Fonte: Embrapa
Nesta terça-feira (07), as unidades da Embrapa em São Carlos recebem um grupo de professores de escolas municipais do interior paulista que participam do Programa Educacional “Agronegócio na Escola”, da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), de Ribeirão Preto.
Durante a visita, 33 educadores vão conhecer as tecnologias desenvolvidas pelos centros de pesquisa. Na Embrapa Instrumentação, na parte da manhã, o grupo vai participar de duas palestras. O pesquisador Marcos David Ferreira vai abordar o desperdício de alimentos, enquanto o físico Odílio Assis vai discutir o papel da nanotecnologia no agronegócio.
Os professores visitarão os laboratórios de Óptica e Fotônica, onde a doutora em Ciências Anielle Ranulfi vai apresentar pesquisas com a aplicação da técnica na área de citros, solos e grãos.
Já o pesquisador Luiz Alberto Colnago vai traçar um panorama sobre o uso da ressonância magnética nuclear (RMN) na agricultura. Entre as aplicações destacam-se a análise do teor de óleo em grãos, em segundos e sem destruir a amostra.
No laboratório de Agroenergia, a analista Silviane Hubinger vai apresentar as iniciativas para impulsionar a geração de etanol de segunda geração. A química Alice Raabe é a responsável por abordar o processamento de materiais no Laboratório Nacional de Nanotecnologia para o Agronegócio (LNNA).
Na Embrapa Pecuária Sudeste, o foco será conectividade. O pesquisador Alberto Bernardi vai repassar informações sobre pecuária de precisão e seus benefícios. No campo, os professores vão ver de perto essas tecnologias relacionadas à geração e transmissão de dados no campo e que contribuem para melhorar a eficiência da agropecuária com foco no bem-estar animal e na redução de impactos ambientais.
O pesquisador Alexandre Rossetto vai apresentar os dispositivos eletrônicos de monitoramento animal utilizados no Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e como essas ferramentas digitais podem auxiliar na tomada de decisões e gestão da propriedade, melhorando a produtividade e rentabilidade na fazenda.
Os visitantes são de 12 escolas municipais de sete municípios da região: Porto Ferreira, Sales Oliveira, Dobrada, Taquaral, Cravinhos, Descalvado e Santa Cruz das Palmeiras.
Agro na sala de aula
O Programa Educacional “Agronegócio na Escola” trabalha temas relativos ao Agronegócio com educadores, coordenadores e alunos das duas últimas séries do ensino fundamental. O principal objetivo é levar conceitos fundamentais do agronegócio à sala de aula, possibilitando a conexão entre a teoria e a prática.
A capacitação ocorre por meio de palestras e visitas a instituições de pesquisa e ensino, indústrias, fazendas e empresas da região. Após essa fase, os professores desenvolvem o tema de forma interdisciplinar com os alunos durante o ano letivo.
Desde 2013, a Abag traz grupos de professores às unidades da Embrapa em São Carlos. Desde 2001 o Programa “Agronegócio na Escola” chegou a 106 municipios, capacitou 3.289 professores e beneficiou 238.030 alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.