Fonte: Embrapa
A Embrapa Gado de Leite divulgou o resultado da sétima prova de pré-seleção de touros para o Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando. Dos 150 animais que se candidataram à pré-seleção, 25 se classificaram para participar do teste de progênie.
Este ano, a avalição genômica se tornou requisito para a entrada dos touros na pré-seleção, juntamente com outras características avaliadas nas seleções anteriores. “Isso torna a escolha dos animais mais precisa e refinada, impactando num salto de qualidade genética nas próximas edições do teste de progênie, além de reduzir o tempo e o custo do processo”, diz o pesquisador Marcos Vinícius G.
B. da Silva.
Outras informações sobre o trabalho do pré-teste podem ser conferidas no Youtube, em vídeo com o pesquisador: https://www.youtube.com/watch?v=XBwwNiLKP1E
Parceria – Em 2013, a Girolando, a Embrapa e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) estabeleceram parceria com o objetivo de selecionar os melhores reprodutores antes de serem incluídos no teste de progênie. “Essa foi uma decisão importante, porque impediu que touros que não produziam sêmen de qualidade fossem incorporados ao programa, evitando atrasos e redução do número de touros testados”, diz o chefe geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo Martins.
Atualmente, fazem parte da parceria a Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-Jaboticabal), responsável pela avaliação de temperamento, e a Universidade Federal de Viçosa, que assumiu a avaliação das características reprodutivas.
Para saber quais são os 25 touros classificados, acesse o documento no link: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1108855
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.