Fonte: Faemg
“A vida inteira trabalhei em agência de veículos e também na construção civil. Nunca fui inclinado à vida rural”. A frase de Ricardo Pedro Barbosa poderia ser uma espécie de sentença, mas tudo mudou. Ele conta que a família sempre teve uma fazenda, que fica localizada na divisa de Santana dos Montes e Rio Espera, mais precisamente em Piranguita, zona rural de Rio Espera.
Há dois anos e meio, ele e sua esposa, Flaviane Mendes da Silva, resolveram se mudar para a propriedade e, segundo suas palavras, tomaram gosto pela nova vida.
“Foi aí que começamos a pensar: já que estamos morando aqui, precisamos buscar conhecimento”. O casal, então, ficou sabendo do trabalho realizado na região pela parceria entre o Sistema Faemg/Senar Minas e o Sindicato dos Produtores Rurais de Conselheiro Lafaiete. “A Ilma [Bruno da Silva, mobilizadora] falou sobre os cursos. Embarcamos nessa aventura e só temos a agradecer”.
O primeiro curso do casal foi de Vaqueiro. Ele relata que estão dando início aos trabalhos na área de gado leiteiro. “Estamos começando com seis vacas, mas já vislumbro a possibilidade de investir mais, construir a sala de ordenha, trabalhar com gado de raça mais pura. E devo tudo isso, todo esse conhecimento, aos cursos dos quais participamos”, destaca, afirmando que já sabe, por exemplo, aplicar vacina e oferecer medicação aos animais.
“Participamos também do curso sobre alimentação bovina, que nos revelou nossas carências, mas também nossas possibilidades, visto que a fazenda contava com plantação de cana em quase toda a área e o alambique que ainda funciona. No início, passei aperto com o trato do gado, mas já buscamos capim fora e estamos formando uma grande capineira”.
À direita, o casal com a turma do curso de Inseminador, realizado em fevereiro
Com o passar do tempo, Ricardo começou a diversificar, participando do curso de Piscicultura. “São quatro açudes na propriedade. Há pouco tempo, tirei quase 800 quilos de tilápia. Chegamos e não tinha quase nada com relação a atividades. Estamos enxergando muitas possibilidades. Temos gado, peixe, porcos e galinhas. Aliás, o curso de Frango e Galinha Caipira me ensinou muito (água, sistema de iluminação e calor e a influência na genética dos ovos), já que criava à moda antiga da roça”.
O produtor conta que os próximos cursos serão de Recuperação e Proteção de Nascentes e Trabalhador artesanal na pasteurização do leite e na fabricação de laticínios e afins / Básico. “Temos muito a agradecer ao Sistema Faemg/Senar Minas, que nos trouxe tanto conhecimento. Estamos engatinhando, mas já vemos melhorias. Temos a certeza de estarmos no caminho correto”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.