Selecione o dia...

sábado, 27 de abril de 2019

TRILHA PARA ADOÇÃO DA AGRICULTURA DE PRECISÃO SERÁ DEMONSTRADA PELA PRIMEIRA VEZ NA AGRISHOW - Textos, Embrapa

Fonte: Embrapa

Ajudar o produtor rural a entender quais os passos necessários para adotar a chamada Agricultura de Precisão (AP) e poder melhorar a produtividade e a renda. É com esse objetivo que a Embrapa irá mostrar, pela primeira vez na Agrishow, em Ribeirão Preto, a “Trilha para adoção da Agricultura de Precisão”.

Especialistas no tema de Centros de Pesquisa da Embrapa que integram a Rede de Agricultura de Precisão estarão presentes para demonstrar, em quatro estações, como trabalhar com mapas de produtividade, inteligência artificial, clusters para manejo, aplicação diferenciada de sementes, herbicidas e fertilizantes.

Na estação 1, os pesquisadores vão explicar a primeira etapa a ser adotada pelo produtor rural interessado em usar a AP, que tem início com a obtenção dos mapas de produtividade da cultura.

Esta informação é importante para que o produtor avalie a variabilidade especial de sua propriedade e o potencial de retorno econômico.

Entretanto, somente a produtividade não mostra para o produtor quais são as recomendações de manejo para que ele possa aumentar a produtividade em áreas de baixa produção.

 Os mapas de parâmetros da cultura, que incluem mapas de fertilidade do solo, topografia, carbono, condutividade elétrica, fazem parte da 2 estação, enquanto o uso de ferramentas como Big Data, associado à inteligência artificial, mineração  de dados para levantar correlações com a produtividade poderão ser observados na estação 3.

De posse dessas informações é que o produtor rural poderá fazer a intervenção na lavoura, de acordo com as recomendações propostas. Essa etapa será demonstrada na estação 4, onde serão apresentados alguns casos de sucesso obtidos pela Rede de Agricultura de Precisão em culturas de uva, algodão e soja.

“A proposta da trilha é orientar os produtores sobre a forma efetiva do uso da agricultura de precisão. Queremos mostrar a importância da inteligência artificial e mineração de dados para gerar recomendações agronômicas, que realmente levem ao aumento de produtividade, redução de custos e impactos ambientais”, diz Débora Milori, chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Instrumentação, unidade que lidera a Rede AP.

A Agricultura de Precisão também é tema de uma palestra do pesquisador e coordenador do portfólio Agricultura Irrigada da Embrapa, Luiz Henrique Bassoi, na sexta-feira, às 9h45, na Arena do Conhecimento.

A palestra “Viticultura de Precisão” abordará como a variabilidade espacial do solo e da planta pode ser caracterizada em um vinhedo, e  como esse conhecimento pode ser utilizado pelo técnico e viticultor para auxiliá-los na tomada de decisão quanto ao manejo diferenciado de algumas práticas agrícolas. “Serão apresentados resultados referentes a videira de mesa e videira de vinho”, adianta o pesquisador.

Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Embrapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.

Pesquisar este blog