Fonte: Faemg
“A experiência foi fabulosa. É gratificante poder contribuir com a natureza e ver a resposta dela de forma tão imediata”. Essa frase é de Wallace Salomão Soares, que participou do curso de nascentes do Sistema Faemg/Senar Minas, promovido na Fazenda Indiana e Aldeia, na cidade de Palmópolis, Vale do Jequitinhonha.
Segundo Wallace, o manancial estava em situação precária, com volume de água bem reduzido, com bastante vegetal em seu interior e com pequena vegetação em seu entorno, mas, logo no início ao curso, o cenário foi modificando.
“Com as técnicas de recuperação e proteção de nascentes aplicadas, foi possível observar nitidamente, o aumento do volume de água a brotar no interior da nascente” ressaltou o participante.
O treinamento teve uma carga horária de 24 horas/aulas. A coordenação do conteúdo programático, trabalhado durante o curso, ficou por conta da instrutora Gracielle Brito Sales, que ensinou teoricamente, sobre definição de nascentes, ciclo da água e legislação ambiental.
Já nas aulas práticas, os participantes realizam a limpeza da nascente e do seu entorno, a construção do solo de cimento onde são instalados canos para a passagem controlada da água entre outras técnicas de recuperação e proteção de nascentes.
Além do curso na fazenda Indiana e Aldeia, o Sistema Faemg/Senar Minas, promoveu o curso de nascentes na Fazenda Roseira, também no município de Palmópolis, certificando 20 pessoas no total.
Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Faemg.
Hits: 0
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.