Unidades da Embrapa de São Carlos – Pecuária Sudeste e Instrumentação – vão participar pelo quarto ano seguido.

O tema será “A ciência em campo: na vibe das AgriTechs”, desenvolvido no Onovolab, um centro de inovação inaugurado na cidade em fevereiro de 2018. A ideia é discutir os caminhos percorridos desde a ciência básica nos campos, a transformação dos dados em negócios pelas startups que atuam no agro e sua aplicação pelos usuários. Agende: 20 de maio, segunda-feira, às 19h.

Três cientistas vão expor suas descobertas sobre mudanças que o mundo rural vem encarando: Anielle Coelho Ranulfi, líder de pesquisa na empresa Brasil Agritest; Débora Marcondes Pereira, pesquisadora da Embrapa Instrumentação; e Patrícia Menezes dos Santos, pesquisadora da Embrapa Pecuária Sudeste.

Neste ano o festival acontece em 24 países e o Brasil é o campeão, com 87 municípios. Em São Carlos, além do Onovolab, a programação acontece no La Casa Conveniência e no Mandala. A programação começa segunda, dia 20, e segue até quarta, 22.

São Carlos foi a primeira cidade brasileira a promover o festival. Em 2016, foram sete municípios; em 2017 o festival esteve em 22 cidades e em 2018, foram 56 participantes. Este ano, o Brasil lidera o ranking de municípios participantes; em segundo está a Espanha, com 72.

Nascido em 2012, da iniciativa de dois pesquisadores do Imperial College que realizavam encontros em seus laboratórios sobre doenças neurodegenerativas, o festival logo conquistou os cinco continentes. Os pesquisadores Michael Motskin e Pavreen Paul recebiam pacientes e pessoas interessadas em suas pesquisas e com o sucesso do encontro se perguntaram como seria possível aproximar o cientista das pessoas. Assim começava o Pint of Science, o maior festival de divulgação científica do mundo.

Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Embrapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.

Pesquisar este blog