Selecione o dia...

quinta-feira, 11 de abril de 2019

CAFEICULTORES PARTICIPAM DE DEBATE COM A FAEMG EM CAPELINHA - Textos, Faemg

Texto produzido por Faemg

Capelinha, no Vale do Jequitinhonha, recebeu na última terça-feira (9) o Circuito de Encontros Regionais de Cafeicultura, promovido pelo Sistema Faemg e CNA como uma ação para o desenvolvimento de uma política mais adequada para a cafeicultura, dada as particularidades regionais da cultura. O evento contou com o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais do município e atraiu dezenas de produtores e representantes de cooperativas, associações e de órgãos públicos. Foram mais de duas horas de conversa.

O presidente da Comissão Nacional de Café da CNA, e da Comissão Estadual, da Faemg, Breno Mesquita, conduziu o debate.

“Eu não vim até aqui para falar, vim para ouvir vocês”, disse, explicando que o objetivo do evento é levantar demandas e reivindicações da cafeicultura regional para, ao final, produzir um documento oficial que retrate, de forma justa e autêntica, as várias nuances da produção existentes no estado e como o Sistema Faemg e a CNA podem atuar para melhorar o setor como um todo.

Renegociação de dívidas, questões cartoriais, trabalhistas e fundiárias e, permanência de assistência técnica fixa na região foram reivindicações prioritárias dos produtores em Capelinha. Outros temas levantados pelos participantes foram a desburocratização das outorgas, atualização e inclusão dos municípios do ZARC para acesso ao crédito, avaliação de uma revisão da aplicação e redirecionamento dos recursos do Funcafé e criação de uma política agrícola de longo prazo, e não somente Plano Safra.

Para o produtor Antônio Claudio Santos Gandra, a reunião, além de relevante, era necessária. “Vivemos uma época difícil, principalmente com as leis ambientais que regem o uso da água. Regularizar uma represa, hoje em dia, é um processo burocrático e caro”, ressaltou o produtor, ao apontar a falta das outorgas como o maior gargalo para a agricultura da região. “É um alento receber a Faemg em nossa região para ouvir nossas demandas e reivindicações”, disse o produtor Sérgio Meirelles Filho.

O anfitrião Murilo Barbosa Horta, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Capelinha, elogiou o encontro e ressaltou a necessidade de mecanismos governamentais menos burocráticos e mais simplificados.

Junto ao vice-presidente da Faemg, Breno Mesquita, estiveram presentes no encontro o gerente regional do Senar Minas em Araçuaí, Luiz Rodolfo Antunes Quaresma, e a analista de agronegócios da Faemg e coordenadora do Programa Café+Forte, Ana Carolina Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.

Pesquisar este blog